Maio parece ser predestinado para o automobilismo brasileiro. Este mês marca a perda de Ayrton Senna, o maior ídolo mundial do esporte a motor. Tive a oportunidade de conhecê-lo, bem jovem, quando esteve no escritório da Ford para um pedido simples: saindo do kart, iria para a Inglaterra iniciando sua carreira na corrida de monoposto da Fórmula Ford inglesa.
Humilde, gentil e carismático, Ayrton não pediu patrocínio: apenas uma carta de apresentação da filial brasileira para a inglesa da marca. A partir da Fórmula Ford , começa uma uma grande história de sucesso até chegar ao tricampenato na F1.
Mas falando de história, no dia 15 de maio de 1983, a três maiores gerações de pilotos brasileiros, Chico Landi, Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, se encontraram uma única vez na prova Desafio dos Campeões, em Interlagos. Foram homenageados durante a etapa paulista do campeonato brasileiro da Fórmula Ford .
A foto da Folha da Manhã registra esse marco histórico, há quase 40 anos. Chico Landi foi um precursor na década 50 correndo nas pistas de rua em São Paulo e Rio de Janeiro, empolgando o público que aprendia gostar do automobilismo ainda incipiente no Brasil.
O bicampeão da Fórmula 1 , Emerson Fittipaldi, hoje aos 75 anos, é um “embaixador” do automobilismo brasileiro. Vi de perto sua emocionante vitória no Torneio Internacional BUA de Fórmula Ford, em 1970, lançando a categoria no Brasil.
Interessante que também num 1º de maio, há exatos 50 anos, Fittipalidi conquistava a primeira vitória na temporada de 1972 da F1, ano do seu primeiro título mundial, com a Lotus-Ford .
Agora, na semana retrasada, dia 4 de maio, ele foi mais uma vez protagonista fazendo a volta inaugural do Grande Prêmio de Fórmula 1
de Miami, nos EUA.
Pois é, vários acontecimentos num mesmo mês de maio ao longo dos anos podem ser coincidência. Mas, mostram páginas de belas histórias de ídolos brasileiro.
Mais uma coincidência deste mês, o movimento Maio Amarelo
foi criado no mundo para chamar a atenção da sociedade dos altos índices dos acidentes de trânsito. Pilotar em alta velocidade é só nas pistas de corrida com total segurança e com pilotos habilitados. Não nas vias públicas.