RAM 1500 TRX passa a ser a picape mais potente do mundo, mas a Ford Raptor promete dar o troco em breve
Divulgação
RAM 1500 TRX passa a ser a picape mais potente do mundo, mas a Ford Raptor promete dar o troco em breve

A Fiat-Chrysler (FCA) não anunciou planos fechados de lançar uma picape elétrica, mas confirmou que está de olho neste florescente segmento. Enquanto isso, a montadora apresentou a picape RAM 1500 TRX, de 702 cavalos, tradicional a gasolina, com velocidade limitada a 190 km/h, que faz dela a mais rápida do mundo. A missão é encarar os modelos musculosos como a Ford Raptor e o retorno da GMC Hummer.

A RAM TRX pode ir de zero a 100 km/h em 4,5 segundos. O modelo tem basicamente o mesmo V8 superalimentado de 6,2 litros que está no SUV Durango Hellcat. Esta é a primeira vez que o motor da série Hellcat é colocado na picape.

Como uma picape off-road de alta velocidade, a RAM TRX vai competir contra a popular Ford F.150 Raptor de 450 cavalos no mercado norte-americano. Mas com seu enorme V8 supercharged, a RAM produzirá muito mais potência do que o V6 turbo, de 3,5 litros, da Raptor.

A RAM TRX tem uma carroceria musculosa adequada a superfícies do tipo todo-terreno. Com largos alongadores do para-lama, ela utiliza pneus off-road extra resistentes. Os sistemas de tração nas quatro rodas e de suspensão da picape são especialmente projetados para rodar em terrenos acidentados em velocidades acima de 160 quilômetros por hora.

Você viu?

A picape tem vários modos de direção que controlam a transmissão, a resposta da direção, o desempenho da tração nas quatro rodas e a rigidez da suspensão. Isso inclui modos off-road: Lama / Areia, Pedra e Baja (superfícies irregulares).

O nome TRX soa como T-Rex, um dinossauro predatório que era consideravelmente maior do que o VelociRaptor que deu nome ao modelo da concorrente Ford. “T-Rex destrói aves de rapina", provoca Michael Koval, chefe da marca Ram da Fiat Chrysler. Os preços do TRX começarão em cerca de US$ 75.000.

A picape GMC Hummer terá nova geração com uma versão totalmente elétrica
Divulgação
A picape GMC Hummer terá nova geração com uma versão totalmente elétrica

Entretanto, as picapes superpotentes movida à gasolina parecem que vão se transformar num nicho de mercado. “Estamos muito comprometidos com nossa estratégia de eletrificação - a maior parte da qual ainda não revelamos ", disse o executivo.

Atualmente, não há picapes elétricas à venda nos Estados Unidos em 2020, mas o segmento deve inflar nos próximos anos. A Tesla e a startup Rivian introduziram conceitos que estão próximos à produção de serie. A Ford fará uma versão elétrica da F-150 em sua 14ª geração. A General Motors prepara o lançamento da Chevrolet Silverado e sua GMC já anunciou a picape Hummer elétrica, famosa pelo uso off-road.

Ao que tudo indica, ainda este ano, a RAM apresentará também uma versão eletrificada. “Obviamente, as picapes e SUVs são franquias fundamentais para nós, e não vamos ficar parados para que nossa posição não se dilua no futuro “, afirma o executivo. São novos tempos para conectar as picapes tradicionais com um novo público.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!