Radar Doppler
Divulgação/Velsis
Radar Doppler


Nos últimos meses, os motoristas de São Paulo têm percebido uma redução no número de multas , mas essa queda não se deve a uma direção mais prudente . O motivo principal está relacionado à modernização de grande parte dos radares instalados na cidade. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de 87% dos 877 radares passaram por atualizações tecnológicas , com previsão de que todos os equipamentos sejam substituídos até o fim do ano .

Substituição dos Radares

Durante o processo de modernização, muitos radares foram desligados temporariamente, o que resultou na diminuição das multas registradas . Essa interrupção é, contudo, temporária. Nos próximos meses, espera-se um aumento significativo no número de penalidades aplicadas, à medida que os novos radares voltam a operar com mais precisão e abrangência.

A modernização dos aparelhos faz parte de um contrato bilionário, envolvendo a instalação de 661 novos radares. Esse processo gerou críticas, principalmente de opositores que acusam a prefeitura de fomentar a “ indústria da multa ”. Em resposta, o prefeito Ricardo Nunes (MDB), em busca da reeleição, assinou um decreto em abril, limitando a instalação de novos aparelhos à comprovação técnica de sua necessidade.

Tecnologias Avançadas nos Novos Radares

Os novos radares instalados em São Paulo trazem melhorias significativas em comparação aos modelos antigos. A modernização não inclui novas funcionalidades de monitoramento, mas aproveita tecnologias de ponta para garantir uma fiscalização mais eficiente e precisa. Esses novos dispositivos seguem a Portaria Inmetro 158/2022, que exige padrões rigorosos de precisão e compatibilidade.

Radar
Divulgação
Radar


Entre as inovações, os novos radares utilizam sensores de superfície, radares Doppler e sistemas ópticos avançados, que permitem a medição da velocidade com alta precisão. Esses aparelhos funcionam de forma automática, registrando infrações com fotografias detalhadas e informações criptografadas, como data, hora, velocidade medida e velocidade permitida no local.

Multas e Infrações Mais Comuns

Além de registrar infrações tradicionais, como excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho , os novos radares possuem a capacidade de capturar outras infrações de trânsito, como o desrespeito ao rodízio de veículos e o uso de celular ao volante .

Com a retomada completa do funcionamento dos novos aparelhos, espera-se um aumento no número de multas nos próximos meses. Em 2023, foram aplicadas 8 milhões de multas em São Paulo, uma queda em relação aos 9,6 milhões de 2022. Até o momento, em 2024, apenas 2,2 milhões de infrações foram registradas, mas esse número deve crescer rapidamente com a conclusão da modernização.

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