Ford Ka: todas as gerações do compacto que virou best-seller

O Portal iG Carros apresenta “Geração sobre rodas”, série que revela como os modelos mais icônicos do Brasil evoluíram ao longo dos anos

Ford Ka
Foto: Roberto Assunção
Ford Ka

Lançado no Brasil em 1997, o Ford Ka nasceu como um subcompacto de 3 portas com design ousado, atravessou três gerações, ganhou versões hatch de 5 portas e sedã, se tornou um dos carros mais vendidos do país em diversos anos e se despediu do mercado nacional em 2021, após o encerramento da produção local.

Em quase 25 anos de história por aqui, o Ka acompanhou mudanças de gosto do público, leis de segurança e estratégias globais da marca: começou minimalista e urbano, cresceu em espaço e equipamentos, e terminou como projeto mundial.

Nesta reportagem, o  Portal iG Carros apresenta mais um capítulo da série  “Geração sobre rodas”,  que revisita a trajetória dos modelos mais icônicos da indústria automotiva, da primeira à última geração.

1ª geração (1997–2007) | O “New Edge” que virou referência urbana

A primeira versão do Ford Ka trazia um visual inovador e teve relativo sucesso entre os carros compactos, especialmente na Europa
Foto: Divulgação
A primeira versão do Ford Ka trazia um visual inovador e teve relativo sucesso entre os carros compactos, especialmente na Europa

O Ka estreou com a linguagem de design New Edge, linhas arredondadas e proposta claramente citadina.

Sempre de 3 portas, privilegiava manobrabilidade e baixo custo de uso. O interior era simples, com bom aproveitamento de espaço para o tamanho do carro, mas porta‑malas reduzido.

Ao longo do ciclo, ofereceu motores pequenos voltados a economia, com evoluções de potência e consumo.

Houve séries e pacotes que adicionavam itens visuais e um acerto um pouco mais firme de suspensão nas versões “esportivadas”.

Entre as atualizações, reestilizações de meia‑vida modernizaram para‑choques, faróis e acabamento.

Em termos de segurança, em linha com o segmento da época, itens como airbag e ABS eram raros ou opcionais apenas no fim do ciclo.

No quesito concorrência, brigava com urbanos enxutos ( Celta, Uno Mille e, em parte, Gol de entrada), se destacando pelo visual diferente e direção ágil na cidade.

2ª geração (2008–2013) | Projeto brasileiro, foco no custo‑benefício

Foto: Divulgação
Ford Ka

Totalmente redesenhado para a realidade do Mercosul, o Ka ganhou carroceria mais encorpada, acabamento simplificado e custos de produção e manutenção contidos. Seguiu de 3 portas, mas ficou mais espaçoso e prático.

A linha de motores era focada em economia, com opção mais forte para quem precisava de agilidade urbana/rodoviária.

Além das versões básicas, apareceram variações com apelo “aventureiro” e “Sport” (visual, rodas e acertos) para manter o produto atraente sem encarecer demais.

Airbags e ABS ainda não eram padrão – a obrigatoriedade nacional só chegaria em 2014.

O posicionamento agressivo de preço manteve o Ka competitivo entre os populares, mesmo sem oferecer 5 portas.

3ª geração (2014/2015–2021) | Global, 5 portas, sedã e mais tecnologia

Foto: Divulgação
Ford Ka

O Ka virou projeto global. Chegou o hatch de 5 portas (lançado comercialmente em 2014, linha 2015) e, na sequência, o Ka Sedan – ampliando o alcance junto a famílias e frotas.

O modelo contava com nova base, direção mais leve e eficiente, e motores de 3 cilindros com foco em consumo; acima, opções mais fortes para uso rodoviário.

Em termos de equipamentos, a linha evoluiu com direção elétrica, conectividade SYNC, ar digital em versões superiores e, a partir das reestilizações, disponibilidade de controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa em pacotes/versões.

Já em 2018, a linha recebeu a versão Freestyle. A variação com suspensão elevada, apliques e calibragem própria surfou a onda “aventureira light”.

Ainda entre 2018 e 2019, as versões mais básicas ganharam frente e traseira redesenhadas, melhorias de acabamento e reforços de segurança.

Em vários anos, o Ka figurou entre os líderes do mercado, competindo diretamente com Onix, HB20 e Gol.

O modelo tinha tanta fama que foi exportado. Em alguns países, foi vendido como Ka+ (Europa) e Figo (Índia).

A saída da produção de veículos da Ford no Brasil encerrou a fabricação local; o Ka deixou o catálogo nacional no mesmo ano.

Legado

O Ford Ka democratizou a mobilidade urbana no fim dos anos 1990, sustentou a presença da marca no segmento de entrada durante mais de duas décadas e, na fase final, ampliou a proposta com hatch 5 portas, sedã e pacote tecnológico mais completo.

Mesmo após o fim da produção, segue forte no mercado de seminovos, lembrado pelo baixo custo de uso e pela evolução que acompanhou as exigências do consumidor brasileiro.