Renault Twingo E-Tech 2026
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Renault Twingo E-Tech 2026

A Renault revelou nesta quinta-feira (06) o Twingo E-Tech Electric, releitura totalmente elétrica do famoso compacto dos anos 1990.

O modelo chega ao mercado europeu no início de 2026 e será produzido em Novo Mesto, na Eslovênia, com preço estimado abaixo de € 20 mil (R$ 117 mil na cotação atual), valor que o coloca entre os elétricos mais acessíveis do continente.

Com autonomia de até 263 km no ciclo WLTP e motor de 60 kW (82 cv), o novo Twingo foi pensado para o uso urbano.

A Renault destaca o baixo custo de operação e o pacote de tecnologia inédito no segmento, que inclui o sistema multimídia OpenR Link, com integração nativa ao Google e comandos de voz.

Design e dimensões

O Twingo E-Tech retoma o espírito original do modelo, mas com um visual contemporâneo e linhas compactas.

De acordo com a Renault, o carro mantém proporções ideais para o uso urbano e traz cinco portas, além de soluções de espaço pouco comuns entre os subcompactos.

Bancos do Renault Twingo E-Tech
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Bancos do Renault Twingo E-Tech

Os bancos traseiros correm sobre trilhos independentes, e o assento do passageiro dianteiro pode ser totalmente rebatido, o que amplia a versatilidade interna.

A carroceria foi projetada com foco na leveza e na eficiência aerodinâmica, combinando o estilo lúdico do primeiro Twingo com soluções modernas de iluminação e acabamento.

Interior e desempenho

O modelo adota o sistema OpenR Link, o mesmo usado em veículos de categorias superiores, com plataforma Google integrada e comandos por voz.

Interior do Renault Twingo E-Tech
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Interior do Renault Twingo E-Tech

A marca destaca também novos assistentes de condução e funções típicas de segmentos mais caros, além da operação em “One Pedal”, que permite controlar aceleração e desaceleração apenas pelo pedal do acelerador.

Segundo a Renault, o objetivo é facilitar a transição para a mobilidade elétrica, oferecendo tecnologia intuitiva e acessível.

O motor elétrico de 60 kW (82 cv) e bateria LFP (fosfato de ferro e lítio) garantem uma condução silenciosa e suave, priorizando o uso urbano.

Renault Twingo E-Tech durante carregamento
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Renault Twingo E-Tech durante carregamento

A marca não divulgou dados de aceleração, mas afirma que o conjunto é suficiente para “dirigir com agilidade no tráfego das grandes cidades”.

O uso de bateria de tamanho ideal, segundo a fabricante, equilibra custo, peso e autonomia.

O alcance estimado é de até 263 km no padrão WLTP, com emissões zero e recarga compatível com carregadores domésticos e públicos.

Mercado e posicionamento

O retorno do Twingo ocorre num momento em que o segmento A (subcompactos) encolheu na Europa, representando menos de 5% das vendas, mas ainda com forte demanda por carros pequenos e baratos.

Traseira do Renault Twingo E-Tech
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Traseira do Renault Twingo E-Tech

A Renault aposta que o novo Twingo pode preencher o vácuo deixado por rivais que abandonaram o nicho devido aos custos de eletrificação.

Segundo o CEO da marca, Fabrice Cambolive, o projeto combina produção europeia, descarbonização e valor ao cliente:

“Para enfrentar o desafio de oferecer um carro elétrico compacto por menos de 20.000 euros sem comprometer a produção europeia, o nosso caminho para a descarbonização ou o valor para o cliente, regressámos ao 'espírito Twingo', o espírito que colocava a vida quotidiana, a ludicidade e a engenhosidade no centro do design”, afirmou.

Expectativas

Com o Twingo E-Tech, a Renault pretende construir uma presença na base do mercado elétrico europeu, complementando modelos como o Megane E-Tech e o R5 E-Tech.

O compacto elétrico será um dos pilares da estratégia de eletrificação da marca até 2030 e deve servir como porta de entrada para novos consumidores de veículos elétricos.

Se cumprir a promessa de custar menos de € 20 mil, o modelo poderá redefinir o padrão de carros urbanos elétricos na Europa.

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