Estande da KIA no Salão do Automóvel de 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da KIA no Salão do Automóvel de 2025

Na Avant Première do Salão do Automóvel 2025, realizada na noite anterior à abertura oficial ao público, já deu para “medir a temperatura” do interesse dos visitantes para os próximos dias.

Algumas marcas apostaram alto, com lançamentos exclusivos para o evento. Teve fabricante que renovou todo o portfólio e colheu o resultado no estande. Outras não inovaram, e isso apareceu na reação do público.

Uma coisa, porém, ficou clara: a rejeição aos produtos de origem chinesa diminui a cada ano. Pelo contrário, a curiosidade cresce.

Tendências em alta

A Honda acertou ao anunciar a chegada do cupê-esportivo Prelude ao Brasil  e apresentá-lo no Salão. Mesmo com o recém-lançado SUV WR-V  ao lado, o público ignorou a razão e correu para conhecer a novidade. Chegar perto para tirar fotos não foi tarefa fácil.

Salão do Automóvel 2025 - Honda Prelude fez sucesso entre o público
Pedro H. Lopes/Portal iG
Salão do Automóvel 2025 - Honda Prelude fez sucesso entre o público


A KIA também apostou alto e levou seis modelos completamente novos e dois facelifts, formando o estande com o maior número de novidades do evento. Entre as reestilizações, Sportage e Stonic atraíram olhares, mas perderam espaço para os inéditos Sorento, a picape Tasman,  que dividiu opiniões pelo visual incomum, o K4 nas versões sedã e hatch, além dos elétricos Niro, EV3, EV5 e PV5.

Estande da KIA no Salão do Automóvel
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da KIA no Salão do Automóvel








A CAOA parece ter acertado ao anunciar a chegada da Changan ao Brasil sob seu guarda-chuva. Os elétricos Avatr 11 e 012, junto dos demais modelos da marca, roubaram a cena. Com visual futurista, foram alvo constante de fotos. O sucesso agora depende da estratégia de preços.

Avatr 012 no Salão do Automóvel
Pedro H. Lopes/Portal iG
Avatr 012 no Salão do Automóvel


Na Renault, os SUVs Boreal e o anunciado Koleos atraíram grande movimento. Muita gente entrou nos carros, fez fotos e se animou com a picape conceito Niagara. Por enquanto, é conceito, mas chega em 2027.

Estande da Renault no Salão do Automóvel 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da Renault no Salão do Automóvel 2025


Jeep, Leapmotor, RAM e Fiat tiveram estandes cheios, talvez pelos motivos errados.

Na Jeep, o Avenger (estrela do Salão) foi colocado em posição elevada, dentro de uma queda-d’água, sem acesso direto. Já o Convoy virou alvo de comentários entusiasmados.

Jeep Avenger no estande da marca no Salão do Automóvel 2025
Fernando Naccari/Portal iG
Jeep Avenger no estande da marca no Salão do Automóvel 2025


Na Leapmotor, o design dos SUVs chamou atenção, mas o destaque foi o mockup que explica o sistema “ultra-híbrido”.

Estande da Leapmotor no Salão do Automóvel 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da Leapmotor no Salão do Automóvel 2025


Na RAM, a Dakota despertou curiosidade, porém acabou ofuscada pela 3500 Dually, logo ao lado.

RAM 3500 Dually no Salão do Automóvel 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
RAM 3500 Dually no Salão do Automóvel 2025


Na Fiat, muitos esperavam o Grande Panda (ou futuro Novo Uno), mas quem formou filas foi o Pulse Abarth da série especial “Stranger Things”. O visitante podia entrar no carro, que balançava, e ver um Demogorgon“perseguindo” pelo retrovisor.

Estande da Fiat no Salão do Automóvel 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da Fiat no Salão do Automóvel 2025


Enquanto isso, o interessante 600E ganhou comentários como “parece um Pokémon” e “parece ter cílios”, e o conceito Dolce Camper mostrou o caminho do futuro da marca.

Na MG, apesar da variedade de modelos expostos, o conversível Cyberster monopolizou as atenções. Afinal, quem deixaria de fotografar um roadster com portas tesoura?

Estande da MG Motor no Salão do Automóvel 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da MG Motor no Salão do Automóvel 2025


Para os apaixonados por carros antigos, dois estandes viraram parada obrigatória. No CARDE Museu, clássicos nacionais e importados, como a icônica Ferrari F40, atraíram olhares. Também foi possível ver de perto modelos como Hofstetter, STV Uirapuru, VW SP2, Gol GTI, Kombi Turismo, Dodge Charger RT 71 e Jaguar XJ220.

Estande do CARDE Museu no Salão do Automóvel 2025 com Ferrari F40 em destaque
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande do CARDE Museu no Salão do Automóvel 2025 com Ferrari F40 em destaque


No Dream Car, a fila cresceu rápido para admirar Bugatti EB110, Plymouth Roadrunner, Dodge Daytona, o Batmóvel de 1989 e até o DeLorean de “De Volta para o Futuro”.

Salão do Automóvel - DeLorean de
Pedro H. Lopes/Portal iG
Salão do Automóvel - DeLorean de "De Volta para o Fururo" do Dream Car Museu


Com menor destaque, ficaram Toyota, com o GR Yaris, BYD, com o Sealion 7, e a Geely, com o EX2 e o híbrido EX5 EM-i. Ainda assim, todos tiveram boa adesão.

Toyota GR Yaris no Salão do Automóvel
Pedro H. Lopes/Portal iG
Toyota GR Yaris no Salão do Automóvel


A Lecar estava mais cheia do que se imaginava. Os mockups atraíram curiosos, mas quem passava rápido pelo pavilhão podia nem notar o estande, escondido nos fundos e pouco iluminado. A marca “economizou” no visual.

Estande da Lecar no Salão do Automóvel 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da Lecar no Salão do Automóvel 2025


Em baixa

A CAOA Chery, apesar do facelift do Tiggo 5x e do lançamento do Tiggo 9, teve movimento moderado na Avant Première.

Estande da CAOA Chery no Salão do Automóvel 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da CAOA Chery no Salão do Automóvel 2025


Na Citroën, o C5 Aircross rendeu comentários do tipo “que carro lindo”, mas não lotou o espaço, embora deva receber mais fluxo durante o evento, especialmente por causa do Ami Point.

Ami Point no Salão do Automóvel
Pedro H. Lopes/Portal iG
Ami Point no Salão do Automóvel


Na Peugeot, o conceito Inception chamou atenção de longe, mas o 3008 GT atraiu menos público do que o esperado. Já o 208 GTI, posicionado no fundo, recebeu mais olhares.

Estande da Peugeot no Salão do Automóvel 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da Peugeot no Salão do Automóvel 2025


A Mitsubishi, sem lançamentos, acabou ofuscada pelas concorrentes.

Estande da Mitsubishi no Salão do Automóvel de 2025
Pedro H. Lopes/Portal iG
Estande da Mitsubishi no Salão do Automóvel de 2025


    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes