Os pesadões, máquinas de construção e implementos fizeram o show na Fenatran deste ano em São Paulo. Muita tecnologia em caminhões que mais parecem automóveis premium. Pesado com camera no lugar do retrovisor, vans com os mesmos equipamentos de um carro importado e muita esperança neste mercado que está crescendo bastante depois de um período bem ruim.
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A Fenatran , Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas em sua 22 edição, realizada em São Paulo cada dois anos, é a principal feira do setor de transporte da América Latina. Reúne fabricantes de caminhões de todos os tamanhos, vans, máquinas e implementos. Tudo voltado ao transportador. Neste ano, mais de 60 mil pessoas estiveram na feira, que é dirigida a um publico específico de diferentes setores da economia que utilizam o transporte de carga para a distribuição de mercadorias, tanto no Brasil como em outros países.
A Fenatran 2019 cresceu, com aumento de 30% de marcas expositoras e no número de visitantes, como reflexo da melhora no setor. Cresceu de 350 para mais de 450 marcas expondo seus produtos.
Quanto as marcas de fabricantes de veículos, o principal foco da Fenatran, estiveram presentes desde aquelas que não produzem grandes caminhões, até os campeões dos pesadões.
Mostraram seus produtos marcas como Volkswagen Caminhões de Ônibus, DAF, Volvo Truck, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e a PSA, com suas marcas Peugeot e Citroen, que lançaram novas vans no mercado.
VOLKSWAGEN CAMINHÕES
A VW Caminhões e Ônibus levou seu portfólio completo de mobilidade para a 22ª edição da Fenatran, Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas.
Além de novidades dos leves aos extrapesados, a fabricante sai mais uma vez na frente ao anunciar a produção dos caminhões elétricos e-Delivery de 11 e 14 toneladas a partir do próximo ano.
Entre os caminhões Delivery a diesel a Vollswagen Caminhões e Ônibus também é pioneira: o caminhão leve mais vendido do Brasil estreia agora como Delivery 11.180 4x4, com tração especial e força para rodar em qualquer terreno. A novidade já entra para a história como a única da categoria com essa configuração para o transporte de mercadorias ou prestação de serviços específicos.
A família Constellation combina novidades no design à robustez para o trabalho pesado com a gama de vocacionais Robust. Dentre os destaques está a evolução da transmissão automatizada V-Tronic que equipa o icônico Constellation 24.280.
A linha MAN TGX estende sua lista de atributos com uma dose extra de conforto: a suspensão pneumática. O item passa a ser um opcional para os cavalo mecânicos nas versões 6x2 e 6x4.
DAF
Outra marca presente na Fenatran foi a DAF. Seu estande foi cenário para a exposição dos modelos DAF CF e LF rígidos, uma edição especial exclusiva para o evento do XF105 Serie silver, o modelo CF85 rodoviário e na configuração off-road, e o consagrado Kenworth T680.
Trouxe pela primeira vez o modelo médio LF ao País. Comercializado na Europa, onde registra excelentes números de vendas, chega ao Brasil com implemento box e, também, sob o conceito de oficina móvel. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.
VOLVO
A Volvo levou novidades para a Fenatran, a começar pela exibição do caminhão mais veloz do mundo, o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro). Ao lado dele um FH da série especial em comemoração aos 40 anos da Volvo no Brasil.
Detentor de dois recordes mundiais (de 0 a 500 metros e de 0 a 1.000 metros) homologados pela Federação Internacional de Automobilismo, o Iron Knight é um exemplar único, feito com um só objetivo: performance máxima! Com motor de 2.400 cavalos e torque de 6.000 Nm, foi produzido para demonstrar a capacidade da Volvo de extrair desempenho excepcional de seus caminhões.
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Já o FH ganhou uma série especial. Inspirado no primeiro caminhão produzido pela marca no País, em 1980, o modelo é uma edição limitada de 40 veículos para celebrar 40 anos de produção de caminhões Volvo. É um veículo especial, com uma configuração única, equipado com o que há de mais avançado em tecnologias de transporte.
