A Fiat começou a produção de seus primeiros carros híbridos flex na fábrica da Stellantis em Betim, Minas Gerais. Os SUVs Pulse e Fastback serão os primeiros modelos da marca a contar com o sistema híbrido leve (MHEV) de 12 volts, oferecido nas versões Audace e Impetus . A estreia nas lojas está prevista para o último trimestre de 2024, com os protótipos já em fase de testes finais .
Tecnologia híbrida e motorização
O sistema híbrido leve da Stellantis será combinado com o motor 1.0 Turbo Flex de 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, que já equipa os SUVs. Não haverá alterações nos números de desempenho ou no câmbio automático CVT, que simula sete marchas.
O sistema MHEV substitui o alternador e o motor de partida convencionais, fornecendo energia elétrica para gperar torque adicional e carregar a bateria de 12 volts. Esse sistema é projetado para melhorar a eficiência energética dos veículos, o que ajuda a reduzir o consumo de combustível, especialmente em situações urbanas, onde o uso do motor elétrico é mais frequente.
Esse sistema também tem a função de garantir que os novos SUVs atendam às exigências do Programa Proconve L8, programa nacional que visa a redução de poluentes emitidos por veículos. A fase L8 traz novos desafios para a indústria automobilística ao exigir reduções significativas de gases poluentes.
Design e visual diferenciado
Embora não tenham mudanças significativas no design, os modelos híbridos de Pulse e Fastback terão um emblema exclusivo para identificar o sistema elétrico. Um facelift na grade frontal e rodas redesenhadas também estarão presentes, mantendo o mesmo pacote de equipamentos da versão Impetus . As pequenas mudanças visuais ajudam a diferenciar as versões híbridas dos modelos convencionais, oferecendo uma opção visualmente distinta para os consumidores.
Lançamento e posicionamento de mercado
Os novos híbridos da Fiat estão previstos para chegar ao mercado no fim de 2024 ou início de 2025 , posicionando-se entre as versões mais básicas e os esportivos da linha Abarth. Esses modelos fazem parte do plano de investimento de R$ 30 bilhões da Fiat , anunciado em março, que busca ampliar sua oferta de veículos eletrificados no Brasil. A Stellantis ainda considera lançar uma versão micro-híbrida do Jeep Compass até o final de 2024, o que pode torná-lo o primeiro híbrido flex da montadora no país, antes mesmo dos SUVs da Fiat.