
Um relatório apontou que 568 automóveis, avaliados em mais de R$ 28 milhões, desaparecerem sistematicamente do pátio de reboques da cidade de St. Louis, nos Estados Unidos.
Além disso, foi observada uma inconsistência financeira de mais de R$ 450 mil entre registros internos e dados do sistema regional de justiça.
As conclusões publicadas em uma auditoria municipal foram encaminhadas pelo controle interno da cidade a investigadores federais, com indícios de irregularidades que podem configurar crimes.
A investigação cobre o período de 1º de julho de 2022 a 30 de setembro de 2024.
Outros detalhes do relatório
Além do desaparecimento dos veículos, a auditoria constatou falhas graves na documentação de autuações. Cerca de 33% das multas relacionadas a reboques estavam ausentes, preenchidas de forma incompleta ou com valores divergentes.
Também foram identificadas falhas no cruzamento de dados entre o REJIS (Serviços Regionais de Informação da Justiça) e o sistema contábil da prefeitura, que resultaram em ausência de registro para dezenas de milhares de dólares em transações.
De acordo com o site americano Fox 2, Donna Barringer, controladora recém-empossada da cidade, atribuiu os problemas à negligência no cumprimento de protocolos básicos.
As autoridades federais ainda não divulgaram prazo para conclusão das apurações.