Honda CB 1000R Black Edition: Naked esportiva se mostra ágil e com conjunto bem acertado
Gabriel Marazzi
Honda CB 1000R Black Edition: Naked esportiva se mostra ágil e com conjunto bem acertado

A Honda CB 1000R NSC 2022 foi apresentada estática e antecipadamente há três meses, junto com a Honda NC 750X DCT , que já avaliei e contei aqui as suas particularidades. A CB 1000R, no entanto, teve um pequeno problema de registro nos órgãos de trânsito e, por causa disso, só agora pudemos experimentar a versão 2022 da Neo Sports Café mais desejada da marca.

Como já havia sido antecipado em duas apresentações, a virtual e a estática, a maior novidade para a Honda CB 1000R NSC 2022 é a versão especial Black Edition , mas a versão regular também teve algumas inovações, como as rodas de novo desenho, a cor do sub-chassi, o formato das tampas laterais e dos protetores do radiador, o formato do farol e um ligeiro aumento de desempenho do motor.

Além dessas novidades, a maior dela, sem dúvida, é o novo painel de instrumentos de TFT, que traz consigo a conectividade Honda Roadsync, um sisteminha moderno e bastante interessante, até. Além de poder tocar a motocicleta em um gostoso percurso por estradas paulistas, pude conhecer e usar, um pouco, esse sistema eletrônico de comunicação.

A Honda CB 1000R NSC Black Edition tem, como o nome já diz, acabamento escurecido em muitas partes da motocicleta, como escapamento, suspensão dianteira, tampas do motor, protetores do radiador, aro do farol e sub-chassi. E tem, também, a exclusiva cor preta no tanque.

Além dessas diferenças estéticas, a Honda CB 1000R Black Edition vem com Quick Shifter, que permite trocar de machas, ascendentes ou descendentes, sem precisar acionar a embreagem e sem precisar aliviar o acelerador, em qualquer rotação. Tem também o exclusivo banco monoposto , que pode ser trocado por um banco para o garupa, e um visor frontal preto à frente do painel de instrumentos.

O Honda Roadsync, disponível nas duas versões da motocicleta , pode controlar as funções de um telefone por conexão Bluetooth, como telefonia, mensagens, navegação e previsão do tempo, bastando, para isso, baixar o aplicativo correspondente.

Os comandos são controlados por um joystick no punho esquerdo e por comando de voz , sendo necessário instalar no capacete um microfone e fones de ouvido ligados a um transmissor Bluetooth.

Honda CB 1000R vem com cluster digital com contagiros que marca até 14 000 rpm
Divulgação
Honda CB 1000R vem com cluster digital com contagiros que marca até 14 000 rpm

Fiz isso e, apesar da pouca habilidade com esses sistemas eletrônicos, consegui, durante a pilotagem na estrada, ouvir e enviar mensagens, atender a uma ligação telefônica e consultar a previsão do tempo. O telefone do piloto pode ficar no seu bolso, mas embaixo do banco há um compartimento para ele com ponto de força USB, apenas para manter a bateria com carga.

O motor da Honda CB 1000R NSC 2022 recebeu algumas melhorias, como ajuste na injeção eletrônica, nova caixa do filtro de ar, novos dutos de admissão e câmaras de combustão, elevando ligeiramente a potência de 141,4 cv para 142,8 cv.

Na Black Edition , o sistema rápido de troca de marchas Quick Shift é de série, funcionando perfeitamente em quaisquer rotações, sem trancos, e com três níveis de força de acionamento, programáveis. Com tudo isso e com os quatro modos eletrônicos de entrega de potência – standard, sport, rain e user – a pilotagem com a Honda CB 1000R é uma delícia.

A Honda CB 1000R custa R$ 71.900, nas cores vermelha ou prata, e a versão Black Edition custa R$ 79,970, exclusivamente na cor preta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!