![Salão de Frankfurt 2019: O conceito de mobilidade urbana nunca foi tão evidente quanto o que se viu na Alemanha Salão de Frankfurt 2019: O conceito de mobilidade urbana nunca foi tão evidente quanto o que se viu na Alemanha](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5n/6b/3b/5n6b3bny22f41nl4zergbr8pl.jpg)
Os veículos elétricos e híbridos foram as estrelas principais do Salão de Frankfurt 2019. Promoveu estreias de veículos elétricos importantes, como o primeiro veículo elétrico de produção em série da Porsche, o Taycan, e o hatchback movido a bateria de grande volume da Volkswagen, o ID3. Um dos lançamentos elétricos mais esperados no evento foi o do Volkswagen ID 3.
LEIA MAIS: Toyota Corolla é o primeiro híbrido nacional. Confira detalhes no vídeo
No Salão de Frankfurt 2019
, a Volkswagen descreve o ID3 como o carro elétrico para todos, explicando que o “3” significa o terceiro capítulo da marca, depois do Carocha e do Golf.
O ID3 é o primeiro a usar a plataforma MEB, uma base que pode assumir várias dimensões e vários modelos e que será a base de todos os carros elétricos a produzir produzidos pelo grupo VW nas próximas décadas.
O ID3 será oferecido com três tamanhos de bateria e duas potências. O motor elétrico montado na traseira tem 150 ou 203 CV e as baterias têm 45, 58 e 77 kWh. A bateria com 45 kWh com o motor de 190 CV tem 328 km de autonomia. Já a bateria de 58 e 77 kWh, ligada ao moto de 203 CV tem autonomia de 416 e 546 km. A capacidade de recarga de 100 kW estará disponível em alguns modelos com a promessa de autonomia de 248 km com 30 minutos de carregamento.
LEIA MAIS: Híbrido Volvo S60 chega para brigar com BMW, Mercedes e Audi
No interior, o painel de instrumentos é limpo e simples, destacando-se a tela de 10 polegadas centralizada que abriga todos os sistemas, sendo que o carro recebe atualizações pela internet. Mas as estrelas do Salão de Frankfurt deste ano não foram apenas os carros híbridos e elétricos pequenos ou esportivos. Por lá também esteve um grandalhão. O Land River Defender plug-in.
Já a Audi mostrou o seu conceito de veículo AI: Trail irá um veículo off-road elétrico do futuro. O AI: Trail é o quarto conceito de veículos elétricos da Audi que mostra como a direção autônoma remodelará o transporte nos próximos 10 anos. A Audi também estreou o A1 Citycarver, uma versão no estilo SUV de seu hatchback subcompacto com distância ao solo aumentada em cerca de 40 mm para facilitar a entrada e melhor visibilidade.
Uma versão de desempenho RS6 do Audi A6 com um motor V-8 híbrido também esteve no salão, liderando o que a Audi descreve como uma nova onda de produtos RS. Um deles é o novo RS7.
A BMW tem muitos modelos de produção lançandos no salão, incluindo o novo hatchback da série 1 com tração dianteira, o mais recente SUV X6 grande com estilo de cupê grande e a versão station wagon do modelo médio de 3 séries. A versão Gran Coupe de quatro portas da série 8 também foi exibida. Além disso, a BMW também revelou a nova série 4, que é a versão cupê das últimas 3 séries. Os visitantes do show puderam dar uma primeira olhada no conceito de supercarro híbrido Vision M Next.
A Ford também apresentou toda uma linha de carros elétricos e híbridos, a começar pelo novo SUV médio Kuga, primeiro Ford a oferecer a opção de versões híbridas leve, total e plug-in;
O novo Explorer Hybrid Plug-In, SUV de sete lugares, combinando a propulsão elétrica com a autonomia e liberdade de um motor a combustão tradicional.
E o crossover compacto Puma EcoBoost Hybrid, inspirado em SUVs, um híbrido leve com tecnologia sofisticada para a redução de emissões e do consumo de combustível, exibido pela primeira vez na versão Titanium X.
LEIA MAIS: Sandero, Logan e Stepway. Como são estes Renault, com câmbio automático CVT
Você viu?
Os japoneses também estão adiantados em carros eficientes. A Honda mostrou o pequeno Honda-e, acentuando design, conectividade e inovações, como as câmeras no lugar dos espelhos das portas. O interior do Honda-e é dominado por cinco telas que atravessam o painel, incluindo duas telas de informações de 12,3 polegadas e duas telas adicionais exibindo um feed das câmeras voltadas para a parte traseira, que substituem os espelhos laterais. O minicarro tem autonomia de até 220 km.
Os coreanos também não querem ficar para trás na eletrificação dos automóveis. O novo minicar i10 tem uma aparência mais esportiva para atingir um público mais jovem. A tecnologia disponível inclui o aplicativo Bluelink da Hyundai para se conectar remotamente ao carro. A Hyundai é uma das poucas marcas comprometidas com os minicars.
