A Volvo lança em outubro seu primeiro carro totalmente elétrico, o SUV XC40 EV - o compromisso da montadora sueca é eletrificar todos os veículos de sua gama de produtos em um futuro próximo.
LEIA MAIS: Volvo S60 da nova geração chega para desafiar os líderes alemães
O XC40 atual é um dos utilitários esportivos de maior sucesso da Volvo . As especificações da versão elétrica serão reveladas no próximo dia 16, para quando está marcado o lançamento oficial do SUV compacto. As primeiras informações divulgadas mostram que o modelo usará dois motores para fornecer torque às rodas dianteiras e traseiras, além de ter tração nas quatro rodas.
A Volvo ressalta que o XC40 elétrico será um dos carros mais seguros da marca, apesar dos desafios apresentados pela ausência de um motor de combustão. Ou seja, a empresa investiu muito na engenharia de segurança do XC40 eletrificado.
Especificamente, a montadora diz que o XC40 apresentará uma nova plataforma de sensor do sistema de assistência ao motorista que integra tecnologias de radar, câmera e ultrassom para permitir funções mais avançadas e sofisticadas.
LEIA MAIS: Conheça a Polestar, marca de híbridos e elétricos com o DNA da Volvo
No XC40 elétrico também foram reprojetadas as estruturas de colisão dianteira e traseira. Há ainda suportes para controlar os efeitos dos motores elétricos em caso de colisão, estrutura que minimiza a falta de um grande motor a gasolina ou diesel.
Você viu?
Caminho para elétricos
Segundo a Volvo, a empresa trabalha com o desenvolvimento da propulsão elétrica desde a década de 1970 e “aprendeu muito ao longo do caminho”, com a implantação de uma frota de teste de veículos elétricos com bateria C30 em 2010.
O protótipo do carro elétrico C30 usava um motor elétrico de 82 kW e possuía uma bateria de íons de lítio de 24 kWh instalada no túnel do eixo de transmissão e no espaço normalmente ocupado pelo tanque de combustível. O conceito C30 elétrico foi apresentado nos salões do automóvel de Detroit e Paris naquele ano.
A montadora apresentou seus primeiros carros híbridos a diesel plug-in do mundo em 2012. Naquele ano, a Volvo apresentou o modelo XC60 Plug-in Hybrid . O diferencial deste conceito era que apenas com o toque de um botão o motorista podia escolher se queria utilizar apenas o motor elétrico, somente o a combustão ou a combinação dos dois.
LEIA MAIS: Caminhão autônomo da Volvo inicia transporte de carga na Suécia
Agora em 2019, a Volvo lançou o SUV XC90 T R-Design Híbrido, que mostra grande evolução no segmento de eletrificados. Possui visual esportivo, rodas de de 22 polegadas, acabamento de fibra de carbono e 7 lugares.
Tem um motor 2.0 turbo a gasolina que entrega 324 cavalos de potência. Aliado a ele, está um motor elétrico de 88 cv. A potência combinada é de 413 cv. Este modelo híbrido está sendo oferecido por R$ 429.950.
Projetar carros que tornam a vida do motorista mais fácil, seguros e adequados à transformação ambiental tem sido a proposta de muitas montadoras internacionais. E avançam cada vez mais nos lançamentos de carros híbridos e elétricos, inclusive, da Volvo .