Quando lembramos de jipões japoneses, é impossível não pensar no Toyota Land Cruiser até a década de 80, e que ficou conhecido no Brasil como Bandeirante até 2001. Com mais de 10 milhões de unidades vendidas globalmente até 2023, a marca pode reviver um ícone do passado com o toque da modernidade como um SUV. Neste caso, ele seria posicionado entre o SW4 e o Corolla Cross , chamado Land Cruiser FJ.
De acordo com informações do Motor1.com , a produção do Land Cruiser FJ começará em novembro na Tailândia, com vendas iniciando logo em seguida. A Toyota tem o objetivo de roubar os consumidores do Suzuki Jimny , um modelo que atualmente domina sozinho sua categoria, frequentemente com longas filas de espera. Para alcançar isso, a Toyota deverá usar a plataforma iMV da Hilux Champ , uma versão simplificada da Hilux vendida em outros mercados.
Em termos de motorização, é esperado que o novo modelo utilize o motor 2.8 turbodiesel de 204 cv, já presente na Hilux e na Prado, além de opções híbridas e elétricas. A motorização 2.7 a gasolina de 166 cv da Hilux Champ também está sendo considerada, segundo fontes do site.
Em 2023, a Toyota apresentou o conceito Compact Cruiser EV , que pode servir de base para este novo projeto. As expectativas de dimensões para o Land Cruiser FJ são de aproximadamente 4,5 metros de comprimento e 2,75 metros de distância entre eixos.
No Brasil, a viabilidade do lançamento depende dos custos de produção e importação. Atualmente, o mercado de jipes é bastante a nichado, com o Suzuki Jimny vendendo menos de 1.000 unidades anuais desde seu lançamento por aqui.
No entanto, ainda existe um público. Hoje, o concorrente mais próximo do Jimny é o Jeep Renegade , especialmente após a saída da Troller do Brasil em 2021, quando a Ford encerrou suas operações no país.