
Fechando o ano de 2025 e a Mercedes-Benz do Brasil registra um avanço significativo no mercado de chassis de ônibus rodoviários após o início das vendas da versão "El Más Potente" do Novo O500, com motores de 450 e 480 cavalos compatíveis ao padrão Euro 6. Os primeiros pedidos vieram dos clientes chilenos, que encomendaram as 100 primeiras unidades do modelo, parte delas já prontas e as demais em pleno processo de produção na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo. Além da motorização mais potente, os chassis da família Novo O500 ganharam maior capacidade de carga e chegaram ao mercado com as seguintes denominações: Novo O 500 RS 2045 4x2 (motor de 450 cavalos e também uma tonelada a mais nos eixos) e Novo O 500 RSD 2548 6x2 (motor de 480 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos).

Os novos chassis O500 RS e RSD "El Más Potente" agora integram o portfólio da Mercedes-Benz para países da região andina e outros mercados da América Latina. Nessa área, os ônibus rodoviários atendem segmentos como turismo, transporte intermunicipal, fretamento e ainda para uso em rotas severas de mineração, onde precisam garantir robustez e segurança para encarar desafios nas impactantes estradas da Cordilheira dos Andes, o que inclui temperaturas abaixo de zero e altitudes de até 5.000 metros. “O grande sucesso do Novo O500 é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores de ônibus da América Latina, especialmente de regiões andinas”, diz Augusto França, gerente de Vendas e Marketing de Ônibus do Regional Center Daimler Latina. “Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos, além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos, equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil”.

Segundo França, um grande desafio do desenvolvimento era ter um produto de excelência para condições extremas de aplicação. “Todo o nosso time atuou para isso, contando com as parcerias de equipes da fábrica, dos representantes e até dos clientes. Diante desse cenário, destaco a capacidade da engenharia e da linha de produção de Ônibus 4.0 da planta da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, onde são fabricados os chassis Novo O500 para atender vários países, de acordo com suas respectivas legislações de emissões, sejam Euro 3, 5 ou 6”. Lançado em julho de 2023, o Novo O500 começou com vendas mais discretas para clientes do Chile, Peru e Guatemala, mas rapidamente os operadores perceberam o potencial do modelo, o que provocou a superação das expectativas iniciais de vendas em mais de 150%, ultrapassando o número de mais de 370 unidades exportadas no ano de chegada àquelas regiões.

O sucesso comercial do Novo O500 vem contribuindo para que a Mercedes-Benz do Brasil mantenha sua posição como maior polo exportador de ônibus da Daimler Buses na América Latina. De janeiro a setembro de 2025, a marca registrou crescimento de cerca de 50% nas vendas acumuladas, um salto de 2.963 para 4.440 unidades em relação ao mesmo período de 2024. A região latino-americana continua sendo o principal destino das exportações de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. De janeiro a setembro de 2025, o volume total de exportações somou 3.830 unidades, com um crescimento de mais de 46% em relação ao mesmo perído de 2.024.

Entre os países latino-americanos, Argentina, Chile e Peru se consolidam como principais impulsionadores do crescimento nas vendas de ônibus da marca no mercado externo em 2025. A Argentina registrou o maior avanço percentual, de mais de 95%, quase dobrando o volume de unidades enviadas (de 1.181 para 2.305). O Chile, por sua vez, também manteve posição de destaque regional, com alta de mais de 33% e 518 unidades exportadas, representando aproximadamente 12% do total latino-americano. Já o Peru apresentou crescimento de 56%, fortalecendo a presença da marca em um mercado cada vez mais competitivo e em expansão.
Parceria estratégica com o Grupo Kaufmann
O sucesso das exportações para a região é resultado da forte parceria com a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, e o Grupo Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile. Essa relação foi evidenciada recentemente em um evento promovido pela Daimler Trucks & Buses Latin America para a imprensa brasileira em Santiago, no Chile. Para a Mercedes-Benz, a Kaufmann é peça-chave na representação de sua marca no Chile e no sucesso dos negócios das empresas no país e em outros mercados da região. Atualmente, a Kaufmann conta com Centro Logístico (CLK) em Santiago com impressionantes 440 mil m² de área total, dos quais 43 mil m² são dedicados a depósitos e oficinas, com capacidade para abrigar mais de 10 mil veículos, incluindo caminhões, ônibus e máquinas pesadas. Essa infraestrutura permite realizar ajustes, instalações de implementos, manutenções, inspeções de conservação e entregas personalizadas dentro dos prazos exigidos pelos clientes.

No segmento de ônibus, a Kaufmann disponibiliza toda a linha de chassis Mercedes-Benz exportados da fábrica brasileira, com foco em modelos rodoviários para linhas regulares e fretamento, incluindo o transporte de trabalhadores em minas. No modelo de negócio chileno, representantes de encarroçadoras e fabricantes finalizam os veículos no CLK, garantindo verificação técnica completa para entregar produtos com segurança e desempenho originais. Em conversa com Max Kaufmann, gerente da divisão de ônibus e vans do Grupo Kaufmann, o executivo explicou que hoje a empresa é a maior distribuidora independente, de veículos comerciais do mundo (caminhões e ônibus), e a operação com ônibus é muito importante para os negócios da empresa. “Temos várias filiais pelo Chile que atendem o mercado de ônibus. Além disso, atuamos em diversos países da América Latina, representando a marca Mercedes-Benz e seus produtos, sempre entregando soluções de transporte adequados às necessidades dos clientes e com todo o suporte necessário”.

O500: desempenho e confiança em alta no Chile
A linha rodoviária de chassis O500, produzida pelo grupo chileno, consolidou-se como destaque entre os veículos comercializados pela marca na América Latina. Com ampla variedade de configurações, o modelo 4X2 lidera as vendas com 85% de participação no total de unidades comercializadas. Desde o seu lançamento, há pouco mais de dois anos, a família O500 ultrapassou a marca de 1.900 unidades vendidas nos mercados latino-americanos e internacionais, sendo 860 apenas neste último ano. Para Max Kaufmann, o sucesso reflete a confiança de grandes grupos e operadores no desempenho dos modelos rodoviários. “Temos importantes clientes que apostam em nossa tecnologia e no desempenho dos produtos. Só no Chile, em 2024, entregamos cerca de 650 unidades do ‘El Más Potente’, nas versões RS (4X2) e RSD (6X2), todas em operação”. O executivo destacou ainda a competitividade dos produtos brasileiros, amplamente reconhecidos pela robustez, eficiência e conforto. “Os ônibus têm obtido excelente aceitação no mercado chileno, sobretudo no transporte de mineração, um segmento em forte expansão. Com a chegada da norma Euro VI, que entra em vigor em janeiro de 2026, esperamos uma nova onda de crescimento, especialmente nos setores de transporte mineiro e interurbano”, completou Max.
*Colaborou para a matéria, Antonio Ferro - AutoBus
**Viagem feita a convite da Mercedes-Benz Brasil