
O Grupo Volkswagen postergou alguns planos para o lançamento de sua nova geração de carros elétricos e, agora, os modelos poderão ser estreados no mercado apenas na próxima década. De acordo com a fabricante, a nova plataforma SSP, que estava prevista para lançar ainda este ano, foi adiada para 2029.
Modelos prejudicados
Os modelos atingidos pelo atraso são os futuros VW ID. T-Roc e o ID. Golf, ambos elétricos, que deverão ser comercializados apenas em 2030. A Audi também é prejudicada pelo atraso e precisará esperar até o segundo semestre de 2029 para lançar o novo A4 totalmente eletrificado.
A postergação não ocorreu por conta de uma possível mudança de proposta para a nova família de eletrificados, mas sim pelas dificuldades em desenvolver a nova arquitetura.
Motivo
Anunciada pela primeira vez em 2021, a plataforma SSP foi apresentada como uma arquitetura capaz de ser equipada na maioria dos modelos elétricos da nova geração de diversas marcas, podendo substituir bases como a MEB, comumente vista em modelos com maior custo benefício.
O plano inicial era comercializar os veículos equipados com a nova plataforma ainda em 2026, mas o cronograma de produção sofreu diversos atrasos e, agora, há a expectativa de lançamento apenas em 2029.
De acordo com o jornal alemão Handelsblatt, uma das coisas que mais prejudicou no desenvolvimento foi a evolução da arquitetura elétrica de 12 volts para 48 volts, o que obrigou as fabricantes e seus fornecedores a avaliarem diversos componentes e sistemas.

Porém, o maior problema é que a SSP é uma peça importante no planejamento das novas famílias elétricas lançadas nos próximos anos. Ou seja, quanto mais sua estreia é adiada, mais as arquiteturas atuais vão continuar sendo fabricadas e projetos pensados para a nova plataforma precisam ser postergados.
Volkswagen e Audi
Os modelos de destaque entre os lançamentos são os Golf e T-Roc elétricos, que agora deverão ser lançados apenas em 2030, quatro anos depois do planejado. Isso não significa que, até lá, os modelos desaparecerão do mercado, já que a Volkswagen ainda disponibiliza versões à combustão dos dois veículos.
No segmento de veículos premium, a Audi também sofre com o atraso. A nova geração do A4, que equipara motores elétricos, deverá ser apresentada apenas em 2029 e ainda poderá sofrer mais um adiamento caso a produção da plataforma SSP sofra com mais algum problema.