
A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora 100% brasileira de biodiesel, criaram o projeto Rota Sustentável COP 30. O objetivo é comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos motores Euro 6 que equipam os modelos Actros Evolution 2553 6x2 e o ônibus O 500 RSD 6x2 abastecidos com diesel comercial B15 e o novo biocombustível BeVant da Be8 (biodiesel 100% renovável e produzido a partir de óleos vegetais, gorduras animais e óleos residuais reciclados).

Os veículos partiram no último dia 21 de outubro, da fábrica da Be8, em Passo Fundo (RS), rumo ao estado do Pará. O trajeto conta com paradas durante o percurso, como a feita nesta semana na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP). Em seguida, o comboio seguirá em direção a Brasília (DF), até chegar ao Pará, passando por Belém e seguindo para Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8 do estado, totalizando mais de 4 mil quilômetros percorridos pelas estradas do sul ao norte do país. A iniciativa tem relação direta com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e negociações sobre mudanças climáticas.

Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM471 de 550 cavalos, estão sendo utilizados para comparação de emissões de CO2e. Um deles está rodando com o biocombustível BeVant e outro com o diesel B15 comercial. O mesmo comparativo será efetuado os ônibus rodoviários O500 RSD 6x2 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos. Além do teste, a ação conjunta inclui a exposição do Actros Evolution 2553 6x2 abastecido com BeVant no estande na Green Zone - área de atividades da COP30 - para apresentação a autoridades, especialistas, visitantes e a mídia internacional. “Com esta ação, queremos demonstrar as vantagens ambientais do biocombustível 100% em caminhões e ônibus, realizando essa experiência com modelos tops de linha equipados com motores BlueTec 6 da nossa marca num percurso longo pelas estradas brasileiras”, diz Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, entre eles, se destaca por poder ser usado 100% puro em motores diesel. Além disso, promete eficiência na redução emissões dos gases de efeito estufa (GEE), além de outras vantagens, como baixo índice de acidez, é livre de contaminantes, tem alto conteúdo de éster, o que melhora a combustão, oferece maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos químicos. “A Rota Sustentável COP 30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade em um projeto inédito de alcance nacional. Esta caminhada é a materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao mundo durante a COP 30 que o Brasil está preparado para ser protagonista da transição energética com soluções reais e acessíveis, com entrega imediata de descarbonização”, comentou Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8.
Instituto Mauá de Tecnologia fará as medições
Durante o teste Rota Sustentável COP 30, as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant e o diesel B15 dos quatro veículos ficarão a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), de São Paulo. Os cálculos comparativos de emissões de CO2e serão suportados por parâmetros técnicos robustos e auditáveis para mensurar os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant. A proposta metodológica seguirá padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e irá utilizar dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, garantindo rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis. Segundo os executivos das marcas, pelas primeiras aferições feitas no trajeto até São Bernardo do Campo-SP, os resultados já foram bastante positivos nos veículos abastecidos com o BeVant, que registratram redução de 99% nas emissões de gases de efeito estufa.

Ação social
Para as medições e comparações entre os veículos participantes do teste, o PBTC – Peso Bruto Total Combinado - dos veículos deve ser considerado. Assim, o lastro dos caminhões é composto também por 20 toneladas de alimentos que serão doados para comunidades em situação de vulnerabilidade do Estado do Pará. “Além do componente ambiental, a ação também agrega o componente social, reforçando o relacionamento da nossa empresa com a comunidade e os princípios de sustentabilidade”, destaca Luiz Carlos Moraes.