Tamanho do texto

Os fabricantes de carro agora se definem como empresas de serviços de mobilidade com transformações radicais do setor. Veja mais detalhes

Em 2022 a Ford diz no CES 2019 que vai concluir a tecnologia C-V2X com comunicação entre veículos e pedestres
Divulgação
Em 2022 a Ford diz no CES 2019 que vai concluir a tecnologia C-V2X com comunicação entre veículos e pedestres

A indústria automobilística está passando por mudanças mais radicais do que qualquer outra coisa que tenha enfrentado desde a criação da primeira linha de montagem por Henry Ford há mais de um século. Ford, General Motors, Toyota, Volkswagen e outras agora se referem a si mesmas como empresas de "serviços de mobilidade", em vez de apenas fabricantes de automóveis na CES 2019.

LEIA MAIS: Mobilidade e zero emissões estão na rota da indústria automotiva

Hoje, de telefones e geladeiras a termômetros e TVs, as telas sensíveis ao toque, a comunicação inteligente e os assistentes virtuais tornaram-se partes da tecnologia cotidiana, tal como serão as novidades apresentadas em feiras como a CES 2019 . É hora dos carros recuperarem o atraso (atualmente apenas veículos de altíssimo custo contam com algumas facilidades tecnológicas).

Mercedes criou para o CES 2019 o conceito Vision URBANETIC, um van autônoma que transporta pessoas e mercadorias
Divulgação
Mercedes criou para o CES 2019 o conceito Vision URBANETIC, um van autônoma que transporta pessoas e mercadorias

As fabricantes de automóveis estiveram na CES (Consumer Electronics Show), maior feira mundial de tecnologia em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre 6 e 11 de janeiro, para mostrar o próximo nível de seus veículos. Sabia que a centenária Ford, detém um número de patentes tecnológicas muito próximo ao da Apple?

Pois é, na CES, a Ford anunciou que vai oferecer a tecnologia de comunicação do veículo-com-tudo pelo celular – a chamada C-V2X – em todos os modelos novos fabricados nos Estados Unidos a partir de 2022.

Hyundai Elevate do CES 2019 é um conceito autônomo off-road novo, que tem pernas articuladas e rodas
Divulgação
Hyundai Elevate do CES 2019 é um conceito autônomo off-road novo, que tem pernas articuladas e rodas

A C-V2X é uma tecnologia de comunicação sem fio que permite aos veículos “ouvir” e “conversar” uns com os outros, com os pedestres e com a infraestrutura de trânsito para transmitir informações de segurança e ajudar a criar um sistema de transporte inteligente e conectado. Trânsito com os dias contados? Quem sabe...

Tecnologia autônoma no CES 2019

Hyundai mostrou um sistema automatizado de manobrista em estacionamento no CES 2019
Divulgação
Hyundai mostrou um sistema automatizado de manobrista em estacionamento no CES 2019

Para um futuro breve, a Mercedes-Benz apresentou seu Vision URBANETIC, um revolucionário conceito de van autônoma. Segundo a montadora alemã, o Visão URBANETIC elimina a separação entre pessoas em movimento e o transporte de mercadorias. Esse conceito permitirá a movimentação sob demanda e visa reduzir os fluxos de tráfico dos centros urbanos. Um passo enorme para o serviço de transporte e entrega rápida.

LEIA MAIS: SUVS e picapes que fazem sucesso no exterior e esperamos que cheguem ao Brasil

A Hyundai anunciou na CES 2019 um veículo “totalmente novo”, chamado de Veículo de Mobilidade Definitivo (UMV) – ou simplesmente Hyundai Elevate. Esse conceito de veículo autônomo é incrivelmente versátil e diferente porque tem pernas articuladas e rodas. Segundo a empresa, por isso, pode “dirigir, caminhar ou até mesmo escalar terreno íngremes”. Um off-road no melhor sentido dessa expressão.

A chinesa Byton no CES 2019 avança no lançamento de seu SUV elétrico com tela interativa por toque ou por voz, de 49
Divulgação
A chinesa Byton no CES 2019 avança no lançamento de seu SUV elétrico com tela interativa por toque ou por voz, de 49"

O grupo Hyundai-Kia apresentou também o que chama de Sistema Automatizado de Estacionamento de Manobrista (AVPS) que visa evitar sobrelotação dos parques de estacionamento e das estações de carregamento de veículos elétricos. De acordo com a montadora coreana, o AVPS permite que um carro totalmente elétrico possa se dirigir de forma autônoma a um ponto de recarga sem fio. Assim que estiver totalmente carregado, procura sozinho um lugar de estacionamento nas proximidades e fica lá até ser entregue a um usuário. O sistema estará disponível a partir de 2030, nos carros das coreanas Hyundai e Kia. Quem sabe no próximo I40 elétrico.

Nissan quer usar a realidade virtual aumentada no CES 2019  para facilitar ã condução do veículo
Divulgação
Nissan quer usar a realidade virtual aumentada no CES 2019 para facilitar ã condução do veículo

Também na feira, a start-up chinesa Byton apresentou um SUV elétrico e revelou a maior tela de exibição já vista em um carro de produção. O motorista pode integrar várias funções numa tela de 49 polegadas de várias formas, dividindo a interface entre duas touchscreen (uma no volante; a outra em console central). A tela também reage ao reconhecimento de voz e gestos. Um verdadeiro cinema ao volante, ideal para carros de luxo .

LEIA MAIS: Mustang X Camaro: rivais chegam em novas versões ao mercado brasileiro em 2019

A segurança dos carros autônomos é a preocupação da Toyota com o software Guardian no CES 2019
Divulgação
A segurança dos carros autônomos é a preocupação da Toyota com o software Guardian no CES 2019

A japonesa Nissan pretende usar a realidade virtual com o dispositivo Invisible-to-Visible (I2V). Como o nome sugere, o I2V permite que o motorista “veja o invisível”, sobrepondo um mapa em tempo real da área próxima usando sensores no carro e dados da nuvem. Ao tornar a navegação mais fácil, a Nissan afirma que o I2V pode “aumentar a sua confiança e tornar a condução mais segura e agradável”. A ver.

E tem mais tecnologia! A Toyota trouxe detalhes do sistema “Guardian” de assistência automatizada, um software que assume o controle total do carro amplificando ou corrigindo a condução, antecipando e identificando um incidente iminente. Maior segurança para os autônomos.

A Samsung anunciou no CES 2019 o Digital Cokpit, um interior futurista que faz tudo dentro do carro
Divulgação
A Samsung anunciou no CES 2019 o Digital Cokpit, um interior futurista que faz tudo dentro do carro

Mesmo empresas não automotivas mostraram na CES 2019 tecnologia interativa para carros. A Samsung anunciou o Digital Cockpit, um interior futurista que pode fazer tudo, desde ligar o carro para ajustar o ar condicionado até iniciar ou monitorar à distância funções da casa do motorista. O painel possui vários aplicativos e há câmeras monitorando o comportamento do motorista para evitar que ele se distraia ou adormeça ao volante. Um faz-tudo no automóvel. Impressionante, não? Os carros elétricos estão ganhando vida - para proteger e facilitar a vida de quem realmente importa: Nós.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.