A Honda CB 1000R NSC 2022 foi apresentada estática e antecipadamente há três meses, junto com a Honda NC 750X DCT , que já avaliei e contei aqui as suas particularidades. A CB 1000R, no entanto, teve um pequeno problema de registro nos órgãos de trânsito e, por causa disso, só agora pudemos experimentar a versão 2022 da Neo Sports Café mais desejada da marca.
Como já havia sido antecipado em duas apresentações, a virtual e a estática, a maior novidade para a Honda CB 1000R NSC 2022 é a versão especial Black Edition , mas a versão regular também teve algumas inovações, como as rodas de novo desenho, a cor do sub-chassi, o formato das tampas laterais e dos protetores do radiador, o formato do farol e um ligeiro aumento de desempenho do motor.
Além dessas novidades, a maior dela, sem dúvida, é o novo painel de instrumentos de TFT, que traz consigo a conectividade Honda Roadsync, um sisteminha moderno e bastante interessante, até. Além de poder tocar a motocicleta em um gostoso percurso por estradas paulistas, pude conhecer e usar, um pouco, esse sistema eletrônico de comunicação.
A Honda CB 1000R NSC Black Edition tem, como o nome já diz, acabamento escurecido em muitas partes da motocicleta, como escapamento, suspensão dianteira, tampas do motor, protetores do radiador, aro do farol e sub-chassi. E tem, também, a exclusiva cor preta no tanque.
Além dessas diferenças estéticas, a Honda CB 1000R Black Edition vem com Quick Shifter, que permite trocar de machas, ascendentes ou descendentes, sem precisar acionar a embreagem e sem precisar aliviar o acelerador, em qualquer rotação. Tem também o exclusivo banco monoposto , que pode ser trocado por um banco para o garupa, e um visor frontal preto à frente do painel de instrumentos.
O Honda Roadsync, disponível nas duas versões da motocicleta , pode controlar as funções de um telefone por conexão Bluetooth, como telefonia, mensagens, navegação e previsão do tempo, bastando, para isso, baixar o aplicativo correspondente.
Os comandos são controlados por um joystick no punho esquerdo e por comando de voz , sendo necessário instalar no capacete um microfone e fones de ouvido ligados a um transmissor Bluetooth.
Fiz isso e, apesar da pouca habilidade com esses sistemas eletrônicos, consegui, durante a pilotagem na estrada, ouvir e enviar mensagens, atender a uma ligação telefônica e consultar a previsão do tempo. O telefone do piloto pode ficar no seu bolso, mas embaixo do banco há um compartimento para ele com ponto de força USB, apenas para manter a bateria com carga.
O motor da Honda CB 1000R NSC 2022 recebeu algumas melhorias, como ajuste na injeção eletrônica, nova caixa do filtro de ar, novos dutos de admissão e câmaras de combustão, elevando ligeiramente a potência de 141,4 cv para 142,8 cv.
Na Black Edition , o sistema rápido de troca de marchas Quick Shift é de série, funcionando perfeitamente em quaisquer rotações, sem trancos, e com três níveis de força de acionamento, programáveis. Com tudo isso e com os quatro modos eletrônicos de entrega de potência – standard, sport, rain e user – a pilotagem com a Honda CB 1000R é uma delícia.
A Honda CB 1000R custa R$ 71.900, nas cores vermelha ou prata, e a versão Black Edition custa R$ 79,970, exclusivamente na cor preta.