A Renault foi uma das marcas de automóveis pioneiras em fabricar e comercializar carros elétricos na Europa e que depois se espalhou para todo o mundo, inclusive no Brasil, onde ja tem em sua rede de concessionárias o hatch compacto Zoe. Mas agora também está partindo para o híbrido, que une motor a combustão a um ou mais motores elétricos.
LEIA MAIS: Trilhas, lama e florestas na Nissan Frontier, conhecendo a história do Brasil
A Renault não informa se tem planos de trazer estes modelos para o Brasil, onde o Captur já é fabricado, mas com o crescimento deste mercado e com outras marcas trazendo modelos semelhantes, como a Volkswagen, que recentemente lançou o Golf GTE hibrido plug-in, tudo é possível.
A Renault apresentou as versões definitivas do Clio e do Captur híbridos plug-in.
Esses modelos mais recentes são novos acréscimos a já maior linha de veículos elétricos do mercado: ' híbrido completo ' com o novo Clio E-tech , ' híbrido completo plug-in ' com o novo plug-in Captur E-TECH e 100% elétrico com o novo ZOE.
Uma gama completa onde os clientes poderão escolher o carro certo para suas necessidades (longa distância, multiuso urbano, etc.), dependendo da tecnologia preferida. limitação de emissões de CO 2 mesmo em viagens longas. Ter uma gama híbrida completa significa que mais pessoas vão experimentar as alegrias de dirigir um veículo elétrico.
O Grupo Renault é pioneiro e especialista em mobilidade elétrica. Por mais de 10 anos, acumula experiência em veículos elétricos que se traduz em motores híbridos mais dinâmicos e eficientes.
LEIA MAIS: A bordo de um Jeep, pelas trilhas do pantanal
Graças ao trabalho realizado no desenvolvimento de verdadeiros motores híbridos multimodais, em vez de apenas equipar motores de combustão tradicionais com capacidade elétrica, os motores E-TECH podem funcionar sempre somente elétrico; dirigibilidade agradável em todas as circunstâncias; excelente eficiência de combustível graças à sua caixa de câmbio multimodal inteligente e frenagem regenerativa.
Os motores híbrido e híbrido plug-in Renault E-TECH foram desenvolvidos e patenteados pela RenaultEngineering. Ele é herdado do carro-conceito EOLAB, apresentado no Salão de Paris de 2014 e se beneficia da experiência elétrica da marca a longo prazo.
LEIA MAIS: Versão HGT do Fiat Cronos vem com roupa de domingo
Ele usa peças projetadas dentro da Aliança Renault Nissan, como seu motor a gasolina de 1.6 litros de nova geração que foi reformulado especificamente para a ocasião. Juntam-se dois motores elétricos - um dos quais é do tipo HSG (Gerador de alta tensão) - e uma inovadora embreagem multimodal sem caixa de câmbio. A associação de ambos os motores elétricos e a caixa de câmbio otimiza para trocas de marchas suaves. Tudo isto é fruto da vasta experiência da Renault na Fórmula 1.