Outros destaques foram os caminhões vocacionais FMX e VM 32 toneladas.
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IVECO
No estande da Iveco, a grande novidade foi a nova Daily, mas que só chegará ao mercado em abril do ano que vem.
Segundo a Iveco, o veículo revolucionará o segmento como ‘nova referência’ para o transporte de cargas e passageiros do Brasil, de 3,5 toneladas a 7 toneladas. O resultado é a união de pontos-chave que fizeram da Daily um dos melhores da categoria, como robustez, performance e custo operacional, com um novo patamar para quesitos como design, conforto, segurança e tecnologia.
O novo interior foi projetado para privilegiar a ergonomia e incluir um novo ‘pacote tecnológico’ digno de um automóvel premium. Conforto, organização e funcionalidade se destacam com um conjunto de componentes que colocam a Daily como a melhor opção do segmento.
Já no segmento dos semipesados, que tem crescimento de 32% no ano, o destaque foi o Tector Auto-Shift, com transmissão automatizada de 10 velocidades e funções exclusivas desenvolvidas pela Iveco.
Fechando o portfólio da Iveco, os pesados Hi-Road e Hi-Way, que fazem parte do segmento que mais cresce no mercado neste ano, 63% de alta.
MERCEDES-BENZ
Mais uma vez, a Mercedes-Benz revoluciona o transporte de cargas no mercado brasileiro, lançando na Fenatran o primeiro caminhão sem retrovisores externos convencionais da América Latina. Essa inédita tecnologia estará no Novo Actros, que será comercializado no País a partir de 2020.
Já imaginou substituir os retrovisores convencionais por câmeras externas em caminhões? É exatamente isso que acontece com o inédito e exclusivo MirrorCam, retrovisores digitais oferecidos como item opcional para os clientes do Novo Actros. As imagens captadas são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro.
A Mercedes-Benz lança no mercado brasileiro o inédito motor OM 471 com 530 cv e torque de 2.600 Nm para a nova linha Actros.
Com a chegada do OM 471 de 530 cv, a Mercedes-Benz amplia o portfólio de caminhões extrapesados rodoviários da linha Actros.
E com o objetivo de revolucionar o segmento de comerciais leves nos quesitos de interatividade, performance, conforto e segurança ativa, a Mercedes-Benz trouxe a Nova Linha Sprinter para a Fenatran.
SCANIA
A Fenatran Inicia uma nova era para a Scania : a abertura das vendas da linha de caminhões movidos a GNV, GNL e/ou biometano. São soluções que traduzem o ‘Aqui e Agora’ para o Brasil e países vizinhos, ou seja, de alternativas ao diesel de combustíveis perfeitamente viáveis economicamente.
As novidades são dois pesados mais sustentáveis, um movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano e outro 100% a gás natural liquefeito (GNL) e/ou biometano. O espaço tem no total 13 caminhões – sendo duas Edições Especiais (V8 50 anos e Scania Vintage).
PSA
Para a Fenatran 2019, a Peugeot e a Citroën levaram seu portfólio completo de utilitários leves disponível no Brasil, formado por nove produtos entre vans de passageiros de 8, 11 e 16 lugares, além dos furgões, estes com 14 possibilidades de aplicação entre os modelos pequenos, médios e grandes.
A novidade para a feira são as versões minibus de Peugeot Boxer e Citroën Jumper, cujas vendas iniciaram em setembro. Importados, modelos têm capacidade para 15 passageiros.
Além delas, estão expostos como veículos de diferentes aplicações todos os modelos da gama VUL: os Peugeot Partner, Expert (furgão e minibus), Boxer (furgão e minibus) e os Citroën Jumper (furgão e minibus), Jumpy (furgão e minibus) e a Berlingo.
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Mas o grande anúncio da PSA na Fenatran
foi o lançamento no Brasil das operações de sua plataforma global Free2Moove dedicada aos negócios de fornecimento de serviços de mobilidade.