
Apresentada oficialmente em setembro passado, a linha 2026 do Peugeot 2008 trouxe como a principal novidade, a versão GT Hybrid, que utiliza a propulsão híbrida já conhecida de outros modelos do Grupo Stellantis. A tecnologia do tipo híbrido leve MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), reúne o motor T200 - 1.0 turbo flex de 3 cilindros – de 130 cavalos de potência, mais um pequeno motor elétrico de 3 kW - apresentado agora pela engenharia da Stellantis como uma “máquina elétrica” (e que tem a função de gerador, alternador e motor de arranque), mais duas baterias, uma tradicional de chumbo ácido e outra de íon de lítio (esta para fornecer energia para o motor elétrico). Entre as baterias, há módulo que gerencia a atuação das duas conforme cada situação.
Vale lembrar, mais uma vez, que nesse sistema o motor elétrico não traciona as rodas, apenas ajuda em determinadas situações: na partida do motor, no arranque inicial e em alguns momentos, como paradas no trânsito e em velocidade de cruzeiro. O foco é ajudar na redução de consumo – em torno de 10% em relação às versões 100% a combustão - e de emissões. Pelo ciclo Inmetro, o 2008 GT Hybrid faz médias de 13,0 km/l na cidade com gasolina (realmente uma melhora sobre a versão equipada só com motor a combustão, que registra 12,3 Km/l).

E no caso do 2008, a Stellantis teve tempo para fazer os ajustes mais finos para melhorar o desempenho do seu sistema híbrido, que gerou críticas quando estreou nos Fiat Pulse e Fastback. No uso diário do 2008 GT Hybrid, dá para notar essa melhora no comportamento geral do sistema, o sistema start-stop funciona bem, sem incomodar quando entra em ação, e a transmissão automática do tipo CVT está bem calibrada para trabalho com o motor. Com um pouco de atenção na condução, dá para melhorar os números de consumo oficiais.

Visual é ponto forte
Entre tantas opções oferecidas no segmento de SUVs compactos, o Peugeot 2008 GT Hybrid se destaca pelo visual sofisticado - mesmo do modelo europeu – e pela boa oferta de equipamentos, como painel digital 3D, central multimídia de 10,3 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, mais o acabamento mais cuidadoso. Na última virada de linha, todas as versões passaram a contar com a cor Cinza Selenium (antes exclusiva da versão GT), a versão Allure ganhou teto preto como item de série, que também era exclusividade da versão topo. Além disso, o sistema de conectividade MyPeugeot também foi disponibilizado para todas as versões, com recursos como navegação, alertas de manutenção, assistência e alarme, além de descontos no seguro. Já a versão Active ganhou carregador de celular por indução.

Somado a isso, o 2008 segue com uma suspensão firme, mas com respostas mais confortáveis, como pede um modelo com essa proposta. O que ele ainda fica devendo nesta versão, apesar de trazer vários recursos de assistência à condução do ADAS, é o controle de velocidade adaptativo – o ACC – que não está disponível nem como opcional. E esse é um recurso que seus concorrentes da mesma faixa de preço oferecem. Outro ponto positivo é o preço, que pelo menos até agora, segue igual desde seu lançamento (sem contar as ofertas especiais que a marca tem feito com bons descontos).
Versões e preços do Peugeot 2008 2026
Active: R$ 134.000,00
Allure: R$ 144.000,00
GT Hybrid: R$ 163.000,00