Volkswagen Tera 2025
Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Tera 2025

O Volkswagen Tera, SUV de entrada da marca, terá IPVA de até R$ 5.676 em 2026 nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde estão as maiores alíquotas, conforme levantamento feito pelo Portal iG Carros.

A alíquota varia conforme a versão, acompanhando a diferença de preço e motorização de cada modelo. Outra variante importante é o percentual sobre o valor vendal em cada estado, que está entre 2% e 4%.

O veículo, produzido em Taubaté (SP), foi o carro de passeio mais vendido do Brasil em outubro de 2025, somando mais de 27 mil unidades comercializadas no ano.

Com isso, milhares de proprietários já se preparam para o imposto do próximo exercício, em 2026.

O Tera 1.0 MPI, versão de entrada equipada com motor aspirado de 84 cv e câmbio manual de cinco marchas, custa cerca de R$ 105.900 mil e terá IPVA estimado entre R$ 2.118 R$ R$ 4.236.

Já o Tera 1.0 TSi, com motor turbo e 116 cv, tem imposto médio entre R$ 2.378 e R$ 4.756.

Nas versões mais equipadas, o valor sobe: o Tera Comfort 1.0 TSi pagará entre R$ 2.078 e R$ 5.156, enquanto o topo de linha Tera High 1.0 TSi alcança entre  R$ 2.338 e R$ 5.676.

O que explica a diferença

A variação entre as versões ocorre principalmente por causa da motorização turbo, do nível de equipamentos e do valor de mercado de cada configuração.

Modelos com maior potência e tecnologia embarcada possuem custo de produção e reposição mais altos, o que impacta diretamente no cálculo do imposto, que em São Paulo é de 4% sobre o valor de venda.

O Tera usa a plataforma MQB-A0, a mesma de Polo e Nivus,  mas se destaca pelo bom espaço interno e baixo consumo, com versões automáticas ou manuais.

A carroceria de 4,15 metros de comprimento e o porta-malas de 350 litros o posicionam entre os hatches e os SUVs compactos.

A versão básica traz de série seis airbags, frenagem automática de emergência, painel digital de 8", multimídia VW Play de 10", controle de estabilidade e tração e faróis em LED.

Já o topo de linha High inclui bancos com revestimento premium, ar-condicionado digital, painel de 10,25", câmera de ré e carregador por indução.

Valores altos?

Embora o valor do IPVA do Tera seja superior ao de hatches compactos como o Chevrolet Onix (média de R$ 3 mil), ele continua abaixo do cobrado por SUVs médios, que tem alíquotas que podem superar R$ 6 mil por ano.

De qualquer forma, o veículo tem diversos pontos positivos que fazem  dele uma boa opção, e foi isso que levou esses milhares de compradores a escolherem o Tera. 

Vale lembrar queo levantamento utiliza como base diferentes estados, como o de São Paulo, que tem a maior alíquota do país juntos ao Rio de Janeiro e Minas Gerais, com 4% sobre o valor do carro. 

Em estados como Santa Catarina, Acre, Tocantins e Espirito Santo, o valor sai por 2% no valor venal. Isso significa que chega a metade dos preços apresentados acima.

Entenda mais sobre as alíquotas:  IPVA: veja quais estados cobram as menores e maiores alíquotas.

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