A Fundação Toyota do Brasil é a principal mantenedora do Projeto Arara Azul, que preserva esta ave brasileira, no Pantanal do Mato Grosso do Sul. Nós estivemos visitando o projeto, comandado pela bióloga Neiva Guedes e aproveitamos para fazer um teste com a nova versão Challenge da Picape Hilux pelas trilhas do Pantanal.
LEIA MAIS: Toyota Hilux ganha novas versões e a série especial Challenge
Baseada na versão SR diesel, a Toyota Hilux SR Challenge é uma série especial da picape média líder de vendas no Brasil, lançada em outubro. Ela ganhou um pacote estético que lhe garantiu um ar de esportividade e ainda mais robustez.
Nas estradas alagadas do Pantanal Mato-Grossense, o comportamento da Hilux foi muito bom. Quase o tempo todo com a tração 4x4 acionada, enfrentou muitos desafios. Nesta época o Pantanal começa o período de cheias e as vias ficam alagadas. No projeto Arara Azul, os veículos usados são as picapes Hilux, única maneira de, nesta época, os biólogos encontrarem os ninhos desses pássaros em meio a mata.
LEIA MAIS: Toyota faz Hilux igual a carrinho de controle remoto dos anos 80
O modelo conta com rodas de liga leve de 17” na cor preta, protetor de para- choques, faróis dianteiros com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, adesivos na lateral e traseira da caçamba com logo Hilux Challenge, adesivos nas portas com logomarca Toyota, Santantônio, interior com costuras vermelhas, painel com detalhes pretos e vermelhos, tapetes Hilux Challenge, e grade do radiador, maçanetas e estribo lateral tubular na cor preta.
Mais equipamentos e detalhes
Além disso, o modelo vem de série com itens como vidros com dispositivo antiesmagamento e função um toque para subida e descida, travas e retrovisores elétricos, volante com funções de áudio, telefone e comandos de voz e display de múltiplas funções. A SR Challenge ainda conta com dispositivo de áudio ligado a uma tela touchscreen de 7”, com funções de DVD, MP3, entrada auxiliar de vídeo e seis alto-falantes, e que fornece informações de consumo de combustível e da câmera de ré.
LEIA MAIS: Veja por que o mercado de picapes não será o mesmo após o sucesso da Fiat Toro
A Hilux SR Challenge está disponível apenas com motor a diesel 2.8L de quatro cilindros em linha, com turbo compressor de geometria variável e intercooler que rende 177 cv a 3.400 rpm e 45,9 kgfm de torque. Nas cores Branco Polar e Vermelho Metálico. Atualmente, a Hilux é a líder de vendas da categoria com uma participação de 31% de mercado.