undefined
Divulgação
Em 2022 a Ford diz no CES 2019 que vai concluir a tecnologia C-V2X com comunicação entre veículos e pedestres

A indústria automobilística está passando por mudanças mais radicais do que qualquer outra coisa que tenha enfrentado desde a criação da primeira linha de montagem por Henry Ford há mais de um século. Ford, General Motors, Toyota, Volkswagen e outras agora se referem a si mesmas como empresas de "serviços de mobilidade", em vez de apenas fabricantes de automóveis na CES 2019.

LEIA MAIS: Mobilidade e zero emissões estão na rota da indústria automotiva

Hoje, de telefones e geladeiras a termômetros e TVs, as telas sensíveis ao toque, a comunicação inteligente e os assistentes virtuais tornaram-se partes da tecnologia cotidiana, tal como serão as novidades apresentadas em feiras como a CES 2019 . É hora dos carros recuperarem o atraso (atualmente apenas veículos de altíssimo custo contam com algumas facilidades tecnológicas).

undefined
Divulgação
Mercedes criou para o CES 2019 o conceito Vision URBANETIC, um van autônoma que transporta pessoas e mercadorias

As fabricantes de automóveis estiveram na CES (Consumer Electronics Show), maior feira mundial de tecnologia em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre 6 e 11 de janeiro, para mostrar o próximo nível de seus veículos. Sabia que a centenária Ford, detém um número de patentes tecnológicas muito próximo ao da Apple?

Pois é, na CES, a Ford anunciou que vai oferecer a tecnologia de comunicação do veículo-com-tudo pelo celular – a chamada C-V2X – em todos os modelos novos fabricados nos Estados Unidos a partir de 2022.

undefined
Divulgação
Hyundai Elevate do CES 2019 é um conceito autônomo off-road novo, que tem pernas articuladas e rodas

A C-V2X é uma tecnologia de comunicação sem fio que permite aos veículos “ouvir” e “conversar” uns com os outros, com os pedestres e com a infraestrutura de trânsito para transmitir informações de segurança e ajudar a criar um sistema de transporte inteligente e conectado. Trânsito com os dias contados? Quem sabe...

Tecnologia autônoma no CES 2019

undefined
Divulgação
Hyundai mostrou um sistema automatizado de manobrista em estacionamento no CES 2019

Para um futuro breve, a Mercedes-Benz apresentou seu Vision URBANETIC, um revolucionário conceito de van autônoma. Segundo a montadora alemã, o Visão URBANETIC elimina a separação entre pessoas em movimento e o transporte de mercadorias. Esse conceito permitirá a movimentação sob demanda e visa reduzir os fluxos de tráfico dos centros urbanos. Um passo enorme para o serviço de transporte e entrega rápida.

LEIA MAIS: SUVS e picapes que fazem sucesso no exterior e esperamos que cheguem ao Brasil

A Hyundai anunciou na CES 2019 um veículo “totalmente novo”, chamado de Veículo de Mobilidade Definitivo (UMV) – ou simplesmente Hyundai Elevate. Esse conceito de veículo autônomo é incrivelmente versátil e diferente porque tem pernas articuladas e rodas. Segundo a empresa, por isso, pode “dirigir, caminhar ou até mesmo escalar terreno íngremes”. Um off-road no melhor sentido dessa expressão.

undefined
Divulgação
A chinesa Byton no CES 2019 avança no lançamento de seu SUV elétrico com tela interativa por toque ou por voz, de 49"

O grupo Hyundai-Kia apresentou também o que chama de Sistema Automatizado de Estacionamento de Manobrista (AVPS) que visa evitar sobrelotação dos parques de estacionamento e das estações de carregamento de veículos elétricos. De acordo com a montadora coreana, o AVPS permite que um carro totalmente elétrico possa se dirigir de forma autônoma a um ponto de recarga sem fio. Assim que estiver totalmente carregado, procura sozinho um lugar de estacionamento nas proximidades e fica lá até ser entregue a um usuário. O sistema estará disponível a partir de 2030, nos carros das coreanas Hyundai e Kia. Quem sabe no próximo I40 elétrico.

undefined
Divulgação
Nissan quer usar a realidade virtual aumentada no CES 2019 para facilitar ã condução do veículo

Também na feira, a start-up chinesa Byton apresentou um SUV elétrico e revelou a maior tela de exibição já vista em um carro de produção. O motorista pode integrar várias funções numa tela de 49 polegadas de várias formas, dividindo a interface entre duas touchscreen (uma no volante; a outra em console central). A tela também reage ao reconhecimento de voz e gestos. Um verdadeiro cinema ao volante, ideal para carros de luxo .

LEIA MAIS: Mustang X Camaro: rivais chegam em novas versões ao mercado brasileiro em 2019

undefined
Divulgação
A segurança dos carros autônomos é a preocupação da Toyota com o software Guardian no CES 2019

A japonesa Nissan pretende usar a realidade virtual com o dispositivo Invisible-to-Visible (I2V). Como o nome sugere, o I2V permite que o motorista “veja o invisível”, sobrepondo um mapa em tempo real da área próxima usando sensores no carro e dados da nuvem. Ao tornar a navegação mais fácil, a Nissan afirma que o I2V pode “aumentar a sua confiança e tornar a condução mais segura e agradável”. A ver.

E tem mais tecnologia! A Toyota trouxe detalhes do sistema “Guardian” de assistência automatizada, um software que assume o controle total do carro amplificando ou corrigindo a condução, antecipando e identificando um incidente iminente. Maior segurança para os autônomos.

undefined
Divulgação
A Samsung anunciou no CES 2019 o Digital Cokpit, um interior futurista que faz tudo dentro do carro

Mesmo empresas não automotivas mostraram na CES 2019 tecnologia interativa para carros. A Samsung anunciou o Digital Cockpit, um interior futurista que pode fazer tudo, desde ligar o carro para ajustar o ar condicionado até iniciar ou monitorar à distância funções da casa do motorista. O painel possui vários aplicativos e há câmeras monitorando o comportamento do motorista para evitar que ele se distraia ou adormeça ao volante. Um faz-tudo no automóvel. Impressionante, não? Os carros elétricos estão ganhando vida - para proteger e facilitar a vida de quem realmente importa: Nós.

    Veja Também

      Mostrar mais