Ao passar do tempo, a Citroën se aproxima do lançamento de seu mais novo modelo no Brasil, o Basalt , um SUV cupê que promete rivalizar diretamente com o Fiat Fastback e o Volkswagen Nivus . O modelo visa oferecer um valor acessível para a categoria e, nesta semana, a montadora francesa revelou mais algumas imagens do Basalt , que também estreará em outros mercados da América Latina e na Índia.
Com a nova plataforma modular CMP do grupo Stellantis , que já equipa os modelos C3, C3 Aircross e Peugeot 208 , e será utilizada no novo 2008 , o Citroën Basalt terá estreia global marcada para o dia 2 de agosto. No mercado brasileiro, a previsão de lançamento é entre setembro e outubro, após a estreia no mercado indiano.
Nas imagens divulgadas na Índia, é possível ver o veículo em seu estado final, que possivelmente será bem semelhante ao que veremos por aqui. Em relação ao conceito Basalt Vision , apresentado em março, algumas mudanças notáveis diferenciam-se deste projeto final.
Visualmente, o Basalt adota a mesma linguagem do C3 e C3 Aircross, porém, o para-choque dianteiro possui detalhes distintos. O Basalt apresenta linhas mais retas, enquanto o Aircross tem um design mais fluido. Os para-lamas são alargados como no Aircross, e os arcos das rodas têm pintura em preto brilhante, assim como os detalhes nos para-choques, saias e ao redor dos vidros. Na versão de produção, esses elementos brilhantes devem ser substituídos por apliques plásticos para reduzir custos.
Na traseira, o Basalt se destaca pelo caimento de teto típico dos cupês, visando atrair o público que valoriza design e praticidade, seguindo exemplos do Nivus e Fastback. A tampa do porta-malas tem um desenho que lembra um aerofólio, com estamparia mais retilínea. As lanternas são inéditas, apresentando um desenho lateral que complementa as linhas da carroceria e um design mais compacto que as do C3 e Aircross.
Imagens vazadas e teasers da Citroën revelam alguns equipamentos interessantes, como o painel de instrumentos digital de 7 polegadas, herdado do Aircross , e o inédito ar-condicionado digital, ausente até agora nos novos modelos da marca.
Outros equipamentos conhecidos, como a central multimídia de 10,2 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, piloto automático e faróis automáticos, também estarão presentes. É esperado ainda o apoio de braço central com baú, item ausente nos atuais modelos da marca com a nova identidade visual.
O projeto do Citroën Basalt faz parte do C-Cubed, que desenvolve veículos para países emergentes com a colaboração do Brasil e Índia. Foi dessa forma que a nova geração do C3 foi criada.
A motorização deve ser a já conhecida da Stellantis, o motor 1.0 T200 (turbo) que gera 125/130 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm de torque, mesma força motriz do Aircross, equipada com transmissão CVT de sete marchas simuladas. Na Índia, além das versões a combustão, o Basalt deve contar com uma variante elétrica, assim como o C3 e C3 Aircross.