Sem a carenagem integral, a Kawasaki Z400 é um pouco mais larga que a Ninja 400
Guilherme Marazzi
Sem a carenagem integral, a Kawasaki Z400 é um pouco mais larga que a Ninja 400

Com cilindrada 35% maior, 23% a mais de potência e torque 40% superior, a Kawasaki Z400 , que já está no mercado há cerca de seis meses, tem uma excelente vantagem numérica em relação ao modelo que substituiu, a também naked Kawasaki Z300. Soma-se a esses valores o peso 3kg mais leve, o novo painel de instrumentos igual ao da Kawasaki Z650 e os faróis de leds, a nova motocicleta parece estar com tudo para brilhar no segmento, que tem a Yamaha MT-03 como a sua mais ferrenha concorrente.

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Mas a arte e o encantamento que envolvem as motocicletas vão além dos números. A Kawasaki Z400 é mesmo uma street fighter em menor escala, com todos os elementos necessários para máxima diversão na estrada ou na pista. E com a própria vantagem do tamanho, que a torna ágil e fácil de ser domada.

Guidão elevado e posição mais relaxada torna a Z400 bastante versátil
Guilherme Marazzi
Guidão elevado e posição mais relaxada torna a Z400 bastante versátil

A Kawasaki Z400 tem a mesma mecânica da Kawasaki Ninja 400, já mostrada aqui, inclusive com as mesmas maneabilidade e dirigibilidade, com a grande diferença da posição de pilotagem mais confortável e menos cansativa para percursos mais longos.

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Quadro de treliça e bengalas de 41 mm são as novidades na naked esportiva
Gabriel Marazzi
Quadro de treliça e bengalas de 41 mm são as novidades na naked esportiva

O novo quadro é uma treliça de aço (antes era do tipo diamante) e a suspensão dianteira tem agora bengalas de 41 mm de diâmetro (antes, 37 mm). A embreagem passa a ser do tipo deslizante, para impedir travamento da roda traseira em reduções de marchas muito bruscas. E o motor bicilíndrico de maior cilindrada permitiu uma tocada esportiva mais confortável, uma vez que entrega torque e potência em menores regimes de rotação.

Motor bicilíndrico de 48 cv de potência e 3,9 kgfm de torque
Gabriel Marazzi
Motor bicilíndrico de 48 cv de potência e 3,9 kgfm de torque

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Como uma naked esportiva, a Kawasaki Z400 oferece pilotagem esportiva ao mesmo tempo em que permite uma posição mais confortável em pesseios mais comportados. Nesse sentido, a Z400 “veste” bem pilotos não tão altos, com o guidão alto em posição bastante natural. Em relação à Kawasaki Z300 , o único “senão” foi o surgimento de uma incômoda vibração de alta frequência em regimes médios e baixos de funcionamento do motor. A Kawasaki Z400 custa R$ 23.290.

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