Tamanho do texto

Principal rivalidade da indústria automotiva promete ter disputa quente com modelos superequipados. Conheça o que cada um deles oferece

Beleza americana. O nome do famoso filme estrelado por Kevin Spacey e Annette Bening, sobre os dilemas obscuros da sociedade, pode servir também para descrever dois dos maiores astros da indústria automotiva mundial. Como o título entregou (e os apaixonados por carros sabem) são eles o Ford Mustang e o Chevrolet Camaro, cujos novos modelos chegam ao mercado brasileiro em 2019.

LEIA MAIS: Saiba quais são os SUVs que estão para chegar no mercado

O Chevrolet Camaro 2019, amplamente renovado, começa a ser vendido no Brasil em fevereiro próximo
Divulgação
O Chevrolet Camaro 2019, amplamente renovado, começa a ser vendido no Brasil em fevereiro próximo

Sem dúvidas, eles são os responsáveis pela maior rivalidade que já existiu entre as duas montadoras dos Estados Unidos.  Desde a década de 1960, o Ford Mustang e o Chevrolet Camaro se enfrentam no domínio dos chamados “muscle  cars”, os esportivos fortes, potentes e exibidos.

LEIA MAIS: Veja quais são as novas propostas para carros médios no Brasil

Líder do segmento dos esportivos no Brasil e principal rival do Chevrolet Camaro,  o Ford Mustang ficou ainda mais completo na sua versão 2019
Divulgação
Líder do segmento dos esportivos no Brasil e principal rival do Chevrolet Camaro, o Ford Mustang ficou ainda mais completo na sua versão 2019

Ícone da cultura norte-americana, adorado por colecionadores, estrela de cinema e o modelo mais emblemático da Ford, o Mustang foi apresentado ao público pela primeira em abril de 1964.  Foi o primeiro superesportivo dessa espécie da história, sendo seguido anos mais tarde por modelos concorrentes inspirados claramente nele.

A Ford apresentou o Mustang pela primeira vez em 1964, numa feira mundial em Nova York,  criando o conceito dos “muscle cars“ que seria integrado ao Chevrolet Camaro
Divulgação
A Ford apresentou o Mustang pela primeira vez em 1964, numa feira mundial em Nova York, criando o conceito dos “muscle cars“ que seria integrado ao Chevrolet Camaro

A Chevrolet lançou o Camaro em 1967 e, já de cara, os destaques eram as duas faixas coloridas e o inconfundível ronco do motor V8. Sua segunda geração veio  em 1970, com uma carroceria mais larga e centro de gravidade mais baixo. Em 1974, foi a vez da Ford lançar a segunda geração do Mustang, popularizando o modelo com alguns tipos de motores menos potentes.

A GM lançou o primeiro Chevrolet Camaro em 1967, marcado pelo motor V8 e as faixas coloridas destacando-se no carro
Divulgação
A GM lançou o primeiro Chevrolet Camaro em 1967, marcado pelo motor V8 e as faixas coloridas destacando-se no carro

Nestes 50 anos, Mustang e Camaro chegaram a sua sexta geração, voltando basicamente ao conceito original dos modelos. Ou seja, foram recriadas as características essenciais para a evolução da dirigibilidade e da experiência ao volante dessas máquinas. Difícil dizer quem leva a melhor na corrida.  

Em uma disputa cabeça a cabeça, Mustang e Camaro apresentam agora novas tecnologias, motores ainda mais espetaculares e recursos de segurança e entretenimento de primeira. Tornaram-se carros completos, que, além das estradas, podem andar tranquilamente nas ruas de qualquer cidade mundial.

Esses dois ícones prometem esquentar as vendas dos superesportivos no Brasil. São para poucos, claro, mas suas virtudes podem ser admiradas por quem ama o assunto. Vamos a elas?

Mustang 2019

Diferentemente do Chevrolet Camaro, o Mustang 2019 traz como novidade em seu interior o sofisticado sistema de som Bang&Olufsen
Divulgação
Diferentemente do Chevrolet Camaro, o Mustang 2019 traz como novidade em seu interior o sofisticado sistema de som Bang&Olufsen

A Ford iniciou a venda do Mustang 2019, que continua a ser oferecido exclusivamente na versão de topo GT Premium, trazendo como novidades um sistema de som ainda mais sofisticado da Bang & Olufsen e a opção da cor azul Indianápolis. O novo modelo já está disponível nas concessionárias da marca mundo afora.

O ronco do motor V8 5.0 de 466 cv, controlado por meio do sistema de válvula ativa do escapamento (nos modos Normal, Esportivo, Pista e Silencioso), é um dos atributos marcantes do Mustang.

Na cabine, ele passa a contar também com o sistema de áudio mais tecnológico do mercado, o B&O Premium Sound System da Bang & Olufsen que melhora a qualidade sonora. O design do “muscle car” é empolgante com faróis de led e rodas de 19 polegadas.

A suspensão adaptativa MagneRide, os freios Brembo, os sete modos de direção e o bloqueio eletrônico das rodas dianteiras para preaquecimento dos pneus traseiros em arrancadas são outros recursos do esportivo, que acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, com transmissão automática de 10 velocidades.

LEIA MAIS: Conheça o futuro dos carros e do setor automotivo no Brasil

Como tecnologias de assistência, o Mustang 2019 traz piloto automático adaptativo, alerta de colisão com assistente de frenagem de emergência, detecção de pedestres e sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga. Ele vem também com oito airbags, controle eletrônico de estabilidade e tração AdvanceTrac, assistente de partida em rampa. Tem o sistema Ford Sync de conectividade, um dos mais completos para automóveis.

Camaro, sexta geração 

Entre as novidades do Chevrolet Camaro 2019, está a tecnologia HUD cujas informações do carro são projetadas no parabrisa
Divulgação
Entre as novidades do Chevrolet Camaro 2019, está a tecnologia HUD cujas informações do carro são projetadas no parabrisa

A sexta geração do Camaro está mais forte com motor 6.2L V8, 461 cv de potência e 62,9 kgfm de torque, fazendo com que o modelo atinja a incrível marca de 4,2 segundos ao acelerar de 0 a 100 km/h.

 Esse superesportivo ainda recebeu um intensificador de som da cabine, que torna o ronco do motor mais envolvente à medida que o giro do propulsor sobe.  Além disso, a plataforma está totalmente renovada, com ligas de materiais mais resistentes e chassi modular para otimizar a performance.

Há um gerenciador de consumo de combustível. Ele desliga os 4 cilindros quando não houver demanda de potência, como em situações de trânsito na cidade. O esportivo recebeu inovações como a tecnologia HUD, que permite que as informações são projetadas no para-brisa para que você não precise desviar o olho da estrada.

Além  de possuir destravamento das portas por aproximação (Easy Entry), também oferece câmera de ré, carregador wireless e partida do motor por controle remoto com acionamento do ar-condicionado (Remote Start System). Vem com o sistema Chevrolet MyLink em uma tela de 8” com  integração com Android Auto e Apple CarPlay.  Segundo a GM, chega ao mercado em fevereiro de 2019 nas opções Cupê SS e SS Conversível.

Vendas no Brasil

Desde a chegada ao mercado este ano, o Mustang é o líder absoluto dos segmentos de esportivos e esportivos premium no Brasil, com mais de 900 unidades vendidas. O Camaro teve um ano difícil porque diminuiu a oferta no Brasil devido à espera da chegada do novo modelo.

Mas este é um mercado pequeno e com modelos superexclusivos de alta performance. Nessa lista estão modelos como o Porsche 911 , o Audi TT , o Porsche Boxter, o Porsche Caymann, o Mercedes-Benz SLC 300, BMW M2 , entre outros de poucas vendas.

Longe do Chevrolet Camaro, o Porsche 911 ficou na segunda posição no ranking de vendas dos veículos superesportivos em 2018
Divulgação
Longe do Chevrolet Camaro, o Porsche 911 ficou na segunda posição no ranking de vendas dos veículos superesportivos em 2018

Em 2019, a Chevrolet promete engrossar a disputa com o Mustang. Os dois modelos têm muitas qualidades. O preço é para praticamente o mesmo: R$ 315.900,00 para ter um Mustang  GT Premium e R$ 315.000,00 para o Chevrolet Camaro Cupê SS. Se quiser um conversível só o Camaro oferece essa carroceria entre os dois modelos por R$ 350.000,00.

Quem puder comprar terá um bom divertimento na direção, seja qual for a escolha.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.