Caminhões movidos a energia alternativa estão começando a ganhar popularidade. Grandes fabricantes, como Volvo, Freightliner, Daimler, Mack, Paccar, Navistar, Scania, MAM, DAF e até a startup Tesla, possuem atualmente investimentos em propostas de caminhões elétricos.
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A Volvo Trucks, por exemplo, vai introduzir nos Estados Unidos, em 2020, o modelo elétrico VNR - a empresa também anunciou um programa de demonstração na Califórnia, em parceria com o governo local, que prevê a circulação de 80 mil caminhões elétricos e a criação de 50 estações de carregamento nos próximos 14 meses (numa rede elétrica equivalente a uma pequena cidade).
Os caminhões desse programa são do tipo trator de cabine diurna e caminhões retos com um peso bruto total de 30 toneladas e 37 toneladas, conforme a configuração. As unidades de transmissão incluem trações 4x2, 6×2 e 6x4. Utiliza ainda uma tecnologia de propulsão e armazenamento de energia com trem de força totalmente elétrico, baseada no sistema usado pela sua empresa-irmã, Volvo Buses, que já vendeu mais de 4.000 ônibus elétricos desde 2010.
DAF e VW no Brasil
No Brasil, uma feira voltada ao setor dos transportes rodoviários e de carga (Fenatran), realizada em São Paulo, teve a exibição de veículos comerciais elétricos, a gás natural, hidrogênio e de condução semi-autônoma. Segundo os organizadores o objetivo foi antecipar a visão dos veículos comerciais e da mobilidade nos próximos anos.
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Entre as marcas participantes, a DAF foi um dos destaques por prometer produzir veículos elétricos e híbridos em sua fábrica, em Ponta Grossa, no Paraná. Na Fenatran, com a tecnologia da matriz Paccar e de seus parceiros, Kenworth e Perterbilt, a DAF expôs as linhas de elétricos LF e CF.
O DAF LF Electric é um caminhão totalmente elétrico de 19 toneladas, que possui tecnologia Cummins com motor elétrico de 195 kW/266 cv (com pico de 250 kW/340 cv). É alimentado por uma bateria de 222 kWh, oferecendo alcance de até 220 quilômetros com o caminhão totalmente carregado. E é ideal para distribuição urbana e regional.
Já o DAF CF é projetado para atender operações de transporte com até 37 toneladas. Conta com o powertrain inteligente que tem como base central um motor elétrico de 210 kW, alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 170 kWh.
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Numa realidade mais próxima, a Volkswagen afirma que vai lançar, em 2020, o caminhão elétrico e-Delivery. As primeiras unidades já estão sendo produzidas na linha de montagem de Resende, no Rio de Janeiro. Será oferecido nas versões de 9 ou 11 toneladas de peso bruto total, podendo receber diversas configurações de carroceria sobre seu chassi. Com foco no uso urbano, o caminhão é enquadrado como VUC (Veículo Urbano de Carga), dedicado à entrega de encomendas nas cidades. Possui emissão zero e nível de ruído extremamente baixo.
Os caminhões elétricos são uma estrada para o futuro. Para o motorista, dirigi-lo exige uma adaptação: é mais sensível do que um veículo à diesel. Também para um caminhão EV, a questão do carregamento elétrico e a autonomia é de suma importância. Mas deverá ser uma tendência principalmente nas áreas urbanas em razão das rígidas legislações ambientais no mundo.