
O incêndio a bordo do cargueiro Morning Midas, que transportava cerca de 3 mil veículos, entre eles 800 elétricos, permanece ativo no Oceano Pacífico oito dias após o início das chamas.
A embarcação segue à deriva aproximadamente 220 milhas, quase 350 km, ao sul da ilha de Adak, no Alasca.
A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou que o rebocador Gretchen Dunlap, transportando uma equipe especializad, chegou ao local na tarde da última segunda-feira para realizar uma avaliação completa da situação.
Outras duas embarcações de apoio devem se juntar à operação nas próximas semanas.
Entenda o caso
Desde a madrugada de 3 de junho (UTC), quando a fumaça foi detectada em um dos conveses que transportava veículos elétricos, a tripulação do Morning Midas tentou conter o fogo utilizando os sistemas de supressão a bordo.

Sem sucesso, os 22 tripulantes foram resgatados com apoio da Guarda Costeira e transferidos em segurança para os porta-contêineres que navegavam nas proximidades. Não há registro de feridos.
Construído em 2006 pelo estaleiro Xiamen Shipbuilding, o Morning Midas é um navio do tipo PCTC (Pure Car and Truck Carrier), com capacidade para 5 mil carrps.
A embarcação partiu de Yantai, na China, com destino ao porto de Lázaro Cárdenas, no México.
De acordo com a Guarda Costeira, um avião Super Hércules HC-130J da Estação Aérea de Kodiak sobrevoou o cargueiro no domingo e não identificou sinais de poluição na água.
As análises de deriva e as condições meteorológicas estão sendo monitoradas em tempo real.

Às 7h de segunda-feira, o Morning Midas seguia lentamente para o nordeste, a uma velocidade estimada de 2,9 km/h. Os ventos na região alcançavam até pouco mais de 90 km/h, com ondas de cerca de 1,8 metro, segundo boletim meteorológico emitido pela Guarda Costeira.
"Estamos trabalhando em estreita colaboração com a Zodiac Maritime para garantir um plano seguro e eficaz para lidar com o incêndio e mitigar quaisquer potenciais impactos ao meio ambiente", diz a Contra-Almirante Megan Dean, comandante do Décimo Sétimo Distrito da Guarda Costeira.
A Zodiac Maritime, operadora do navio, declarou que suas prioridades são “a segurança da tripulação e a proteção do meio ambiente marinho”, e agradeceu às embarcações que prestaram auxílio no resgate.
Incidentes ganham força

Ainda não há confirmação oficial sobre a origem do incêndio. Autoridades marítimas e especialistas apontam que o transporte de veículos elétricos apresenta desafios específicos, sobretudo devido ao risco de fuga térmica em baterias de íons de lítio — fenômeno que pode gerar temperaturas extremas e liberar gases inflamáveis.
O incidente amplia a preocupação crescente no setor de logística marítima.
Em maio, o cargueiro Delphine, da operadora CLdN, também foi alvo de um incêndio no porto de Zeebrugge, na Bélgica, danificando dezenas de veículos.
Entidades como a Allianz Commercial alertam para a necessidade de aprimoramento dos sistemas de detecção, contenção de incêndios e desenvolvimento de procedimentos específicos para o transporte marítimo de veículos elétricos.
As investigações sobre o caso do Morning Midas seguem em andamento.