A chegada dos BYD King e Song Pro prometem balançar o mercado de carros híbridos no Brasil. O sedã chinês tem um alvo muito claro, o carro híbrido mais vendido do país, que é o Toyota Corolla . Além disso, o Song Pro chega como alternativa ao Corolla Cross híbrido e quer rivalizar com T-Cross e Jeep Renegade , mas como ele se compara com os demais híbridos do mercado? Confira abaixo:
1 - Kia Stonic - MHEV - R$ 129.990
O híbrido mais em conta do Brasil é o Kia
Stonic
. A tecnologia semi-híbrida
substitui o alternador e motor de partida por um motor elétrico compacto, que consegue ainda adicionar um pouco de potência no motor a combustão. O Stonic
entrega 120 cv de potência e 20,4 kgfm de torque e é abastecido somente com gasolina. Vale ressaltar que esse conjunto elétrico não consegue mover as rodas do veículo. Segundo o Inmetro
, o consumo é de 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
2 - Chery Arizzo 6 PRO Hybrid - R$ 139.990
Quem prefere um sedã grande tem no Arrizo Pro Hybrid a opção mais acessível. Com a motorização turboflex de 160 cv de potência e torque máximo de 25,5 kgfm, esse conjunto une o motor a gasolina com um gerador elétrico de 48 Volts, que não consegue mover as rodas do veículo independente. Segundo o Inmetro, as médias são de 12,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina.
3 - Chery Tiggo 5X PRO Hybird - R$ 146.990
Compartilhando o mesmo conceito de semi-híbrido do Kia Stonic , o Chery Tiggo 5X já traz essa opção na carroceria de SUV compacto. Segundo a Caoa-Chery são 160/157 cv de potência no etanol/gasolina e torque de 25,5 kgfm. De acordo com o Inmetro, o consumo é de 11,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.
4 - Chery Tiggo 7 Pro Hybrid - R$ 169.990
O Tiggo 7 apresenta o mesmo propulsor do “irmão menor”. Apesar de maior e cerca de 52 kg mais pesado, a queda nos dados de consumo não é tão grande. Na apuração do Inmetro, o Tiggo 7 registra 11,6 km/l na cidade e 11,4 km/l em circuito rodoviário.
5 - BYD King PHEV - R$ 175.800
A principal novidade do mercado, o King já oferece tecnologia Plug-in, ou seja, pode ser abastecido na tomada ou em carregadores rápidos. A versão GL, a de entrada, oferece 209 cv de potência máxima combinada e torque combinado de 13,7 kgfm. Ao contrário dos carros anteriores que trazem motor turbo, o King traz um propulsor aspirado, e o motor elétrico consegue mover as rodas de forma independente.
O consumo segundo o Inmetro é de 16,3 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada, além de conseguir rodar 32 km em modo exclusivamente elétrico na versão de entrada.
6 - BYD Song Pro - R$ 189.800
Chegando para enfrentar o Toyota Corolla Cross e outros SUVs na faixa dos R$ 180 mil, o Song Pro aparece como opção híbrida plug-in e mais acessível que o rival japonês. Segundo o Inmetro, o modelo consegue percorrer 14,8 km com um litro de gasolina na cidade, enquanto na estrada os números são de 13,2 km/l, existindo ainda a possibilidade de percorrer 71 km em modo exclusivamente elétrico na versão de entrada GL.
Na versão GS, a topo de linha e que oferece uma bateria maior, o consumo passa a ser de 15,2 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, enquanto o modo exclusivamente elétrico tem autonomia de 110 km.
7 - Toyota Corolla HEV - R$ 190.120
O primeiro híbrido flex do Brasil traz 122 cv de potência combinada e 16,6 kgfm de torque máximo, mais que o novo rival chinês na versão de entrada. Segundo o Inmetro, o consumo com gasolina na cidade é de 18,5 km/l, enquanto em ciclo rodoviário é de 15,7 km/l. Ao contrário do King , o Corolla utiliza o motor a combustão para gerar energia e recarregar o pacote de baterias.