Audi Q4
Divulgação
O Audi Q4 e-Tron será o primeiro Audi com a plataforma exclusiva para carros elétricos do grupo Volkswagen

A Audi acaba de apresentar no Brasil o SUV elétrico e-Tron pelo preço de 460 mil reais. Enquanto isso, na Europa, a montadora alemã anunciou que um novo modelo EV chegará naquele mercado: o Audi Q4 e-tron, já mostrado como conceito, terá sua versão de produção lançada no final de 2020.

LEIA MAIS: Conheça o novo Lexus UX300e, crossover elétrico de luxo da Toyota

O Audi Q4 será o quinto elétrico da Audi. Mas, o primeiro de origem elétrico da nova série de veículo da marca já que vai utilizar a plataforma MEB da Volkswagen, criada especialmente para veículos EV. A produção em massa dessa plataforma tem o objetivo de reduzir os preços dos carros elétricos das marcas do grupo Volkswagen. Além disso, deve permitir um melhor desempenho elétrico.

Em termos de design, o Q4 tem semelhança com o e-Tron atual vendido aqui, que é o primeiro SUV elétrico de produção da Audi, mas derivado do modelo similar à gasolina. Contudo, o Q4 é menor e deve ser um concorrente no crescente segmento de SUV elétrico compacto. Ele tem 4,59 metros de comprimento, 1,90 metros de largura e 1,61 metros de altura.

Audi Q4
Divulgação
Audi Q4 vem com interior arrojado, mas mantém os retrovisores no lugar de câmeras, presentes no e-tron

LEIA MAIS: Conheça o Ford Mustang Cobra Jet, carro de corrida elétrico com 1400 cv

A Audi adiantou que o Q4 vai ser equipado com dois motores elétricos com um sistema de tração nas quatro rodas. A potência total de 225 kW. A aceleração de zero a 100 km/h chega em 6,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 180 km/h. A bateria é de 82 kWh que alimenta veículo por até 450 km com uma única carga. Números bons para um veículo tipo SUV que tem uma altura maior em relação ao solo.

Por outro lado, a Audi cancelou seus planos de direção totalmente elétrica para o nova geração do sedã A8 previsto para o próximo ano. Em vez disso, o A8 terá uma versão híbrida plug-in (motor a gasolina combinado com outro elétrico recarregável) com um alcance de 47 km no modo elétrico. A decisão faz parte da estratégia de concentrar a marca em novos SUVs totalmente elétricos, como o e-Tron Q4 .

LEIA MAIS: Ford prepara novo SUV elétrico com plataforma da VW

O Audi Q4 deve chegar ao Brasil em algum momento de 2021 e custaria custaria cerca de 350 mil reais. É um produto para um segmento exclusivo e de baixo volume de mercado, mas um importante exemplo porque mostra que novos veículos com tecnologia precisam ser lançados para superar a crise automotivo causada pela pandemia do coronavírus.

Audi Q4
Divulgação
Vincos pronunciados e alta linha de cintura fazem parte o desenho do SUV da marca alemã, que pode deve ser vendido no Brasil




    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários