O mercado global projeta vendas perto de 98 milhões de veículos em 2018. Essa projeção representa um crescimento sobre o ano passado que atingiu 94,5 milhões de unidades e foi um novo recorde mundial. Curioso notar o aumento nas vendas quando muito se fala no fim da era dos automóveis. Surpreendente também é que no ranking de carros mais vendidos em 2017, a picape Série F da Ford ficou em segundo lugar, primeira da categoria das picapes a ultrapassar 1 milhão de unidades comercializadas num mesmo ano.
LEIA MAIS: Conheça cinco SUVs e crossovers de luxo que chegarão ao mercado
Em tempos de carros pequenos, econômicos e até elétricos, os gigantes do asfalto ainda vendem muito bem. Tanto que nos Estados Unidos, a Ford decidiu concentrar-se basicamente na produção de picapes e de utilitários esportivos. Difícil é encontrar uma explicação convincente, já que pesquisas de mercado sempre apontam o desejo do consumidor de abandonar os carros convencionais.
LEIA MAIS: Venda de picapes vai se transformar no Brasil?
Segundo o relatório do FocusMeMove, entidade especializada em coletar os dados de vendas automotivas em todos os continentes, em janeiro e fevereiro de 2018, a liderança continua inalterada com o Toyota Corolla (em todas as suas versões) com 192.422 unidades vendidas. Na segunda posição, com 147.487 veículos, está a Ford F-150.
A escalada de vendas das picapes mostra a força mundial do segmento. No mercado americano, particularmente, tem uma grande competição entre marcas locais e as japonesas.
LEIA MAIS: Saiba 10 tecnologias que fazem um carro ser “inteligente”
Essa disputa traz uma verdadeira seleção de bons produtos, modernos, confiáveis e com segurança máxima, item que se espera de uma picape usada tanto no dia a dia como veículo de passeio e no transporte de carga. Quem sabe, poderemos ter muitos desses veículos presentes no nosso mercado. Por enquanto é apenas um desejo.
Picapes americanas
A Ford F-150 teve uma atualização considerável para 2018 e mantém seu lugar como uma das principais picapes de uso misto (cidade-campo). Ela tem uma grande capacidade de reboque e de transporte, uma ampla gama de motores potentes (diesel e gasolina) e ótimas classificações de segurança.
Nos testes do IIHS (Insurance Institute for Highway Safety), organização independente que classifica a segurança dos veículos, teve a melhor nota nos testes de colisão. A nova F-150 espera agora obter cinco estrelas (nota máxima) nos testes que será submetida pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety), o rigoroso órgão de segurança veicular do Departamento de Transportes do governo dos Estados Unidos.
A tecnologia da F-150 é avançada. Uma câmera retrovisora, chamada Dynamic Hitch Assist, por exemplo, facilita a conexão de reboque e trailers. As opções incluem mais uma câmera de 360 graus dianteira, controle de cruzeiro adaptativo com tecnologia stop-and-go (parada-e-arranque), assistência ativa de estacionamento, entre outros recursos.
A Chevrolet Silverado também é uma picape popular no mercado americano. Com seu novo design mais aerodinâmico, a Chevy oferece uma linha de motores potentes, uma tecnologia fácil de usar e uma cabine luxuosa. Está entre os 10 veículos mais vendidos do mundo.
A Silverado tem a classificação cinco estrelas do NHTSA e do IIHS. Tem também a câmera retrovisora e usa o sistema de segurança Teen Driver (prevenção para jovens na direção). É equipada com vários recursos como a tampa traseira EZ-Lift e Lower, que permite a operação de abertura com toque de mão.
Outra picape da Chevrolet é a Colorado. Testada pela NHTSA, ela recebeu uma pontuação de quatro estrelas. Embora com inferior pontuação em relação à Silverado, tem recursos de tecnologia similares como a câmera retrovisora e o sistema de segurança Teen Driver, padrão da linha Chevy.
Também na linha GMC, a Canyon é classificada como uma picape compacta nos padrões dos Estados Unidos. Tem uma variedade de motores eficientes. Esta GMC é considerada como boa escolha para no segmento. Nos testes de colisão da NHTSA, o Canyon tem quatro estrelas, o que não é totalmente uma classificação ruim para uma picape por apresenta vários recursos de segurança ativos.
A Sierra 1500 é mais uma opção da linha de luxo da GMC Ela tem recursos de segurança que incluem frenagem de emergência automática e alerta de colisão frontal.
A tradicional picape americana RAM 1500, da FCA (Fiat-Chrysler), foi inteiramente redesenhada. Ficou muito confortável e é considerada uma das melhores de sua classe.
A RAM 1500 tem um gerenciamento de carga, chamado RamBox, que permite acomodação de diferentes objetos. Tem vários recursos para o uso familiar e destaca-se com seu sistema de conectividade. Inclui o sofisticado sistema de áudio Harman Kardon.
Picapes japonesas
Líder mundial de vendas, a Toyota tem a picape Tacoma com grande capacidade off-road. É considerada uma das melhores opções de picapes nos Estados Unidos. Como todas as principais picapes no mercado americano, tem excelente pontuação nos institutos de segurança.
A Tacoma tem uma câmera retrovisora e o pacote Toyota Safety Sense que inclui detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de partida de pista e de colisão frontal.
A linha Toyota oferece ainda a Tundra. É uma opção para compradores que esperam muitos recursos de segurança padrão e tecnologia fácil e mais acessível. Tem alguma limitação na capacidade de transporte e de reboque. A Tundra vem também com o pacote de assistência ao motorista, o Toyota Safety Sense, um dos mais completos do segmentos
A também japonesa Honda tem a Ridgeline, uma picape compacta com design muito aerodinâmico. Tem um interior de luxo, como um carro de passeio de qualidade, e uma série de recursos inovadores.
É também cinco estrela na classificação do NHTSA e IIHS. Entre as várias tecnologias destacam-se a câmera retrovisora e uma longa lista de recursos ativos de assistência ativa de segurança para o motorista.
A Titan é uma picape da japonesa Nissan que oferece ainda nos Estados Unidos a Frontier (vendida também no Brasil). Com esse artigo busca um “passeio” por picapes inéditas no Brasil, vale destacar a Titan que, segundo as avaliações de especialistas, tem uma condução suave, confortável e fácil de manobrar.
A Titan tem uma pontuação de quatro estrelas da NHTSA. Como seus principais competidores tem uma câmera retrovisora de visualização surround e sensores de estacionamento.
Picape elétrica
Sem dúvida há um show de picapes e diversas opções para os consumidores com um preço médio de US$ 30 mil dólares nos Estados Unidos. Mas agora as montadoras estão pensando em picapes híbridas e elétricas. Algumas marcas já mostraram planos ousados.
Enquanto isso, start-ups e pequenos fabricantes estão antecipando seus protótipos. Um desses veículos é o Workhorse W-15 que já tem encomendas e é prometido para 2021. Essa picape, 100% elétrica, teria dois motores rendendo respeitável potência combinada equivalente à 466 cavalos.
Para essa nova realidade, as montadoras terão que vencer a resistência dos compradores tradicionais, que gostam de picapes potentes com combustão da gasolina ou do diesel. Os próximos anos mostrarão se o segmento de picapes vai adotar mesmo um veículo com propulsão alternativa. Mas pelo andar das vendas os modelos tradicionais ainda fazem muito sucesso e estão longe de decepcionar.