Fórmula E - São Paulo E-Prix 2025
Divulgação
Fórmula E - São Paulo E-Prix 2025

A Citroën Racing entrou na Fórmula E disposta a fazer bonito logo em sua primeira temporada na categoria. O esforço feito na preparação da equipe antes do São Paulo E-Prix rendeu resultado imediato na pista, com o primeiro pódio conquistado pelo piloto neozelandês Nick Cassidy. Depois de largar em 15º lugar no grid, fez uma corrida história ao cruzar a linha de chegada em terceiro lugar na estreia da equipe Citroën Racing na categoria de monopostos 100% elétrica. A preparação para a estreia começou semanas antes, com um teste de pré-temporada em Valência, Espanha, no qual a equipe completou mais de 2.000 km de rodagem, permitindo a engenheiros e pilotos ajustar o pacote técnico e construir uma base de trabalho robusta para o início da campanha.

Nick Cassidy - Citroën Racing
Divulgação
Nick Cassidy - Citroën Racing


Esta foi a primeira participação oficial da Citroën em um campeonato mundial de fábrica desde 2019, com a recém-criada Citroën Racing Formula E. A etapa de São Paulo, que abriu a temporada 2025/2026, aconteceu no último final de semana, 6 e 7 de dezembro, no traçado de 2.933 km do Circuito de Rua de São Paulo, no Sambódromo do Anhembi.  Para essa nova fase no automobilismo mundial, a Citroën apostou em uma dupla de pilotos consagrada: o francês Jean-Éric Vergne, bicampeão da Fórmula E, e o neozelandês Nick Cassidy, vencedor de provas anteriores na categoria e já com pódio em São Paulo em temporadas passadas.

Nick Cassidy - Citroën Racing
Divulgação
Nick Cassidy - Citroën Racing


O CEO da Citroën, Xavier Chardon, destacou o simbolismo desse retorno da marca a um campeonato mundial, enfatizando o orgulho interno com o projeto e o efeito surpresa causado pelo anúncio da entrada na Fórmula E, reforçando o posicionamento da Citroën de “estar onde ninguém espera”. A etapa brasileira também foi usada como vitrine para o Citroën Ami, que realizou uma volta de demonstração, conectando o produto de mobilidade urbana elétrica ao palco das corridas de monopostos de alta performance.

Estreia com pódio

Na prova de abertura em São Paulo, Nick Cassidy teve um sábado de contraste entre classificação e corrida. Depois de uma tomada de tempos aquém do potencial do carro, que o deixou apenas em 15º no grid, o neozelandês reagiu com uma expressiva atuação ao longo das 31 voltas. Com ritmo consistente, ultrapassagens firmes e eficiente gestão de energia, ele foi escalando o pelotão, aproveitando bem as fases decisivas da prova para se posicionar na luta pelo pódio. Nas voltas finais, Cassidy garantiu o terceiro lugar, selando o primeiro top-3 da história da Citroën Racing na Fórmula, justamente em sua corrida de estreia.

Pódio São Paulo E-Prix 2025
Divulgação
Pódio São Paulo E-Prix 2025

Do outro lado da garagem, Jean-Éric Vergne confirmou sua força competitiva já na classificação, quando garantiu a oitava posição no grid. Durante boa parte da prova, o francês manteve ritmo forte, mas acabou sendo vítima de um problema técnico nas voltas finais. Um contratempo mecânico na volta 27, após a intervenção de bandeira vermelha, impediu que Vergne relargasse, forçando seu abandono prematuro.

Jean-Éric Vergne - Citroën Racing
Divulgação
Jean-Éric Vergne - Citroën Racing


O piloto Nick Cassidy descreveu como “muito especial” representar a Citroën na estreia da marca em monopostos, especialmente dividindo a garagem com Vergne, e destacou a atmosfera única do público brasileiro, já associada a boas lembranças, incluindo um pódio anterior na Temporada 9. Agora a expectativa fica para a próxima etapa, segunda da temporada, está marcada para 10 de janeiro de 2026, na Cidade do México.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes