Ferrari de câmbio manual
Divulgação/RM Sotheby's
Ferrari de câmbio manual

Ferrari está considerando o retorno da  transmissão manual em seus veículos, conforme revelou Gianmaria Fulgenzi, diretor de desenvolvimento de produtos da marca, em entrevista à revista australiana Carsales. A mudança representaria uma reviravolta na estratégia da fabricante italiana, que abandonou completamente esse tipo de  câmbio há mais de uma década.

O retorno do câmbio manual, no entanto, não aconteceria nos modelos de produção regular da Ferrari. A tecnologia seria implementada apenas nos carros da série ultra-limitada Icona, que representa o ápice da exclusividade da marca e homenageia modelos históricos com interpretações modernas.

Ferrari Monza SP2
DIVULGAÇÃO/FERRARI
Ferrari Monza SP2

A fabricante italiana eliminou a opção de transmissão manual de seu portfólio em 2012, priorizando o desempenho absoluto que os câmbios automatizados proporcionam. Desde então, os clientes da marca não tiveram mais a experiência de trocar marchas manualmente em um carro novo do Cavallino Rampante.

Limites de desempenho e experiência de condução

"Estamos atingindo o limite de desempenho em nossos carros", afirmou Fulgenzi à publicação australiana, reconhecendo que os veículos modernos estão ultrapassando não apenas seus próprios limites, mas também os de seus condutores.

Os carros esportivos atuais impõem desafios físicos aos motoristas. "Para um motorista normal, você precisa se sustentar fisicamente para esse tipo de aceleração, e em termos de músculos e ossos no pescoço, não é fácil por longos períodos", explicou o executivo.

A intensidade das forças G geradas pelos superesportivos modernos exigiria um preparo físico semelhante ao dos pilotos de Fórmula 1. "Não acho que todos os nossos clientes queiram ter que treinar todas as manhãs apenas para dirigir nossos carros", ponderou Fulgenzi, justificando a reconsideração do câmbio manual.

Desafios técnicos e demanda dos clientes

A implementação da transmissão manual nos potentes motores Ferrari atuais exigiria alguns ajustes. Segundo Fulgenzi, a empresa precisaria limitar artificialmente a potência do motor, caso contrário, os clientes necessitariam de "uma perna muito grande" para operar a embreagem extremamente pesada.

Clientes da marca já estão solicitando o retorno da icônica transmissão manual com portão (gated manual), característica marcante dos Ferraris clássicos. Entre os entusiastas está Lewis Hamilton, novo piloto da escuderia, que expressou interesse em uma versão moderna do F40, idealmente rebatizada como F44, em referência ao seu número de corrida.

Reprodução/Youtube @Normal Guy Supercar
"Gated manual" da Ferrari

O mais recente modelo da série Icona, o Ferrari Daytona SP3, foi lançado em 2023, o que sugere que o próximo da linhagem não deve demorar muito a chegar. Existe a possibilidade de que este futuro lançamento já incorpore a transmissão manual, atendendo aos pedidos dos puristas e oferecendo uma experiência de condução mais envolvente.

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