Fiat Mio
Divulgação/Stellantis
Fiat Mio

Já ouviu falar do Fiat Mio? Se você consome os bastidores do setor automotivo pode já ter ouvido falar, mas caso esteja por dentro apenas dos lançamentos, talvez não o conheça.

O carro, na verdade, é um conceito apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo em 2010, e era algo que ninguém esperava. Ao invés de revelar mais um conceito de design, a Fiat trouxe para o Mio uma construção pensada junto com o público. Literalmente.

Durante meses, mais de 17 mil pessoas, de 160 países, enviaram sugestões e ideias em uma plataforma criada pela marca. Ali se discutia de tudo: desenho, tecnologia, conforto, impacto ambiental, o papel do carro nas cidades do futuro.

Fiat Mio
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Fiat Mio

O projeto foi desenvolvido no Fiat Stile Center, em Betim (MG), e reuniu engenheiros, designers e especialistas em inovação.

Mas a base veio da rua, da comunidade online (o que era de difícil acesso até então por conta da internet limitada) que acompanhava cada etapa. Era uma experiência inédita para a indústria automobilística no Brasil e rara até no mundo.

A proposta era simples e ousada

A Fiat queria entender como as pessoas imaginavam o automóvel do futuro. Para isso, abriu o processo criativo.  Qualquer usuário podia comentar, sugerir mudanças e acompanhar as discussões em tempo real.

Design do volante do Fiat Mio
Divulgação/Stellantis
Design do volante do Fiat Mio

A plataforma usava licença Creative Commons, o que significava que todo o conteúdo poderia ser compartilhado livremente. Era um conceito de "transparência" que contrariava a lógica mais fechada das montadoras da época.

No final, quase 12 mil ideias foram analisadas. Dali surgiu um carro leve e limpo, com carroceria de fibra de carbono, quatro motores elétricos independentes e interior voltado à sustentabilidade e ao conforto.

“(Foi) um marco na história da Fiat e da indústria automotiva”, lembrou Peter Fassbender, atual vice-presidente de Design da Stellantis na América do Sul.

"O projeto antecipou discussões sobre design, conectividade, sustentabilidade e novas formas de mobilidade”

Quando o futuro chegou mais cedo

Algumas ideias do projeto pareciam ficção científica em 2010. A integração entre carro e smartphone, por exemplo, era um desejo dos participantes, algo que só se tornou realidade anos depois, com Android Auto e Apple CarPlay.

Interior do Fiat Mio
Divulgação/Stellantis
Interior do Fiat Mio

Eles também pediam telas sensíveis ao toque, comandos digitais e até monitoramento remoto. Hoje, praticamente toda a linha Fiat oferece versões desses recursos.

O desenho do Mio, com faróis em LED e linhas geométricas, também influenciou o estilo da marca.

Elementos de sua identidade visual apareceram depois em carros como a Fiat Toro, lançada em 2016, que trouxe a mesma assinatura luminosa marcada pela frente em duas partes.

Traseira do Fiat Mio
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Traseira do Fiat Mio

O Fiat Mio nunca foi fabricado em série. Ainda assim, deixou um rastro importante. Serviu como campo de testes para materiais recicláveis, soluções elétricas e novas arquiteturas modulares.

Mais do que um automóvel, foi uma mudança cultural: a ideia de que ouvir o consumidor pode ser parte da inovação, e não apenas uma etapa de marketing.

Porta-malas do Fiat Mio
Divulgação/Stellantis
Porta-malas do Fiat Mio

Hoje, o modelo está preservado no acervo histórico da marca e é lembrado como um dos primeiros experimentos de coautoria no setor automotivo mundial.

Quinze anos depois, segue atual, não pelas rodas ou pela potência, mas pela visão de que o futuro nasce do diálogo com o próprio consumidor.

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