As vendas de veículos tipo perua vêm caindo em todo o mundo. Mas ainda existem boas razões paras elas serem revitalizadas. Atualmente, são modelos de uso tipicamente familiares. Este é o público que as montadoras buscam atingir em propagandas e promoções.
LEIA MAIS: Conheça picapes que poderiam se dar bem no mercado brasileiro
Os principais diferenciais todos conhecem bem: amplo espaço interno e, principalmente, o tamanho do porta-malas. Isso tudo sem deixar de lado a preocupação com uma condução confortável por usarem plataformas de sedãs ou hatchbacks. Na Europa e nos Estados Unidos, as peruas
já trazem versões com tecnologia híbrida.
Por aqui, seria mais fácil dividir em subcategorias. Temos alguns modelos que se enquadram no tipo perua, mas nem todos podem ser comparados. A Chevrolet, por exemplo, tem a Spin, a mais popular da categoria. A Volkswagen oferece a SpaceFox que está entre os veículos mais vendidos do segmento. A Fiat tem a Weekend, no momento, com baixíssimas vendas.
A marca alemã tem ainda modelos importados mais refinados e caros, como o Golf Variant e o Tiguan com sete lugares. Há também outros modelos importados. Agora surgiu até uma nova denominação para eles: CUVs - Veículos Utilitários Crossovers. É uma expressão para definir basicamente um utilitário criado com a base de um automóvel.
Ao redor mundo, surgem alguns modelos que roubam a cena, incluindo os chamados “premium”. Vale a pena conhecer os melhores veículos do ano neste segmento.
1- Volvo V90
Com um design elegante e muita segurança, a Volvo V90 é perfeita para uma família em grande estilo. Tem um motor turbo de 2.0 l como tração dianteira e um transmissão automática de oito velocidades com opção de tração AWD (all- wheel drive) opcionalmente. Há uma outra versão que tem o motor turbo de 316 cv. Tem ainda o modelo V90 Cross Country que combina estilo e praticidade de um carro de luxo para usar no off-road. Todos os modelos V90 vêm com frenagem de emergência automatizada e um modo de condução semiautônomo.
2 - Mercedes-Benz Classe E Wagon
Com o pedigree Mercedes Benz, a E-Class Wagon é silenciosa, prática , espaçosa, confortável e tem belo design. Ele vem um motor V6 biturbo de 3.0 l e 329 cv e uma transmissão automática de nove velocidades, além de suspensão a ar que garante muito conforto. Oferece todas as comodidades de um veículo de luxo e tem vários equipamentos de segurança como a frenagem de emergência automática, o controle de cruzeiro adaptativo e a direção semiautônoma.
3 - BMW Série 3 Wagon
A BMW Série-3 Sports Wagon é também prática e elegante. Tem duas opções de motor: um a gasolina 2.0 turbocharged de 248 cv e outro diesel 2.0, ambos com transmissão automática de oito marchas. É repleto de recursos tecnológicos, como a suspensão com ajuste de desempenho, conectividade Apple CarPlay e Android Auto, controle de velocidade de cruzeiro adaptável, entre outros.
LEIA MAIS: Conheça cinco SUVs e crossovers de luxo que chegarão ao mercado
4- Audi A6 Avant
A Audi terá a A6 Avant, uma station wagon super-sensual que chegará ao mercado no fim do ano. Recentemente anunciada, a A6 Avant também está recheada de tecnologia. Seguindo a versão sedã, além de versões híbridas, terá um motor 3.0 l V6 turbo de 340 cv e uma transmissão de embreagem dupla de 7 velocidades. Como opcional, oferece ainda um motor diesel 3.0 TDI de 286 cv.
5 - Jaguar XF Sportbrake
A Jaguar tem a XF Sportbrake com todo o charme e paixão desta marca inglesa. A Sportbrake tem um motor V6 superalimentado de 380 cv, câmbio automático de oito marchas e tração nas quatro rodas. Como o sedã XF, tem um excelente conjunto de sistemas de segurança ativos e um hotspot Wi-Fi. Apesar do luxo, mantém a praticidade e funcionalidade de uma station wagon.
6 - Porsche Panamera Sport Turismo
Outra marca premium, a Porsche, oferece também uma station wagon derivada do sedã Panamera. Chamada de Panamera Sport Turismo usa a sua curta distância entreeixos para criar uma perua esportiva de luxo. É um modelo com tração integral AWD e disponível nas motorizações V6 de 330 cv e a V-8 de 550 cv, além de dois modelos híbridos.
7 - Subaru Outback
A Subaru Outback é uma boa opção de perua para a viagem das famílias em férias. Devido a sua boa capacidade off-road pode rodar em diferentes pisos. Tem um motor 2.5 l com 175 cv de potência com uma transmissão continuamente variável. Há uma opção com motor de 3,6 litros e 256 cv de com tração nas quatro rodas. Tem diversos equipamentos de série como o controle de cruzeiro e interface de conectividade.
8 - Kia Optima SportsWagon
Com novo visual onde destaca-se a nova frente com faróis de led, o modelo Kia Optima SportsWagon 2019 tem três opções de motores. O primeiro é um novo diesel 1.6 l, de 134 cavalos de potência. A outra opção é um 1.6 l turbo a gasolina com 178 cv, além de um 2.0 l turbo de 242 cv, Independentemente do motor, a caixa de câmbio é automática de embreagem dupla e sete velocidades.
9 - VW Golf Alltrack
A versão Alltrack do VW Golf possui um motor turbo 1.8 l turbo de 170 cv com
transmissão manual de seis velocidades e tração nas quatro rodas, além de uma
opção automática de seis velocidades. Tem uma condução ágil, característica
marcante da linha Golf. De série inclui conectividade Apple CarPlay e Android
Auto, controle de cruzeiro adaptativo e a frenagem de emergência automatizada
conforme a versão. A Volkswagen tem ainda a versão Golf SportWagon.
LEIA MAIS: Os carros híbridos que fazem sucesso no mundo. Saiba detalhes
10 - Mini Clubman JCW
Trata-se do Clubman John Cooper Works , versão esportiva do Mini com jeito de perua. Entre os destaques, o carro conta com motor 2.0, turbo, de 231 cv e 35,7 kgfm de torque, números para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, conforme a fabricante.
O carro também conta com tração integral e câmbio automático sequencial, de oito marchas, que vem com hastes atrás do volante para trocas sequenciais numa tocada mais animada. E para conter todo ímpeto esportivo do carro, os freios são Brembo, cujas pinças vermelhas podem ser vistas através dos vãos das rodas de aro 18 montadas em pneus de perfil baixo.
A lista de itens de série do novo modelo, por sua vez, não compreende apenas itens para o interior do veículo, mas também faróis com luzes Full LED, modos de condução (MINI Driving Modes), suspensão esportiva adaptativa, sensor de distância de estacionamento (Park Distance Control), Comfort Access, incluindo a abertura das portas sem necessidade de tocar as maçanetas, entre outros itens.
No passado
Antigamente, a maioria das peruas eram desajeitadas e muitas vezes grandalhonas e gastonas. No Brasil, tivemos algumas opções no passado. Algumas com certo charme, como a Simca Jangada na década 60, atualmente carro de coleção.
Hoje as peruas
são máquinas muito superiores comparáveis aos melhores utilitários
esportivos, oferecendo melhor manuseio e economia de combustível. Tudo isso sem
deixar a elegância e beleza. Certamente, podem ser importadas para o Brasil, mas os
preços não vão ser nada convidativos.