
Na Avant Première do Salão do Automóvel 2025, realizada na noite anterior à abertura oficial ao público, já deu para “medir a temperatura” do interesse dos visitantes para os próximos dias.
Algumas marcas apostaram alto, com lançamentos exclusivos para o evento. Teve fabricante que renovou todo o portfólio e colheu o resultado no estande. Outras não inovaram, e isso apareceu na reação do público.
Uma coisa, porém, ficou clara: a rejeição aos produtos de origem chinesa diminui a cada ano. Pelo contrário, a curiosidade cresce.
Tendências em alta
A Honda acertou ao anunciar a chegada do cupê-esportivo Prelude ao Brasil e apresentá-lo no Salão. Mesmo com o recém-lançado SUV WR-V ao lado, o público ignorou a razão e correu para conhecer a novidade. Chegar perto para tirar fotos não foi tarefa fácil.

A KIA também apostou alto e levou seis modelos completamente novos e dois facelifts, formando o estande com o maior número de novidades do evento. Entre as reestilizações, Sportage e Stonic atraíram olhares, mas perderam espaço para os inéditos Sorento, a picape Tasman, que dividiu opiniões pelo visual incomum, o K4 nas versões sedã e hatch, além dos elétricos Niro, EV3, EV5 e PV5.

A CAOA parece ter acertado ao anunciar a chegada da Changan ao Brasil sob seu guarda-chuva. Os elétricos Avatr 11 e 012, junto dos demais modelos da marca, roubaram a cena. Com visual futurista, foram alvo constante de fotos. O sucesso agora depende da estratégia de preços.

Na Renault, os SUVs Boreal e o anunciado Koleos atraíram grande movimento. Muita gente entrou nos carros, fez fotos e se animou com a picape conceito Niagara. Por enquanto, é conceito, mas chega em 2027.

Jeep, Leapmotor, RAM e Fiat tiveram estandes cheios, talvez pelos motivos errados.
Na Jeep, o Avenger (estrela do Salão) foi colocado em posição elevada, dentro de uma queda-d’água, sem acesso direto. Já o Convoy virou alvo de comentários entusiasmados.

Na Leapmotor, o design dos SUVs chamou atenção, mas o destaque foi o mockup que explica o sistema “ultra-híbrido”.

Na RAM, a Dakota despertou curiosidade, porém acabou ofuscada pela 3500 Dually, logo ao lado.

Na Fiat, muitos esperavam o Grande Panda (ou futuro Novo Uno), mas quem formou filas foi o Pulse Abarth da série especial “Stranger Things”. O visitante podia entrar no carro, que balançava, e ver um Demogorgon“perseguindo” pelo retrovisor.

Enquanto isso, o interessante 600E ganhou comentários como “parece um Pokémon” e “parece ter cílios”, e o conceito Dolce Camper mostrou o caminho do futuro da marca.
Na MG, apesar da variedade de modelos expostos, o conversível Cyberster monopolizou as atenções. Afinal, quem deixaria de fotografar um roadster com portas tesoura?

Para os apaixonados por carros antigos, dois estandes viraram parada obrigatória. No CARDE Museu, clássicos nacionais e importados, como a icônica Ferrari F40, atraíram olhares. Também foi possível ver de perto modelos como Hofstetter, STV Uirapuru, VW SP2, Gol GTI, Kombi Turismo, Dodge Charger RT 71 e Jaguar XJ220.

No Dream Car, a fila cresceu rápido para admirar Bugatti EB110, Plymouth Roadrunner, Dodge Daytona, o Batmóvel de 1989 e até o DeLorean de “De Volta para o Futuro”.

Com menor destaque, ficaram Toyota, com o GR Yaris, BYD, com o Sealion 7, e a Geely, com o EX2 e o híbrido EX5 EM-i. Ainda assim, todos tiveram boa adesão.

A Lecar estava mais cheia do que se imaginava. Os mockups atraíram curiosos, mas quem passava rápido pelo pavilhão podia nem notar o estande, escondido nos fundos e pouco iluminado. A marca “economizou” no visual.

Em baixa
A CAOA Chery, apesar do facelift do Tiggo 5x e do lançamento do Tiggo 9, teve movimento moderado na Avant Première.

Na Citroën, o C5 Aircross rendeu comentários do tipo “que carro lindo”, mas não lotou o espaço, embora deva receber mais fluxo durante o evento, especialmente por causa do Ami Point.

Na Peugeot, o conceito Inception chamou atenção de longe, mas o 3008 GT atraiu menos público do que o esperado. Já o 208 GTI, posicionado no fundo, recebeu mais olhares.

A Mitsubishi, sem lançamentos, acabou ofuscada pelas concorrentes.
