GAC Ayon Y
Divulgação
GAC Ayon Y

A chinesa GAC (pronunciada no Brasil como “Gê-a-Cê”, como pede a marca), fez sua estreia oficial em nosso mercado em maio passado com o lançamento de 05 modelos, sendo 04 elétricos e 01 com propulsão híbrida. Aqui conferimos a minivan (ou crossover) Ayon Y, oferecida em duas versões, Premium e Elite, que se diferenciam pelo pacote de segurança. Legal do Ayo Y, não dá pra deixar de notar, é a proposta familiar com uma carroceria que sai do padrão SUV, com uma grande área envidraçada, espaço confortável para passageiros e um bom porta-malas de 361 litros (e que pode chegar a 1.6450 litros de capacidade com os bancos traseiros rebatidos). O Ayon Y tem 4,53 metros de comprimento, 1,87 de largura, entre-eixos de 2,75 metros e um visual um tanto abusado, em especial, na dianteira, com a frente robusta, faróis full LED e o conjunto de luz diurna batizado de “Angel Wings”(asas de anjo), porque simula as asas abertas de um pássaro.

GAC AYON Y
Matheus Simanovicius
GAC AYON Y

Na lateral, fica clara a proposta minivan com as linhas quadradas e com um ponto positivo: o ângulo de abertura das portas é grande, com praticamente 90 graus. Junto com o piso plano, é fácil entrar no carro. Na traseira, mantém a elegância com a clássica barra iluminada em LED ligando as lanternas estreitas e horizontais. As rodas são bonitas, de liga leve e com medidas de 17” (versão Premium) e 18” (versão Elite).

GAC Ayon Y
Matheus Simanovicius
GAC Ayon Y


O Ayon traz acabamento cuidadoso, como temos visto na maioria dos modelos chineses agora, com direito a teto solar panorâmico, ar-condicionado digital, bancos dianteiros com controle de temperatura e ajustes elétricos, tela do multimídia de 14,6” compatível com Apple Car Play e Android Auto (conexão ainda por cabo), carregador de celular por indução (na Elite), 05 entradas USB-A, sistema de câmera 360 graus, quadro de instrumentos com tela de 10,25”, entre outros itens. Andando com o Ayon Y, além do esperado conforto proporcionado pelo baixo nível de ruído de um carro elétrico, fica clara, mais uma vez,  a proposta familiar, pois tem  suspensão macia e confortável, mas sem incomodar em situações mais críticas, quando é necessário contar com o trabalho firme do conjunto.

GAC Ayon Y
Matheus Simanovicius
GAC Ayon Y

Já para acelerar, traz um motor elétrico bem potente para seu tamanho, com 204 cavalos e torque de 22,9 Kgfm. A velocidade máxima é limitada a 150 km/h, mas entrega um bom 0 a 100 km/h, feito em 8,5 segundos, ou seja, garante sossego nas retomadas e ultrapassagens. Oferece ainda 04 modos de condução:

ECO (reduz a entrega de potência para maximizar a autonomia da bateria)

NORMAL (busca equilíbrio entre desempenho e eficiência, com aceleração mais ágil para uso de rotina)

SPORT (entrega imediata dos 204 cv e os 22,9 kgfm de torque)    

I-PEDAL (permite guiar sem utilizar o pedal do freio e desacelera rápido ao tirar o pé do acelerador para regenerar a energia da bateria, ideal para uso no trânsito urbano.

Pelo ciclo Inmetro, a bateria de 63,2 kWh garante autonomia de 318 km, mas é fácil alcançar quilometragem maior e encarar com certa tranquilidade viagens de média distância. Segundo a GAC, em pontos de recarga rápida (carregador DC de 75 kW), é possível carregar de 30% a 80% da bateria em 55 minutos. Já em uma tomada comum de 220V, isso pode ser alcançado em pouco mais de 7 horas.

GAC Ayon Y
Matheus Simanovicius
GAC Ayon Y

O Ayon Y tem bom pacote de segurança desde a versão Premium, com seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de tração e estabilidade, freio de estacionamento eletrônico, sensor de pressão dos pneus, entre outros. Já na versão Elite, como a das fotos, conta ainda com o pacote ADAS e recursos como alertas de colisão, tráfego cruzado traseiro e de mudança de faixa, assistentes de congestionamento e permanência em faixa, monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e controlador de velocidade adaptativo.

Os preços sugeridos do Aion Y são R$ 174.990 para a versão Premium e R$ 184.990 para a Elite.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes