A Ford divulga seu programa de lançamento de veículos eletrificados na Europa, prometendo oito modelos nos próximos meses e outros nove produzidos até 2024. A montadora estima vender 1 milhão/ano de híbridos e elétricos, superando o volume dos modelos convencionais movidos a gasolina e diesel. A nova gama de veículos certamente mudaria a atual imagem da marca no Brasil.
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“Com a eletrificação rapidamente se tornando a corrente principal de mercado, estamos aumentando substancialmente o número de modelos eletrificados”, disse o presidente da Ford na Europa, Stuart Rowley. O portfólio da montadora inclui versões híbrida e híbrida plug-in da perua Mondeo, tradicional no mercado europeu. Outro modelo renovado é o Kuga Hybrid, um elegante SUV médio de nova geração, que tem previsão de vir para o mercado brasileiro.
Sucesso na Europa, a perua Mondeo Hybrid Plug-in foi totalmente reformulada e mostra que este segmento ainda tem forte presença na Europa. Na linha de utilitários esportivos de grande porte, a montadora vai lançar o Explorer Hybrid Plug-in, que foi totalmente reformulado e agora acomoda até sete pessoas.
Entre os comerciais híbridos, destaque para o Torneo, com versōes furgão e van de passageiros, que pode levar até oito pessoas. O modelo associa um motor a gasolina turbo 1.0 a outro elétrico alimentado por bateria de íons de lítio de 13,5 kWh. O Torneo pode rodar no modo 100% elétrico por até 50 quilômetros e usa o motor a combustão como recarregador da bateria para ampliar o alcance até 500 km.
A van Torneo é um modelo que pode rodar no modo 100% elétrico por até 50 km e usa o motor à combustão para recarregar a bateria. Há ainda para o próximo ano a previsão de chegada de um inédito SUV totalmente elétrico. Inspirado no Mustang , o modelo será destinado ao mercado de luxo, segmento em que vem acontecendo os principais lançamentos de carros elétricos. O modelo da Ford terá um alcance específico de 600 km, motor elétrico de 700 cv de potência e capacidade de carregamento rápido.
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A volta do Puma
A montadora confirmou ainda o lançamento do novo crossover compacto Puma híbrido plug-in. O nome já foi usado pela marca num pequeno cupê vendido na Europa de 1997 a 2002. Equipado com o motor 1.0 turbo chamado EcoBoost e outro elétrico, o Puma 2020 aproveita a plataforma B da Ford e vai ser sucessor do EcoSport que parou de ser vendido naquele mercado.
O nome Puma do anos 1990 volta a ser usado num crossover moderno que será o sucessor do EcoSport na Europa. O Ford Puma é mais espaçoso do que o EcoSport, especialmente no porta-malas. São 456 litros de volume que podem ser atingidos graças a um sistema de assoalho modular.
Curiosidade: havia um fabricante brasileiro independente que produziu um veículo esportivo chamado Puma entre as décadas 1960 e 1990. Hoje esse modelo é objeto de desejo de muitos colecionadores locais. Essa empresa nacional tem o domínio do nome Puma no nosso País.
Ford “enxuta”
O plano da Ford vai além de modernizar seus produtos e tirar seu atraso em veículos híbridos, híbridos plug-in e elétricos. Ela realiza uma ampla reestruturação de sua divisão europeia para tornar a operação mais enxuta, competitiva e lucrativa. A empresa disse recentemente que cortará 12.000 empregos até o final de 2020.
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Na sua nova fase europeia no mundo dos híbridos elétricos, a Ford anunciou que terá parcerias com fornecedores de energia na Europa para instalar caixas de recarga domésticas e fornecer tarifas de energia verde. Também vai criar um aplicativo para ajudar os motoristas a localizar mais facilmente os mais de 118.000 pontos de recarga elétrica em 30 países. Sem dúvida, são objetivos ousados da Ford que se espera que cheguem também ao Brasil.