Veículos Mercedes-Benz | Projeto Rota COP30
Divulgação
Veículos Mercedes-Benz | Projeto Rota COP30

A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora 100% brasileira de biodiesel, criaram o projeto Rota Sustentável COP 30. O objetivo é comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 que equipam os modelos Actros Evolution 2553 6x2 e o ônibus O 500 RSD 6x2 abastecidos com diesel comercial B15 e o novo biocombustível BeVant da Be8 (biodiesel 100% renovável e produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais e óleos residuais reciclados).

Projeto Rota Sustentável COP30
Divulgação
Projeto Rota Sustentável COP30

Os veículos partiram no último dia 21 de outubro, da fábrica da Be8, em Passo Fundo (RS), rumo ao estado do Pará. O trajeto conta com paradas durante o percurso, como a feita nesta semana na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Em seguida, o comboio seguirá em direção a Brasília (DF), até chegar ao Pará, passando por Belém e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8 do estado, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos pelas estradas do sul ao norte do país.  A iniciativa tem relação direta com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.

Veículos Mercedes-Benz | Projeto Rota COP30
Dibulgação
Veículos Mercedes-Benz | Projeto Rota COP30

Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM471 de 550 cavalos, estão sendo utilizados para comparação de emissões de CO2e. Um deles está rodando com o biocombustível BeVant e outro com o diesel B15 comercial. O mesmo comparativo será efetuado os ônibus rodoviários O500 RSD 6x2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos. Além do teste, a ação conjunta inclui a exposição do Actros Evolution 2553 6x2 abastecido com BeVant no estande na Green Zone - área de atividades da COP30 - para apresentação a autoridades, especialistas, visitantes e a mídia internacional. “Com esta ação, queremos demonstrar as vantagens ambientais do biocombustível 100% em caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos tops de linha equipados com motores BlueTec 6 da nossa marca num percurso longo pelas estradas brasileiras”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Veículos Mercedes-Benz | Projeto Rota COP30
Divulgação
Veículos Mercedes-Benz | Projeto Rota COP30

O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, entre eles, se destaca por poder ser usado 100% puro em motores diesel. Além disso, promete eficiência na redução emissões dos gases de efeito estufa (GEE), além de outras vantagens, como baixo índice de acidez, é livre de contaminantes, tem alto conteúdo de éster, o que melhora a combustão, oferece maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos. “A Rota Sustentável COP 30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional. Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo durante a COP 30 que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais e acessíveis, com entrega imediata de descarbonização”, comentou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.

Instituto Mauá de Tecnologia fará as medições

Durante o teste Rota Sustentável COP 30, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant e o diesel B15 dos quatro veículos ficarão a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), de São Paulo. Os cálculos comparativos de emissões de CO2e serão suportados por parâmetros técnicos robustos e auditáveis para mensurar os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant. A proposta metodológica seguirá padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e irá utilizar dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, garantindo rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis. Segundo os executivos das marcas, pelas primeiras aferições feitas no trajeto até São  Bernardo do Campo-SP, os resultados já foram bastante positivos nos veículos abastecidos com o BeVant, que registratram redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa.

Veículos Mercedes-Benz | Projeto Rota COP30
Divulgação
Veículos Mercedes-Benz | Projeto Rota COP30

Ação social

Para as medições e comparações entre os veículos participantes do teste, o PBTC – Peso Bruto Total Combinado - dos veículos deve ser considerado. Assim, o lastro dos caminhões é composto também por 20 toneladas de alimentos que serão doados para comunidades em situação de vulnerabilidade do Estado do Pará. “Além do componente ambiental, a ação também agrega o componente social, reforçando o relacionamento da nossa empresa com a comunidade e os princípios de sustentabilidade”, destaca Luiz Carlos Moraes.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes