A Audi anunciou que antecipará para 2020 o lançamento de seu primeiro sedã elétrico: o modelo e-Tron GT, que impressiona pela beleza. Ele será uma opção de mercado frente ao Porsche Taycan EV que também chegará no próximo ano. Audi e Porsche são marcas irmãs do grupo Volkswagen e ambas escolheram o cinema para apresentar seus inéditos carros elétricos de alta performance.
LEIA MAIS: Ford F-150 será a primeira picape elétrica produzida em massa
O Audi e-Tron GT, já apresentado no filme Vingadores, tem um belo design e um conjunto esportivo impressionante. Ele mede 4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,38 metro de altura. O interior é projetado para 4 pessoas e o porta-malas tem capacidade para 100 litros. Os pneus são tamanho 285/30 e as rodas de 22 polegadas.
O modelo elétrico tem potência de 434 kilowatts, equivalente a 590 cavalos. A aceleração de 0 a 100 km/h é em cerca de 3,5 segundos. Atinge 200 km/h em pouco mais de 12 segundos. A velocidade máxima é regulada a 240 km/h. Seus dois motores elétricos são alimentadas por uma bateria de 95 kWh, que fica embaixo dos assentos. A autonomia com uma carga é de 450 quilômetros. Tem um carregamentorápido para até 70% de capacidade em poucos minutos.
A Audi diz que o e-tron GT será produzido na mesma linha de montagem do Audi R8, na fábrica da Böllinger Höfe, na Alemanha. Embora bem automatizada, a unidade tem a característica de produzir o carro “handcrafted” (feito a mão).
LEIA MAIS: Honda lançará o seu primeiro carro elétrico criado a partir do zero
A Porsche, por sua vez, confirmou o número de 30.000 reservas para o Taycan, seu primeiro carro totalmente elétrico (que deve ter uma prévia divulgada no filme Playmobil ). É fácil avaliar o real interesse dos compradores, já que a empresa solicitou 2.500 euros de sinal para reservar o veículo.
Você viu?
Ainda não há todos dados técnicos sobre desempenho, mas, segundo as primeiras informações divulgadas, o Taycan vai chegar aos 100 km:h em cerca de 3,5 segundos e tem uma velocidade máxima de 250 kmh. Dois motores elétricos, um em cada eixo, são alimentados por uma bateria de 400 células individuais. A potência é de 600 cv.
Com características bem próximas e preços similares ( estimado em cerca de 80 mil euros), é esperado uma boa briga no andar de cima do setor automotivo. É também uma clara demonstração que as duas marcas alemãs estão apostando alto nos carros elétricos.
Vingadores e Playmobil
A Audi e sua irmã Porsche estão investindo na publicidade de veículos elétricos por meio de produções cinematográficos. No primeiro semestre , o filme “Vingadores: Fim de Jogo”, da Marvel Studios, mostrou os conceitos elétricos do Audi e-tron Sportback e Audi e-Tron GT.
LEIA MAIS: Mercedes visa nova era de carros de luxo ao lançar seu primeiro SUV elétrico
Agora, a Porsche está apresentando o conceito Mission E no novo filme Playmobil. Este protótipo é totalmente elétrico e baseado no Taycan. No filme, o personagem do agente secreto Rex Dasher dirige um Mission branco. A estréia do filme será em Munique, na Alemanha, e chegará em circuito mundial a partir de 27 de agosto. (Veja o vídeo)
A Porsche foi mais rápida que a Audi e é a primeira marca a ter um produto licenciado da Playmobil em conjuntos que entusiasmam crianças e adolescentes. Agora, será apresentado o primeiro Porsche de controle remoto da Playmobil.
A exemplo do Porsche e do Audi
, o lançamento de veículos elétricos em filmes de grande repercussão é uma excelente publicidade dos novos produtos. E também uma grande oportunidade de audiência jovem para formar a consciência de novas gerações sobre o futuro automotivo.