Um estudo recente da University of Central Florida revelou que, embora os carros autônomos sejam considerados mais seguros do que os dirigidos por humanos, eles apresentam limitações em três circunstâncias específicas. A pesquisa foi conduzida pelos pesquisadores Mohamed Abdel-Aty e Shengxuan Ding .
Cidades ao redor do mundo estão adotando cada vez mais carros autônomos. Exemplos incluem Shenzhen e Wuhan na China, Estocolmo na Suécia, e Hwaseong na Coreia do Sul. Nos Estados Unidos, a Waymo, anteriormente conhecida como projeto de carro autônomo do Google, está operando serviços comerciais de robotáxis em Los Angeles e São Francisco, com planos de expansão para Austin, Texas.
Os carros autônomos oferecem benefícios como maior independência para idosos, oportunidades de investimento e criação de novos empregosO estudo da University of Central Florida destacou que esses veículos são geralmente mais seguros do que os dirigidos por humanos.
Resultados da pesquisa
Os pesquisadores analisaram dados de acidentes de trânsito na Califórnia e do National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), abrangendo o período de 2016 a 2022. Foram examinados 2.100 relatos envolvendo veículos autônomos e 35.133 veículos dirigidos por humanos. A análise utilizou um método estatístico para comparar acidentes em condições semelhantes, incluindo estrada, clima e horário do dia.
Os resultados indicaram que, proporcionalmente, os veículos autônomos estiveram envolvidos em menos acidentes em comparação aos dirigidos por humanos. Em geral, os carros autônomos demonstraram melhor segurança na maioria dos cenários, especialmente em colisões traseiras ou laterais.
Circunstâncias de maior risco para carros autônomos
Apesar de serem geralmente mais seguros, os veículos autônomos não se destacaram em três situações específicas. O primeiro cenário de risco elevado é ao operar durante o amanhecer e o anoitecer. Nesses momentos, os carros autônomos apresentaram um risco de colisão cinco vezes maior em comparação aos dirigidos por humanos.
Outro cenário de risco é ao realizar curvas. A pesquisa afirma que os carros autônomos têm uma taxa de acidentes duas vezes maior do que os veículos dirigidos por humanos durante manobras de curva.
Os pesquisadores destacaram que os resultados podem não ser totalmente confiáveis devido ao número limitado de dados de acidentes envolvendo veículos autônomos. Missy Cummings, da George Mason University, alertou sobre possíveis relatórios tendenciosos por parte das empresas de carros autônomos e considerou o estudo da University of Central Florida como um passo inicial na medição da segurança desses veículos.