BYD Song Pro
Luiz Forelli Santana/iG
BYD Song Pro

A BYD divulgou nesta quinta-feira (18) os números de consumo do recém-lançado Song Pro , homologado pelo Inmetro (PBEV).  Porém, os dados disponíveis são apenas do modo elétrico; as informações sobre o modo híbrido ainda não foram divulgadas. Como os números são semelhantes aos do  sedã King, que possui um conjunto mecânico parecido, podemos ter uma ideia do que esperar também no modo híbrido.

O PBEV informou que o BYD Song Pro , na versão de entrada GL , recebeu a categoria A, ou seja, conseguiu o selo de mais eficiente. No modo elétrico, ele alcança 40,6 km/l na cidade e 32 km/l na estrada. A configuração topo de linha, GS, ainda não foi apresentada. 

Comparando com o King , também em sua versão de entrada GL, que possui motorização e potência semelhantes, ele fez 43,3 km/l na cidade e 32,7 km/l na estrada no modo elétrico.

BYD Song Pro 2025 Divulgação/BYD
BYD Song Pro 2025 Divulgação/BYD
BYD Song Pro 2025 Divulgação/BYD
BYD Song Pro 2025 Divulgação/BYD
BYD Song Pro 2025 Divulgação/BYD
BYD Song Pro 2025 Divulgação/BYD

No modo híbrido , onde o motor a combustão trabalha junto com o elétrico, o King GL registrou 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada. Com base nesses números, podemos ter base que o Song Pro terá números semelhantes no modo híbrido. Lembrando que esses veículos só aceitam gasolina.

Apesar do Song Pro priorizar o modo elétrico, isso não significa que ele não consumirá combustível em algumas ocasiões. Na maioria das situações, especialmente quando a bateria estiver carregada, o veículo tende a utilizar o motor elétrico. No entanto, dependendo das circunstâncias, como na estrada ou em situações que exigem mais potência, o sistema pode ativar o motor a combustão automaticamente, por ser mais eficiente nesses momentos. 

Assim, o motor a combustão pode entrar em ação para oferecer a potência necessária, enquanto o modo elétrico continua sendo a preferência quando possível.

Por conta disso, não é capaz de comparar os números do BYD Song Pro com o seu rival Toyota Corolla Cross Hybrid , visto que o SUV japonês não tem capacidade de rodar no modo somente elétrico. 

Motor 1.5 aspirado do BYD Song Pro
Divulgação/BYD
Motor 1.5 aspirado do BYD Song Pro

O SUV da montadora chinesa vem em duas versões: a de entrada GL, com preço de R$ 189.800, e a topo de linha GS, por R$ 199.800. Esses valores são promocionais para as primeiras 3.000 unidades do SUV, e os preços regulares ainda não foram divulgados pela fabricante.

Ambas as versões possuem motorização híbrida, combinando um motor 1.5 aspirado de 98 cv e 12,4 kgfm com um motor elétrico de 197 cv e 30,5 kgfm de torque. A potência varia conforme a versão: a GL, por exemplo, possui 223 cv, enquanto a GS chega a 235 cv. 

Já as baterias também diferem, com 12,9 kWh para a GL, garantindo 71 km de alcance, e 18,3 kWh para a GS, que oferece até 110 km, segundo a BYD . A autonomia total, de acordo com a marca, para a versão topo de linha é de 1.100 km.

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