Encostei com a Harley-Davidson Sport Glide na frente da oficina de um amigo, que trabalha com motos a vida inteira e manja muito do que faz. Seu primeiro comentário a respeito dessa custom foi não entender o porquê de uma motocicleta tradicional como essa tem suspensão dianteira invertida e rodas de liga com desenho muito esportivo. Como explicar?
Já há algum tempo a Harley-Davidson percebeu que deveria diversificar, para satisfazer cada vez mais uma maior gama de usuários, que nem sempre têm o mesmo gosto para motocicletas. Harley, sim, mas não todas iguais. Isso explica a enorme oferta de assessórios da própria marca, assim como as incontáveis customizações pelo mundo afora. Assim cada harleiro pode ter uma Harley diferente, personalizada sobre cada um dos modelos oferecidos, que têm ainda muitas diferenças entre si.
A Harley-Davidson Sport Glide, como o próprio nome tenta explicar, une o visual e a posição de pilotagem tradicionais que a marca perpetua em suas custom com uma dinâmica mais ágil, tornando a motocicleta mais fácil de ser conduzida. Por isso o garfo upside-down. E as rodas de liga diamantadas acompanham o visual.
Mas a H-D Sport Glide é uma autêntica custom, pertencente à família Cruiser da marca, o que pode ser facilmente constatado em um breve percurso com a motocicleta. E mais: ela tem uma quase dupla personalidade, pois tanto os alforjes laterais quanto a pequena carenagem frontal podem ser retiradas em segundos, sem uso de ferramentas, alternando seu estilo conforme gosto ou necessidade.
Se o dia exige levar consigo algum objeto, material de trabalho ou mesmo uma roupa de chuva, os alforjes são extremamente práticos e não muito largos a ponto de prejudicar a maneabilidade no trânsito. Para um passeio despojado, no entanto, eles podem ficar na garagem.
Eu prefiro rodar sem a carenagem e, dependendo da situação, sem os alforjes. Nesse caso, pode ser necessário uma pequena bolsa, e aí eu tive a oportunidade de estrear um presente que eu ganhei da própria Harley, mas até hoje não havia encontrado um modelo de motocicleta que servisse.
A bolsa em questão deve ser presa à frente do guidão em uma moto que não tenha nem carenagem nem painel de instrumentos nesse local. Perfeito para a Sport Glide , serve também na DeLuxe. À prova de chuva, essa bolsa tem vários compartimentos e um local para mapa, ou então um telefone celular utilizado como navegador, que pode ser manuseado por cima do plástico transparente.
Eu já havia mostrado aqui a Harley-Davidson Sport Glide na ocasião de seu lançamento, em 2018, já como modelo 2019. É a mesma motocicleta, cuja melhor primeira impressão que tive, na época, foi justamente sua excelente dirigibilidade, para uma custom. Esta é uma 2020.
Para ser pilotada de forma mais firme, há a necessidade de aumentar a carga da suspensão traseira, o que pode ser feito facilmente por meio de um regulador giratório do lado direito da moto. Isso pode ser feito pelo piloto mesmo montado. Para não dar batente, a regulagem que vai até a posição 5 deve estar, no mínimo, na posição 3, aumentando para 4 se houver garupa.
O garupa, por sua vez, sofre tanto naquele banquinho inclinado para trás que nem vale a pena pegar carona em um passeio. Melhor sozinho, para não ouvir reclamações. Para não ter que dar desculpas ao caroneiro, esse cruel banquinho pode ser retirado, não tão facilmente, ficando o para-lama traseiro à mostra. Aí a tua Harley-Davidson Sport Glide fica ainda mais fiel ao visual “sem carenagem e sem alforjes”.
Recebi esta Harley-Davidson Sport Glide 2020 O com apenas 6 km rodados, ou seja, super, super nova, mas o site da marca já mostra toda a linha 2021, incluindo a nova Sport Glide 2021, que virá com o novo grafismo de letras pintadas no tanque e alforjes pintados na mesma cor do tanque.. A 2020 ainda tem o badge metálico aplicado no tanque.
No site oficial da Harley-Davidson , a Sport Glide 2020 tem preço indicado como R$ 92.900 e ainda há estoque disponível. Os modelos 2021 ainda não têm valor definido, sabemos apenas que vão subir em cerca de 4%. Não teremos no Brasil, para o ano de 2021, a família Sportster, a DeLuxe, a FXDR e as CVO.