O Chevrolet Camaro 2019 começa a ser vendido no Brasil no início deste ano de 2019. E chega nitidamente com a intenção de desbancar o Ford Mustang, que desde que foi lançado oficialmente no Brasil, ofuscou o esportivo da Chevrolet. O Camaro tem um diferencial: chega em duas versões, a normal e a conversível. Os preços de Camaro e Mustang se equivalem. Agora é esperar para ver quem ganha esta briga.
LEIA MAIS: Mercedes-AMG GLA 45: o motor quatro cilindros mais potente do mundo
O Chevrolet Camaro 2019 reforça a atitude esportiva com um design mais imponente, transmissão automática sequencial de 10 marchas além dos inéditos sistemas de controle de largada e de aquecimento de pneus traseiros.
Outras importantes inovações que estreiam com o modelo são a terceira geração do multimídia MyLink e o retrovisor interno por câmera. O Novo Camaro SS chega às concessionárias no primeiro trimestre do próximo ano com o potente motor 6.2 V8 de 461 cv nas carrocerias cupê (com teto solar) e conversível.
LEIA MAIS: Jeep Renegade 2019: como nasce o SUV?
Produto aspiracional da gama, o Camaro vem tendo papel importante no fortalecimento da marca Chevrolet, que vive seu melhor momento no Brasil com a conquista da liderança absoluta do mercado pelo terceiro ano consecutivo.
O Camaro 2019 caracteriza-se pelo design mais imponente e esportivo. Na dianteira, essa percepção dá-se pelos novos faróis em Full LED, além do capô, grade e para-choque remodelados. Tudo isto agrega uma personalidade marcante ao veículo e antecipa a linguagem estética de futuros modelos da Chevrolet.
O mesmo conceito de contemporaneidade foi aplicado na parte traseira. As lanternas, aliás, mostram a evolução do conceito “dual-element” da Chevrolet e harmonizam com o para-choque de linhas mais musculosas.
Na lateral, o diferencial fica por conta das rodas de 20 polegadas. Enquanto no cupê elas trazem pintura acetinada, no conversível elas são pretas de alto brilho. O design do rival do Mustang também é diferente, o que contribui para diferenciar a identidade de cada versão.
Outro avanço está na nova transmissão automática sequencial de 10 marchas, que substitui a anterior, de oito. Mais tecnológica e eficiente, a AT10 otimiza os escalonamentos que tornam a condução do veículo ainda mais prazerosa. A relação entre as trocas são mais curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais vigorosas.
Outra vantagem são as trocas mais suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível. Com a nova transmissão, o muscle car ganhou a função de controle de largada, conhecido também como “launch control”, própria para autódromos.
O mecanismo permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais.
Tecnologia do Chevrolet Camaro 2019
Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque (Torque Vectoring), que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.
LEIA MAIS: Como anda o Volvo XC60 com motorização diesel?
O motor V8 de 461 cv do Camaro traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor. O Camaro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê.
Outra importante inovação da GM que estreia com o Chevrolet Camaro 2019 é a terceira geração do multimídia MyLink, que oferece uma experiência mais centrada nas necessidades do usuário. No modelo conversível, a chave também pode comandar a abertura da capota, que é aberta completamente em 25 segundos. A operação também pode ser feita com o carro em movimento numa velocidade de até 50 km/h.