Supercarros
![Lamborghini Sián: Supercarro terá apenas 63 unidades produzidas é um dos mais velozes da marca Lamborghini Sián: Supercarro terá apenas 63 unidades produzidas é um dos mais velozes da marca](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dx/n9/wb/dxn9wbm950si69x7d2n40tiqo.jpg)
E quem falou que os superesportivos não podem ser eficientes energeticamente ? O Lamborghini Sian foi apresentado com avançada tecnologia híbrida leve do fabricante de supercarros que combina desempenho e economia. O Sian de 819 cv é o modelo mais poderoso da Lamborghini. O motor V-12 de 785 cv do Sian é impulsionado por 34 cv a partir de um motor elétrico para fornecer o total de 819 cv. O carro acelera de 0 a 100 km / h em menos de 2,8 segundos e tem uma velocidade máxima de mais de 350 km / h.
E quem não se lembra do Land Rover Defender , que chegou a ser fabricado no Brasil. Agora o Defender renasce depois que a geração anterior do ícone off-road robusto saiu de linha em 2016, encerrando uma produção de 67 anos. O novo modelo empresta dicas de design do Defender original, mas será muito mais confortável e voltado para a família. Os motores incluirão o novo diesel de seis cilindros da Jaguar Land Rover, bem como uma opção híbrida plug-in acoplada a um motor a gasolina de quatro cilindros. E já está programado para chegar ao Brasil no ano que vem.
A Mini levou para o salão o seu primeiro carro elétrico , o Mini Electric. O carro tem um alcance de 200 a 232 km. Usa uma bateria de 32,6 kWh. O Mini Electric acelera de 0 a 100 km / h em 7,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 150 km / h. A potência máxima é de 184 cavalos. O Mini Electric é baseado no Mini hatchback de três portas. A Mercedes-Benz apresentou um conceito de sedã de luxo totalmente elétrico que visualiza um modelo a bateria, o Vision EQS .
LEIA MAIS: Veja vídeo do VW Golf GTE, o híbrido esportivo que chega em novembro
Com seu design inovador, o VISION EQS leva a filosofia de design Progressive Luxury dos modelos EQ da Mercedes-Benz para uma nova dimensão. Recursos técnicos, como as rodas de raios múltiplos de 24 polegadas, que formam uma contra-peça em forma de joia para as linhas corporais fluidas do VISION EQS, enfatizam o caráter luxuoso do carro.
![Com alma britânica e coração alemão, o Mini Cooper elétrico exibe tecnologias de última geração Com alma britânica e coração alemão, o Mini Cooper elétrico exibe tecnologias de última geração](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/67/su/oa/67suoasc6ozwn6ipvo8y915c4.jpg)
Assim como as luzes traseiras, que pela primeira vez são perfeitamente integradas ao corpo. Com 229 estrelas individuais de LED, elas mostram uma abordagem completamente nova para a aplicação do logotipo da marca.
A atenção no estande da Opel foi focada no novo subcompacto elétrico Corsa -e. Tem autonomia de 330 km antes que a bateria de 50 kWh precise ser recarregada. A família de modelos Corsa usa a mesma plataforma que o Peugeot 208 e vem com controle de cruzeiro adaptável e luzes de LED.
A Porsche espera que a vanguarda de sua nova estratégia de eletrificação, o sedan Taycan movido a bateria , ajude a montadora a suplantar a Tesla no topo do mercado de veículos elétricos de luxo. A versão principal do Turbo S pode gerar até 761 cavalos e o Taycan Turbo até 680 cavalos. A velocidade máxima de ambos os modelos com tração nas quatro rodas é de 260 km / h. É primeiro veículo de produção com um sistema elétrico de 800 volts, o dobro do encontrado na maioria dos carros elétricos.
LEIA MAIS: Toro 2020 quer continuar liderando o mercado
O novo SUV Captur da Renault fez sua estreia em Frankfurt. O último Captur se tornou maior e tem um interior mais sofisticado para atrair um grupo mais amplo de compradores, em uma tentativa de manter o primeiro lugar no pequeno segmento de crossover / SUV da Europa. O Captur também será o primeiro Renault a oferecer um sistema de transmissão híbrido plug-in.
A Seat mostrou o Cupra Tavascan, um carro totalmente elétrico com o conceito de crossover. É alimentado por dois motores elétricos - um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. O Tavascan tem uma produção total de 225 quilowatts (306 cv) e acelera de 0 a 100 km / h em menos de 6,5 segundos. O primeiro carro elétrico da Skoda , o Citigo -e iV, faz sua estreia no Salão de Frankfurt 2019 . O minicarro usa uma bateria de 37 kWh, e tem bom espaço para os passageiros.