A Fiat está se preparando para lançar seus primeiros carros híbridos leves no Brasil. O lançamento dos modelos Pulse e Fastback híbridos está previsto para novembro de 2024, conforme informações obtidas por Autoesporte.
Os dois SUVs contarão com o motor T200 1.0 turbo flex, que será associado a um sistema de 12 Volts, conhecido como BSG. Essa tecnologia foi apresentada pela Stellantis em 2023 e é a mais simples do projeto Bio-Hybrid.
O motor T200 flex é um GSE T3 1.0 turbo de três cilindros, que possui 12 válvulas e injeção direta. Este motor é capaz de gerar até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque a 2.600 rpm. Os modelos também terão câmbio automático do tipo CVT, que simula sete marchas.
Disponibilidade e versões
As primeiras unidades do Pulse e do Fastback híbridos leves devem ser disponibilizadas no mercado em novembro. De acordo com o portal Autos Segredos, esses modelos serão comercializados nas versões Audace e Impetus.
Esses lançamentos marcam o início da estratégia de eletrificação da Fiat no Brasil. A marca, que já é a mais vendida no país, pretende oferecer pelo menos uma versão híbrida leve flex em todos os seus veículos até 2028.
Tecnologia Bio-Hybrid
O sistema Bio-Hybrid leve que será adotado pela Fiat inclui um motor elétrico de 4 cv, que substitui o alternador e o motor de partida. Este motor se conecta ao virabrequim e a uma bateria de íons de lítio, localizada sob o banco do condutor, por meio de uma correia.
Esse sistema não permite que o veículo opere somente no modo elétrico, mas ajuda a reduzir as emissões de poluentes. A tecnologia também facilita o funcionamento do motor a combustão, mantendo o carro em movimento a velocidades de cruzeiro.
O motor elétrico desempenha um papel importante ao aquecer o catalisador sem a necessidade do motor a combustão. Além disso, ele ajuda a manter o veículo operando em "modo velejar" ou "coasting", desacoplando o motor do câmbio durante a condução.
Futuras inovações
Além do Pulse e do Fastback, a Fiat já está planejando lançar novos modelos híbridos para eletrificar toda sua gama de produtos no Brasil. O próximo lançamento será o projeto F1H, que sucederá os modelos Mobi e Argo em 2026.
Embora ainda não tenha um nome oficial, há especulações de que o novo modelo possa ser chamado de Grande Panda ou Uno. Posteriormente, a Fiat também lançará a versão híbrida leve da Strada, que foi o carro mais vendido em setembro deste ano.
Os modelos Mobi e Argo, juntamente com o Cronos, não receberão a tecnologia híbrida, pois devem ser descontinuados antes que essa mudança ocorra. Além dos lançamentos da Fiat, o motor T200 Bio-Hybrid de 12 Volts também estará disponível em modelos de outras marcas da Stellantis, como Citroën, Peugeot e Jeep.
O único veículo da Fiat que terá a tecnologia híbrida T270 Bio-Hybrid e-DCT de 48V será a picape Toro. Este modelo contará com um motor elétrico de 30 cv, capaz de tracionar as rodas por curtos períodos a até 30 km/h. Este mesmo sistema será utilizado nos Jeep Compass e Commander, que também são híbridos flex.