![Tesla Semi: um dos caminhões mais modernos do mundo. Além de ser autônomo é elétrico e tem desenho aerodinâmico Tesla Semi: um dos caminhões mais modernos do mundo. Além de ser autônomo é elétrico e tem desenho aerodinâmico](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/34/l8/ww/34l8ww3xkgsjr5mf9exptil63.jpg)
A questão da greve dos caminhoneiros é polêmica, e nem seria o papel deste blog analisar os argumentos contra e a favor, que são muitos. Mas como observatório do futuro da mobilidade, AutoBuzz analisa nesta semana o ritmo de testes de caminhões autônomos, que em última instância vão representar o fim dessa profissão, hoje tão crucial à sociedade e à economia – e ao mesmo tempo repleta de dificuldades e desafios para os bravos motoristas profissionais.
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Sim, a profissão “caminhoneiro” será coisa do passado em algum momento antes da metade deste século. Começará pelo transporte rodoviário, e depois deverá chegar ao transporte urbano de cargas. Isso será realidade em países mais desenvolvidos, provavelmente por volta de 2030. No Brasil, talvez com uma década de atraso, mas o fim dos caminhões , como são hoje em dia, será inevitável.
Caminhoneiros, como professores de latim, datilógrafos e reveladores de filmes fotográficos serão coisa do passado. Entrarão em declínio como categoria num prazo de duas décadas, assim como estão hoje jornaleiros, taxistas, entregadores de jornal, carteiros e tantas outras atividades profissionais.
Quem viu o filme “Logan”, produção recente da Marvel que mostra um Wolverine de meia-idade num futuro próximo (2029), deve se lembrar de uma cena em que o herói se envolve numa luta com um vilão em plena estrada, causando o choque de um caminhão autônomo que trafegava em alta velocidade. A tecnologia para um modelo como o do filme já é testada por várias empresas.
Primeiras iniciativas
![Enride Truck: modelo sueco também é autônomo e pode rodar até 200 quilômetros até precisar de uma recarga elétrica Enride Truck: modelo sueco também é autônomo e pode rodar até 200 quilômetros até precisar de uma recarga elétrica](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/04/gg/dh/04ggdhimw4832lexjh8e6k55v.jpg)
Em 2016, um caminhão sem motorista fez uma entrega de 45 mil latas de cerveja no Colorado (EUA), percorrendo 200 km de forma totalmente autônoma. A iniciativa foi parceria da Uber com a startup Otto, e o caminhão usado foi um Volvo, dotado de três sensores de detecção a laser, um radar no para-choque e uma câmera de alta precisão acima do para- brisa.
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A startup sueca Einride já testa protótipos de umcaminhão autônomo que não possui volante, pedais, cabine de motorista e nem mesmo para-brisa. O T-Pod tem propulsão elétrica e é bem curto, por não ter cabine. A Einride diz que ele pesará 20 toneladas com plena carga e poderá ser controlado por um operador humano, de forma remota. A empresa planeja entregar 200 T-Pods até 2020 numa rota entre Gotemburgo e Helsingborg.
Outra empresa que aposta firmemente nessa modalidade é a americana Tesla, que apresentou no ano passado o Tesla Semi, elétrico e autônomo. A produção em série está prevista para 2019, mas os testes já começaram em vias isoladas da Califórnia.
Pensa que o Brasil está forma dessa onda? Longe disso! Desde 2015 a Scania desenvolve tecnologias para caminhões autônomos em parceria com a Universidade de São Paulo. “Mas e o desemprego de todos esses trabalhadores?”, você pode estar se questionando. Assim é o desenvolvimento da sociedade contemporânea. Funções se vão, outras surgem para compensar.
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Dificilmente caminhões rodarão com motoristas a bordo num futuro não tão distante. Mas poderão ter a bordo um monitor que zele pela segurança do caminhão autônomo, do controle da carga e do descarregamento no final da jornada. Ou mesmo monitores a distância, controlando toda a logística.
Portanto, se alguma categoria parar o Brasil na metade deste século, não serão os poucos caminhoneiros restantes, muito menos os robôs- caminhões . Quem sabe os controladores logísticos e monitores, descontentes com as condições de trabalho, ou as transportadoras indignadas com o custo da energia elétrica...