A Harley-Davidson Fat Bob já é nossa conhecida por aqui, pois já passou por avaliações em diversas ocasiões. Em uma delas, aguardávamos a versão 2021 mas a que veio foi a de 2020. Agora chegou a 2022 e eu estava curioso para ver como o fabricante lidou com o novo suporte de placa.
A Fat Bob 2020 tinha o suporte acoplado à balança traseira, enquanto que a 2021, lá nos Estados Unidos, já tinha o suporte lateral, que mantém a placa ao lado da roda traseira.
Essa sempre foi uma customização bem popular no exterior , mas não muito prático para nossa realidade, já que volta e meia estamos ziguezagueando entre os carros no trânsito.
O fabricante lidou com essa situação instalando um braço basculante, com mola, que dobra se for pressionado mas volta ao lugar quando liberado. Eu esperava que o sistema fosse adotado na Harley-Davidson Fat Bob 2022 destinada ao Brasil, mas o sistema não foi homologado.
Dessa forma, a praticamente única diferenciação entre a Fat Bob conhecida e a nova não vingou, de forma que a motocicleta continua com o suporte de placa fixado na balança traseira. No site brasileiro da marca, no entanto, ela é mostrada com o suporte lateral.
A Harley-Davidson Fat Bob é a motocicleta mais “pilotável” de toda a linha, devido ao tamanho compacto e ao guidão plano, mais esportivo. Para ficar melhor, bastava uma opção de pedaleira recuada, para quem preferir. Mas não tem.
De qualquer forma, é sempre uma diversão garantida sair por aí com a Harley-Davidson Fat Bob, principalmente devido ao grande torque e ao “puxão” que ela te dá ao abrir o acelerador de repente. Se for fazer isso, tome cuidado e segure firme nas manoplas.
A Harley-Davidson Fat Bob 2022 é a mais barata, atualmente, da marca norte-americana. Custa R$ 113.300 na cor preta e R$ 115.750 nas outras cores, que são o cinza e o branco.