Uma nova preocupação está cercando os motoristas chineses
. Recentemente, lentes de celulares estão testemunhando um inchaço na carroceria
, proveniente do extremo calor
que faz atualmente em algumas regiões do país. O fenômeno ganhou o apelido de carros grávidos
.
O fato ocorre nos veículos cobertos por películas. As imagens nas redes sociais são estranhas e se destacam pelas protuberâncias, semelhantes a balões que nascem nas carrocerias dos carros cobertos com películas de proteção de pintura.
Segundo relatos, esse fenômeno é atribuído às temperaturas recordes que o país vive atualmente.
Qual pode ser a causa da gravidez além do calor
A mídia chinesa relata que o aumento acentuado das temperaturas causou a deformação e a deterioração das películas protetoras, resultando no aparecimento dessas protuberâncias anormais nas carrocerias dos carros.
Os usuários da Internet apelidaram esses carros danificados de “ carros grávidos ” devido ao formato do desenho.
Por outro lado, alguns apontaram a possibilidade de películas de proteção falsas no mercado chinês, uma vez que os carros que utilizavam películas de proteção genuínas não foram afetados por este problema.
Segundo um especialista do mercado de pintura, películas de PVC, Policloreto de Vinila, do inglês Polyvinyl Chloride, de baixa qualidade podem ter aditivos e componentes inflamáveis. Esses materiais são mais suscetíveis a pegar fogo, especialmente em condições extremas de calor.
Logo, em temperaturas extremamente altas, especialmente durante o verão, o risco pode aumentar, elevando o risco de incêndio.
Outra suposição é que alguns produtos químicos utilizados para a limpeza das películas podem reagir com o PVC e aumentar a inflamabilidade.
Vale lembrar que o PVC é conhecido por sua durabilidade, resistência à umidade, e baixo custo, mas pode ter aditivos para melhorar certas propriedades, como flexibilidade ou resistência ao calor intenso, o que pode influenciar seu comportamento em diferentes condições climáticas ou até mesmo em funcionamento.