Volkswagen Tera passa por testes da Latin NCAP
Divulgação/Latin NCAP
Volkswagen Tera passa por testes da Latin NCAP

O Latin NCAP vai atualizar seu protocolo de testes a partir de 2026 e promete avaliações mais rígidas para os veículos vendidos na América Latina. As mudanças reforçam a meta de elevar o nível de segurança oferecido por fabricantes na região.

O novo regulamento valerá de 1º de janeiro de 2026 até dezembro de 2029.

Exigência maior em todos os testes

O programa mantém as quatro áreas de avaliação: proteção de ocupante adulto, infantil, pedestres e usuários vulneráveis, além de assistências à segurança;  mas eleva significativamente o rigor para a conquista das estrelas.

Na proteção do adulto, os impactos lateral e l ateral de poste passam a ser mais severos, com velocidades maiores e barreiras mais pesadas. Também entra em cena um novo dummy, com maior fidelidade biomecânica, e a análise do banco traseiro ganha peso com a inclusão de testes de chicote cervical e novos critérios para cintos e sistemas de retenção.


Veículos com centro de gravidade elevado também passam a ter avaliação exploratória de resistência do teto em capotagens, uma exclusividade do Latin NCAP entre os protocolos NCAP pelo mundo.

Mudanças para crianças e novos dummies

A proteção de ocupantes infantis passa a incluir um "dummy de 10 anos" nos testes frontal e lateral, substituindo o de 18 meses nesses cenários. A ideia é ampliar o alcance dos ensaios e incentivar fabricantes a reforçar a proteção traseira tanto para crianças quanto para adultos.

A falta de ancoragens ISOFIX e i-Size, ou a impossibilidade de desligar o airbag dianteiro, passa a comprometer de forma severa a pontuação. Sistemas de detecção de crianças, que evitam esquecimentos no interior do veículo, passam a valer pontos extras.

Foco maior em pedestres e usuários vulneráveis

O Latin NCAP quer reduzir riscos também fora do habitáculo. Por isso, a proteção de pedestres e ciclistas passa a exigir melhor desempenho estrutural e sistemas mais robustos de frenagem autônoma de emergência (AEB). Agora, o programa inclui cenários mais difíceis, como detecção noturna e reconhecimento de ciclistas.

Assistentes mais avançados e novas penalizações

Os sistemas de assistência à condução também entram no pacote de mudanças. O famoso “teste do alce” terá velocidade mais alta e falhas passam a ser penalizadas. Tecnologias como monitoramento do motorista, aviso avançado do cinto e conector para bafômetro prometem render pontos extras.

Por outro lado, veículos que não oferecerem limitador de velocidade ou sistemas de informação de velocidade máxima (como o ISA) não terão condições matemáticas de alcançar a pontuação máxima.

Estrelas mais difíceis de alcançar

Como já acontece hoje, o desempenho mais fraco em qualquer uma das quatro áreas determinará a nota final. O Latin NCAP reforça que resultados antigos seguem válidos, mas sempre associados ao ano e ao protocolo vigente na época.

A entidade também destaca que fabricantes foram informadas sobre a mudança desde 2021 e já trabalham com os novos parâmetros.

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