
O mercado automotivo americano registrou um rápido aumento nas vendas durante o mês de março, com crescimento superior a 10% em relação ao período anterior. Este impulso nas vendas ocorre às vésperas da implementação de uma tarifa de 25% sobre carros importados, medida anunciada pelo presidente Donald Trump.
Diversas marcas relataram crescimento expressivo em suas vendas. A Ford Motor Co. registrou um aumento de 19% no volume de vendas no varejo, enquanto a Hyundai e a Kia apresentaram crescimentos de 15% e 25%, respectivamente. A Honda também se destacou, com um aumento de 13% nas vendas.
Corrida contra as tarifas
Randy Parker, CEO da Hyundai América do Norte, afirmou que a marca testemunhou um dos fins de semana de vendas mais fortes dos últimos anos, com consumidores "correndo" para "vencer as tarifas" que poderão afetar seus modelos importados.
Outras marcas como Toyota, Volkswagen e Mazda também reportaram crescimento nas vendas. A Mazda, em particular, registrou seu 11º mês consecutivo de aumento na demanda. A única exceção notável foi a Volvo, que teve uma queda de 8,2% nas vendas devido à menor procura por seus modelos elétricos.
A implementação das novas tarifas pode ter consequências significativas para o mercado automotivo americano. Existe a possibilidade de que carros mais baratos sejam eliminados do mercado e ocorra um aumento geral de preços em todos os segmentos, fatores que parecem ter motivado os consumidores a antecipar suas compras.