Citroën Basalt Dark Edition
Divulgação/Citroën
Citroën Basalt Dark Edition

A Citroën revelou nesta terça-feira (19) que o Basalt, SUV-cupê lançado recentemente no Brasil, receberá uma versão especial chamada Dark Edition e chegará às concessionárias em breve. A série surge como uma alternativa do modelo com acabamento diferenciado e produção limitada.

De acordo com a montadora francesa, a edição especial terá como destaque a identidade visual exclusiva, marcada por detalhes escurecidos na carroceria e no interior. A proposta é oferecer um pacote estético distinto em relação às versões já disponíveis. Vale destacar que eventuais alterações mecânicas não foram informadas. 

O Basalt Dark Edition é parte da estratégia da Citroën em fortalecer a sua presença no segmento de SUVs no Brasil. O modelo utiliza a mesma base do C3 Aircross, mas adota o design de linhas mais esportivas e um perfil cupê. Com essa edição limitada, a fabricante francesa busca atrair, sobretudo, consumidores que procuram personalização de fábrica.

A Citroën ainda não informou a data de lançamento da Dark Edition. Além disso, o anúncio da fabricante se estendeu à sua divulgação do retorno da sigla esportiva XTR ao C3 e Aircross, ocorrida ainda na segunda-feira (18). Da mesma forma, os valores das novas linhas não foram compartilhados. 

Visual diferenciado

Lateral do Citroën Basalt Dark Edition. Foto: Divulgação/Citroën
Bancos do Citroën Basalt Dark Edition. Foto: Divulgação/Citroën
Interior do Citroën Basalt Dark Edition. Foto: Divulgação/Citroën


O principal destaque do Basalt Dark Edition está em sua aparência externa. O SUV contará com elementos em preto brilhante, rodas com acabamento exclusivo e possíveis logotipos escurecidos, compondo o pacote estético que dá nome à versão. A escolha da francesa segue uma tendência já vista em outras fabricantes, que investem em séries especiais com foco visual.

Já o seu interior também deve receber alterações pontuais. Materiais de revestimento, costuras e detalhes no painel poderão adotar a mesma proposta de sofisticação escurecida. Por mais que a Citroën não tenha divulgado imagens completas da cabine, o trailer publicado reforça a identidade voltada ao acabamento refinado.

A linha Basalt, em sua configuração atual, é equipada com motor 1.0 turbo flex de três cilindros, que entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O câmbio automático do tipo CVT simula sete marchas e distribui a potência para as rodas dianteiras. Cabe mencionar que, até o momento, a edição Dark não sofrerá alterações mecânicas. 

Outro ponto de destaque é que o SUV-cupê se posiciona como um dos modelos estratégicos da Citroën no Brasil. O Basalt é fabricado em Porto Real (RJ) e busca ampliar o alcance da marca no segmento de utilitários esportivos. Os seus principais rivais são o Fiat Fastback e Volkswagen Nivus.


Estratégia da marca

Citroën
Divulgação/Citroën
Citroën


A Citroën tem investido em versões diferenciadas dos seus modelos para aumentar a competitividade no mercado brasileiro. A chegada da Dark Edition ao Basalt repete uma fórmula utilizada por outras fabricantes, que recorrem a edições especiais para manter a atratividade dos modelos até que as suas novas gerações ou reestilizações sejam lançadas.

Além disso, a produção nacional também é um fator estratégico para a montadora francesa. O Basalt, desenvolvido sobre a plataforma CMP, compartilha componentes com outros veículos da Stellantis, como o Peugeot 208 e o próprio C3 Aircross. Essa decisão amplia a flexibilidade nas fabricações e também possibilita ajustes rápidos para atender às demandas das edições limitadas, como a Dark.

Apesar do foco ser o design, a Citroën reforça que o Basalt mantém o mesmo conjunto de equipamentos já oferecido nas versões convencionais. Ou seja, os itens presentes serão a central multimídia de 10 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controles de estabilidade e tração, além de até seis airbags, dependendo da configuração.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!