O Basalt será o próximo lançamento da Citroën no Brasil. Repetindo a estratégia dos seus irmãos de plataforma - C3 e C3 Aircross -, a novidade deve ser lançada inicialmente na Índia e só depois chegar ao mercado brasileiro. Por lá, o modelo teve detalhes divulgados em uma peça publicitária da marca francesa; confira o que conseguimos descobrir:
A expectativa é que o Basalt seja mais sofisticado que o C3 e Aircross , criticados justamente pelo acabamento bem simples. Segundo o teaser, o Basalt irá trazer como principal novidade um sistema de ar-condicionado digital e até mesmo um apoio de braço no banco traseiro, itens inéditos na família C3.
No mais, o Basalt deve herdar muito dos modelos mais acessíveis. As saídas centrais de ar-condicionado aparentam ser as mesmas. A diferença está no padrão de cores, que traz a parte de baixo do painel em um tom claro e a parte superior em preto. No C3 , a parte superior é em azul e no Aircross em verde, sempre com a parte inferior preta.
A principal novidade do Basalt será a carroceria cupê , com o modelo sendo uma espécie de “Fastback da Citroën”. O caimento de teto, e provavelmente o visual final do modelo, foram revelados em março, quando a marca divulgou o conceito Basalt Vision .
Debaixo do capô, o Basalt deve repetir a estratégia do Aircross e ser oferecido somente com motor 1.0 turbo (T200) de 130/125 cv no etanol/gasolina e 20,4 kgfm de torque independente do combustível. É provável que no futuro, o modelo seja o primeiro Citroën a oferecer uma tecnologia híbrida, mas isso deve demorar alguns anos ainda.
Qual a faixa de preços? Quando chega?
Com o Citroën C4 Cactus custando entre R$ 125.990 e R$ 141.990, é provável que o Basalt chegue ocupando essa faixa de preços.
Ainda é cedo para especular uma data para o lançamento do Basalt, mas considerando que o lançamento do C3 aconteceu em agosto de 2022; do C3 Aircross em novembro de 2023; é possível que a novidade seja apresentada no fim deste ano.
Entretanto, a Stellantis ainda terá o lançamento dos Peugeot 2008 e 208 , bem como especula-se que os primeiros modelos Bio-Hybrid ainda este ano, portanto, o calendário pode ficar apertado para a chegada do Basalt.