A estratégia de marketing do automóvel sempre teve ideias ousadas. A história do Mustang, por exemplo, foi repleta delas sempre com aventuras e ações cinematográficas.
Para celebrar os 50 anos do Mustang , a Ford expôs, em 2015, esse veículo esportivo no último andar do Empire State Building, um arranha-céu de 102 andares em Manhattan, no centro de Nova York (EUA) , com quase 400 metros de altura.
Como edifício é muito alto e localizado numa área central que não permitia o içamento, tão-pouco o uso de elevadores, a solução foi uma complexa operação de engenharia . Ou seja, ele foi desmontado completamente e montado lá em cima, ficando funcionando com seu característico ronco do motor. O mesmo procedimento foi também realizado para a descida.
Entretanto, essa ação de marketing , que pude assistir no local, foi uma repetição da mesma exposição feita 1965, quando a montadora lançou seu esportivo mais famoso que foi apresentado da mesma forma. Hoje, os dois veículos de épocas diferentes estão expostos num museu da Ford .
Nas duas ocasiões, o Mustang chamou a atenção do público pela sua exclusiva apresentação. Aliás, o carisma do esportivo foi construindo com múltiplas estratégias diferenciadas.
Assim, desde que foi lançado, o Ford Mustang tornou-se uma parte importante da cultura mundial do automóvel . Ele soma mais de três mil aparições em filmes e na TV, com grandes astros, além de ser tema de centenas de músicas.
No Brasil, o Mustang chegou um pouco tarde, em 2018, mas mereceu um evento empolgante no Jockey Club de São Paulo. Precedido de salto de pára-quedismo noturno, o carro desfilou na pista central do hipódromo numa alusão ao nome Mustang, um raça puro-sangue de cavalos norte-americano.
Chegando aos dias atuais, para celebrar o 58º aniversário do Mustang , a montadora lança novas opções inéditas de cores perolizadas para o esportivo, atualmente nas versões Mach 1 , Bullit e Shelby .
Aos 58 anos, o Mustang ganhou novas cores inéditas
O Mustang
, em sua quarta geração, está equipado com o motor Coyote V8 5.0 mais potente da linha, capaz de gerar impressionantes 483 cv de potência.
O grande desafio da montadora agora é definir uma nova identidade para este cupê esportivo. Em 2021, o Mustang ganhou a versão elétrica Mach-E
.
A julgar pelo primeiro ano de vendas, ele ganhou a confiança do público no segmento movido à eletricidade. Também recebeu vários prêmios da imprensa com o “ Carro Elétrico do Ano de 2021 ”, além ser finalista do “Carro Mundial do Ano “ agora em 2022 . Ou seja, um bom recomeço para um carro que tem muita história.