A indústria automobilística tem muitos exemplos de automóveis que fizeram a história do setor no Brasil. Mas, em tempos de internet e comunicação on-line, a rápida atualização é mais que necessária para se manter no topo das vendas e não ficar para trás num concorrido mercado: os carros compactos.
LEIA MAIS: Rota 2030 quer impulsionar venda de carros elétricos no Brasil
Dois exemplos recentes de modelos tradicionais que ampliam suas ofertas de versões são o Ford Ka, atualmente segundo colocados nas vendas totais de veículos, e o legendário VW Gol que retornou aos cinco primeiros mais vendidos no País. Os carros compactos são modelos que buscam agradar pela sua atualidade e conjunto de equipamentos e motores modernos.
A trajetória do Ka, sem dúvida, é sintomático. Ele nasceu subcompacto para quatro pessoas um tanto apertadas. Seu estilo inicial, projetado pelo designer francês Claude Lôbo, chegou a ser considerado avançado na época e teve um relativo sucesso principalmente na Europa. No Brasil chegou em 1997 como uma novidade, mas não pegou no formato proposto.
A engenharia da Ford brasileira partiu, então, para um projeto local. Criou inicialmente um modelo duas portas, maior que a versão original. Deu certo e abriu caminho para o modelo atual, considerado um dos mais eficientes compactos tanto em espaço interno como estilo moderno.
Eu tive a oportunidade de trabalhar no lançamento nas primeiras versões do Ford Ka brasileiro que ganhou o mundo. Com exceção da América do Norte, é vendido em mais de 100 países.
LEIA MAIS: Salão de Detroit busca se reinventar
Você viu?
Na última semana, recebeu um leve remodelação e novas versões, incluindo uma com transmissão automática, além do motor 1.5, um dos mais modernos do mercado brasileiro. Também continua a oferecer de o motor 1.0 de três cilindros, uma nova tendência na categoria de propulsores baixa cilindrada. O Ford Ka é verdadeiramente o atual carro-chefe da montadora americana que passa por momentos difíceis na América do Sul.
VW e Toyota entre os carros compactos
O Volkswagen Gol é outro histórico modelo. Nasceu no Brasil na década 1980. É um dos campeões de vendas da marca alemã em todos os tempos no mercado brasileiro. Como satisfação pessoal na minha carreira, também tive a oportunidade de trabalhar no projeto de comunicação do Gol Geração II, a primeira grande modificação do modelo na década 1990 durante o período da Autolatina, holding da VW e Ford na época.
Recentemente, o modelo ganha mais modernidade. Para este semestre, uma das novidades presentes no novo VW Gol 2019 será sua motorização, o câmbio automático e visual bem remoçado com um apelo um tanto esportivo.
LEIA MAIS: Veja detalhes do lançamento do Ford EcoSport no Brasil
A Volkswagen anunciou que modelo apresentará diversos itens tecnológicos, oferecendo muita segurança, economia, estabilidade e conforto. Aliás, o Gol sempre teve como diferencial no segmento ter um amplo espaço interno.
A chegada de novos modelos compactos, como o Toyota Yaris, aumenta ainda mais a concorrência no mais disputado segmento do mercado brasileiro. Há anos, os compactos hatch dominam amplamente a preferência dos brasileiros situam-se entre os modelos com preços entre R$ 40 e R$ 70 mil
Por isso, os tradicionais modelos buscam se renovar constantemente enquanto não apresentam suas gerações totalmente novas previstas para a próxima década. Bem, essa é a regra do jogo para não perder seu espaço no mercado de carros compactos
.